Por que é importante analisar bem os dados estatísticos e a fonte das informações?

Você já ouviu falar em fontes de informação?

Fontes de informação são essenciais no estudo e na pesquisa acadêmica. São nelas que você encontra informações relevantes para desenvolver seu trabalho.

É imprescindível que você conheça as principais fontes da sua área de atuação, saiba localizar informações e dados confiáveis.

Então, se você não sabe o que são fontes de informação ou se fica perdido sem saber onde pesquisar, leia este post até o final!

Por que é importante analisar bem os dados estatísticos e a fonte das informações?

Fontes de informação são todas as publicações, ferramentas e recursos que disponibilizam informação a pessoa que dela necessita. É o local onde você encontrará a informação que procura. Um periódico científico, por exemplo, é uma fonte de informação da mesma forma que uma base de dados ou um catálogo de bibliotecas. 

As fontes de informação podem estar disponíveis de forma impressa (enciclopédias, dicionários, livros, etc.) e/ou digital (bases de dados, repositórios, mecanismos de busca, etc.). 

Também podem ser categorizadas como formais (publicações de editoras, periódicos científicos, etc) e informais (comunicações, contatos pessoais, mensagens eletrônicas e outros).

TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO

As fontes de informação podem ser classificadas de diversas formas. A tipologia mais conhecida no meio acadêmico é: fontes primárias, secundárias e terciárias.

Por que é importante analisar bem os dados estatísticos e a fonte das informações?

Fontes de informação primárias

Fontes de informação primárias são as publicações originais, o documento propriamente dito, a literatura escrita pelo autor, sem interferência e análise de outros meios. 

Normalmente, serão as fontes primárias que você utilizará na leitura e no embasamento de sua pesquisa e/ou trabalho acadêmico:

  • Periódicos científicos
  • Tese
  • Dissertação 
  • Anais de congresso
  • Trabalho de evento
  • Normas técnicas
  • Patentes
  • Entrevista
  • História oral
  • Relatório, etc.

Fontes de informação secundárias

Fontes de informação secundárias são aquelas que contêm as fontes primárias. Elas organizam e facilitam o acesso à literatura primária. Também são fontes secundárias análises, interpretações, resumos e sínteses das fontes primárias.

Você utilizará muito as fontes de informação secundárias para encontrar artigos, trabalhos de eventos e outras publicações relevantes para sua pesquisa ou trabalho acadêmico.

Exemplos:

  • Bases de dados 
  • Bancos de dados
  • Bibliografias e índices
  • Catálogos de Bibliotecas
  • Biografia
  • Dicionários e enciclopédias
  • Centros de pesquisa e laboratórios
  • Museus
  • Livros e manuais, etc.

Fontes de informação terciárias

Fontes de informação terciárias são as que compilam e remetem às fontes secundárias e primárias, indicando e organizando-as para facilitar o acesso.

Exemplo:

  • Diretórios
  • Portais
  • Mecanismos de busca (Google, BING, etc.)
  • Catálogos coletivos
  • Bibliografias
  • Centros de informação
  • Bibliotecas
  • Revisões de literatura
  • Serviços de indexação e resumo.

USO DAS FONTES DE INFORMAÇÃO

Dependendo da sua necessidade de informação, você fará uso de diferentes tipos de fontes de informação.

Aqui, listamos algumas sugestões e possibilidades, não é uma lista exaustiva e definitiva.

Nada impede que você utilize as fontes de informação conforme a sua necessidade.

NECESSIDADETIPO DE PUBLICAÇÃOONDE ENCONTRAR
Pesquisa e trabalhos acadêmicos Artigos científicos
Anais e trabalhos de eventos
Teses
Dissertações
TCC
Livros
– Site do periódico
– Bases de dados (Web of Science, Compendex, Scopus, Science Direct, SciElo, etc.)
– Mecanismos de busca (Google Acadêmico)
– Diretórios (Latindex, DOAJ, etc.)
– Repositórios e bancos de teses e dissertações (Lume,
Capes, BDTD, NDLTD, etc.)
– Catálogo Sabi+
– Minha Biblioteca
– Portal de Periódicos Capes
Dados estatísticos Relatórios
Anuários 
Boletins, etc.
IBGE;
ONU;
OCDE;
UNESCO;
CNI (Confederação Nacional da Indústria)
FGV (Fundação Getúlio Vargas)
IPEA ( Instituto de Pesquisa Aplicada)
Sites de governos estaduais e municipais, etc.
Normas técnicas ABNT
ASTM, etc.
Portal de Periódicos Capes 
Target GedWeb
Disciplinas de graduação e/ou pós-graduação Livros
Artigos
Manuais
Normas
Enciclopédias
Dicionários
Catálogo Sabi+
Minha Biblioteca
Portal de Periódicos Capes
Target GedWeb
Motores de busca (Google Acadêmico)

COMO IDENTIFICAR SE UMA FONTE DE INFORMAÇÃO É CONFIÁVEL?

Com a quantidade de informação disponível na Web e com a desinformação em alta, é necessário saber identificar se uma fonte de informação é confiável ou não, principalmente as fontes disponíveis na internet.

Confira alguns critérios importantes para a identificação de fontes de informação relevantes e confiáveis para sua pesquisa acadêmica:

Por que é importante analisar bem os dados estatísticos e a fonte das informações?

Autoridade

Pode-se identificar a qualidade da fonte de informação pela reputação do autor e/ou instituição. É aconselhável pesquisar conteúdos e publicações provenientes de instituições de renome na sua área de atuação, tais como: sociedades científicas, conselhos, etc.

Ao buscar conteúdos e publicações em mecanismos de busca, selecione os de autoria de pesquisadores reconhecidos na sua área. Escolha artigos de periódicos científicos que tenham revisão por pares e/ou sejam publicados por editoras ou sociedades científicas reconhecidas nacional e/ou internacionalmente. 

Caso você queira usar informações disponíveis em sites ou blogs, verifique se há informações suficientes sobre a instituição responsável (sobre nós, missão, visão, contato, etc.) que possa confirmar a autoridade no assunto.

Atualidade

A atualidade é um critério que deve levar em conta a área do conhecimento. Em algumas áreas há uma rápida atualização do conhecimento enquanto em outras as informações permanecem válidas por muitos anos devido à natureza da própria área.

Apesar da atualidade variar conforme a área, é aconselhável pesquisar conteúdos novos e identificar fontes de informação que estejam sendo constantemente atualizadas. Fontes de informação, tais como sites, com datas de publicações muito antigas e que apresentem links quebrados devem ser muito bem analisadas antes de se optar pelo seu uso.

Precisão e objetividade

Precisão e objetividade estão relacionados à informação exata, sem erros de ortografia ou de conteúdo. A fonte de informação deve apresentar um texto bem escrito, claro e objetivo, que facilite a leitura, compreensão e interpretação.  

Ela também precisa ser imparcial, apresentar fatos consistentes e verdadeiros. 

Caso você acesse uma fonte de informação digital e encontre erros básicos, confira a autoridade do autor ou instituição. Não é recomendável o uso de fontes de informação que apresentem algum tipo de inconsistência.

Enfim, as fontes de informação irão te acompanhar durante o percurso da graduação e da pós-graduação, ainda mais se você optar por seguir a carreira acadêmica. Por isso, é importante você já se familiarizar com elas, descobrir quais fornecem informações relevantes e confiáveis na temática em que pretende trabalhar.

O que você achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida?

Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar ainda mais sobre o assunto!

Fontes consultadas e sugestões de leitura:

CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36747. Acesso em: 09 ago. 2021.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2016.


TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler (Org.). Fontes de informação digital. Londrina: Eduel, 2016.

Por que é importante analisar bem os dados estatísticos e a fonte das informações?

Através desta área é possível aumentar o lucro das empresas, aumentar a qualidade dos processos ou produtos, minimizar custos, tomar decisões de valor político ou econômico, aumentar a análise crítica, entre outros.

Qual a importância da análise estatística?

A análise estatística, presente nas pesquisas científicas e relatada nos artigos originais, permite ao leitor, aos pacientes e aos gestores de saúde interpretar a informação advinda dos dados coletados durante a execução de uma pesquisa e assim usá-la em prol da sociedade.

Qual a importância da estatística para analisar grandes volumes de dados?

A Estatística proporciona os meios e as ferramentas para encontrar estrutura em dados, e assim fornecer insights sobre as informações mais profundas ali escondidas.

Qual a importância da coleta análise e interpretação de dados?

Eles são importantes, pois é a partir deles que as empresas conseguem identificar se alguma das mudanças que aconteceu pode acabar prejudicando ou melhorando os seus resultados. Com isso, há uma melhor tomada de decisões acerca de todas as ações efetuadas pelo negócio, sejam elas internas ou mesmo externas.