Qual é a melhor definição para ciclo celular a ciclo celular e o processo por meio do qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita antes da divisão celular?

Grátis

115 pág.

Qual é a melhor definição para ciclo celular a ciclo celular e o processo por meio do qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita antes da divisão celular?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 15 de 19

pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular.
b)
Replicação do DNA refere-se ao processo em que uma sequência de nucleotídeos em uma molécula de RNA mensageiro direciona a incorporação de aminoácidos em uma proteína; ocorre em um ribossomo.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se a tradução (tradução do RNA).Replicação do DNA é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular.
c)
Replicação do DNA refere-se a reprodução de uma fita de DNA em uma sequência de RNA complementar, pela enzima RNA-polimerase.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se a transcrição (transcrição de DNA). Replicação do DNA é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular.
d)
Replicação do DNA refere-se ao processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se ao processo de expressão gênica. Replicação do DNA é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita antes da divisão celular.
e)
Replicação do DNA é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular.
RESPOSTA CORRETA
Replicação do DNA é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular. Em outras palavras, a replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA.
Enviada em
17/11/2020 04:14
____________________________________________________________
Unidade15
1)
Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
a)
A presença de uma ciclina ligada ou seu estado de fosforilação determina se a proteína Cdk (cinases dependentes de ciclinas) é enzimaticamente reativa.
RESPOSTA INCORRETA
A associação de uma proteína Cdk com uma ciclina é necessária para a sua atividade (por isso o nome "cinase dependente de ciclina"). Além disso, a fosforilação em locais específicos e a desfosforilação em outros locais na proteína Cdk são necessárias para que o complexo ciclina-Cdk seja ativo.
b)
É possível estudar mutantes de levedura que são defectivos em proteínas-controle do ciclo celular, apesar do fato de essas proteínas serem essenciais para que a célula viva.
RESPOSTA INCORRETA
Tais estudos empregam as chamadas mutações condicionais, que conduzem à produção de proteínas que normalmente são estáveis e funcionam em uma temperatura, mas instáveis ou inativas em outra temperatura. Células podem crescer em uma temperatura na qual a proteína mutante funcione normalmente, e então podem ser mutadas para uma temperatura na qual a função da proteína é perdida.
c)
Algumas proteínas-controle do ciclo celular de vertebrados funcionam quando expressas em células de levedura.
RESPOSTA INCORRETA
Isso é possível devido a uma conservação evolutiva incrível.
d)
As células não avançam de G1 para a fase M do ciclo celular, a não ser que haja nutrientes suficientes para completar um ciclo celular inteiro.
RESPOSTA CORRETA
Não existe transição de G1 para a fase M. Entretanto, a afirmação estaria correta para transição de G1 para a fase S, em que as próprias células avançam para o ciclo de divisão.
Enviada em
17/11/2020 09:56
e)
Neurônios em desenvolvimento competem por quantidades limitadas de fatores de sobrevivência.
RESPOSTA INCORRETA
Acredita-se que esse mecanismo ajuste o número de neurônios ao número de células-alvo específicas com as quais os neurônios se conectam.
2)
Qual a melhor definição para ciclo celular?
a)
Ciclo celular é o processo pelo qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita, antes da divisão celular.
RESPOSTA INCORRETA
Essa é a definição para replicação do DNA. Poderíamos definir ciclo celular como o ciclo reprodutivo de uma célula em que ocorre uma sequência ordenada de eventos pelos quais uma célula duplica seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
b)
Ciclo celular é o conjunto de processos ordenados que se passam em uma célula viva, entre duas divisões celulares, permitindo que as células dupliquem seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
RESPOSTA CORRETA
Em outras palavras, é o ciclo reprodutivo de uma célula em que ocorre uma sequência ordenada de eventos pelos quais uma célula duplica seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
Enviada em
17/11/2020 09:56
c)
Ciclo celular é o processo em que uma sequência de nucleotídeos em uma molécula de RNA mensageiro direciona a incorporação de aminoácidos em uma proteína.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se à tradução (tradução do RNA). Poderíamos definir ciclo celular como o ciclo reprodutivo de uma célula em que ocorre uma sequência ordenada de eventos pelos quais uma célula duplica seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
d)
Ciclo celular é a reprodução de uma fita de DNA em uma sequência de RNA complementar, pela enzima RNA-polimerase.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se a transcrição (transcrição de DNA). Poderíamos definir ciclo celular como o ciclo reprodutivo de uma célula em que ocorre uma sequência ordenada de eventos pelos quais uma célula duplica seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
e)
Ciclo celular é o processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína.
RESPOSTA INCORRETA
Essa definição refere-se ao processo de expressão gênica. Poderíamos definir ciclo celular como o ciclo reprodutivo de uma célula em que ocorre uma sequência ordenada de eventos pelos quais uma célula duplica seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.
3)
Existem quatro classes de ciclinas, cada uma definida pelo estágio do ciclo celular no qual se ligam às Cdks (cinases dependentes de ciclinas) e em que funcionam. Com base nessa afirmativa, complete as frases abaixo. As _________________ativam Cdks no final de G1 e, com isso, ajudam a desencadear a progressão ao início, resultando no comprometimento à entrada no ciclo celular. Seus níveis caem na fase S. As ________________ ativam Cdks que estimulam a entrada na mitose no ponto de verificação G2/M.
a)
M-ciclinas e G1/S-ciclinas.
RESPOSTA INCORRETA
Os nomes das ciclinas que completam as lacunas são G1/S-ciclinas e M-ciclinas.
b)
G1/S-ciclinas e M-ciclinas.
RESPOSTA CORRETA
Essas são as ciclinas que preenchem as lacunas.
Enviada em
17/11/2020 09:56
c)
G1/S-ciclinas e S-ciclinas.
RESPOSTA INCORRETA
As G1/S-ciclinas ativam Cdks no final de G1 e, com isso, ajudam a desencadear a progressão ao início, resultando no comprometimento à entrada no ciclo celular. Seus níveis caem na fase S. As S-ciclinas se ligam a Cdks logo após a progressão ao início e ajudam a estimular a duplicação dos cromossomos. Os níveis das S-ciclinas permanecem elevados até a mitose, e essas ciclinas também contribuem ao controle de alguns eventos mitóticos iniciais. São as M-ciclinas que ativam Cdks que estimulam a entrada na mitose no ponto de verificação G2/M.
d)
S-ciclinas e M-ciclinas.
RESPOSTA INCORRETA
Os nomes das ciclinas que completam as lacunas são G1/S-ciclinas e M-ciclinas. As S-ciclinas se ligam a Cdks logo após a progressão ao início e ajudam a estimular a duplicação dos cromossomos. Os níveis das S-ciclinas permanecem elevados até a mitose, e essas ciclinas também contribuem ao controle de alguns eventos mitóticos iniciais.
e)
G1-ciclinas e M-ciclinas.
RESPOSTA INCORRETA
Os nomes das ciclinas que completam as lacunas são G1/S-ciclinas e M-ciclinas. As G1-ciclinas ajudam a regular as atividades das G1/S-ciclinas, as quais controlam, no final de G1, a progressão ao início.
4)
Os eventos do ciclo celular devem ocorrer em uma determinada sequência como, por exemplo, a replicação do DNA, a mitose e a citocinese, e essa sequência deve ser preservada, mesmo se uma etapa leve mais tempo do que normalmente levaria. Sensores monitoram o nível de cada fase e enviam sinais para o controlador para evitar que o próximo processo inicie antes que o anterior termine. Dessa forma,

Qual é a melhor definição para ciclo celular a ciclo celular e o processo por meio do qual uma cópia de uma molécula de DNA é feita antes da divisão celular?

b) Ciclo celular é o conjunto de processos ordenados que se passam em uma célula viva, entre duas divisões celulares, permitindo que as células dupliquem seus cromossomos e, normalmente, seu conteúdo, dividindo-se em duas.

Qual é a melhor definição para ciclo celular?

Definição. O ciclo celular consiste, basicamente, na vida celular. Seu início se dá a partir da origem da célula e se finda quando esta célula se divide em células-filhas, englobando o processo de crescimento e desenvolvimento celular. É dividido, basicamente, em duas fases: a interfase e a fase de divisão celular.

Como é o processo de duplicação do DNA?

Princípios da Replicação do DNA Para tal, ocorre a separação das fitas da dupla hélice de DNA com a quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas, e então cada fita atuará como molde para a produção de uma nova fita. Assim, cada nova molécula de DNA é uma cópia perfeita de uma molécula preexistente.

O que é o ciclo celular e quais são suas etapas?

O ciclo celular é um ciclo e não um caminho linear, porque ao final de cada um, as duas células-filhas podem começar novamente mesmo processo, a partir do início. Em células eucarióticas, ou células com núcleo, os estágios do ciclo celular são divididos em duas fases principais: interfase e a fase mitótica (M).