Quem inventou a internet e por quê

A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991). As duas super potências envolvidas, Estados Unidos e União Soviética, estavam divididas nos blocos socialista e capitalista e disputavam poderes e hegemonias.

Arpanet e a origem da internet

Com o intuito de facilitar a troca de informações, pois temiam ataques dos soviéticos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA - Advanced Research Projects Agency) criou um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, a fim de facilitar as estratégias de guerra.

Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network).

Assim, no dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Foi um momento histórico, uma vez que o primeiro e-mail foi enviado.

Criação do www

Quem inventou a internet e por quê
Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web

Já na década de 90, o cientista, físico e professor britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web (www), a Rede Mundial de Computadores - Internet.

Sua criação é responsável por apresentar ao mundo o modo como utilizamos a internet atualmente. Portanto, apesar de não ter sido o inventor da conexão entre computadores geograficamente distantes (a já citada Arpanet), foi o britânico quem desenvolveu o modelo que acessamos cotidianamente.

A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo.

Essa popularização aconteceu com o surgimento de novos browsers ou navegadores e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.

Exemplos de navegadores da época:

  • Internet Explorer;
  • Netscape;
  • Mozilla Firefox;
  • Google Chrome;
  • Opera;
  • Lynx.

Diante disso, ocorreu uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais, como Orkut, Facebook, MSN e Twitter, tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados.

Alguns estudiosos acreditam que a Internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica. Isso porque ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações.

Fato este que, segundo eles, não acontecia desde a chegada da televisão, na década de 50.

Hoje em dia, a Internet é utilizada mundialmente como ferramenta de trabalho, diversão, comunicação, educação, informação. Por isso, é comum ouvir: "eu não vivo sem internet".

Além disso, pelo fato de os impostos serem menores, muitos produtos são comercializados em sites de compras.

Internet no Brasil

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos.

Entretanto, foi a partir de 1989, quando se fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganhou força.

O intuito principal era difundir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas.

Em 1997, criou-se as "redes locais de conexão" expandindo, dessa forma, o acesso a todo território nacional.

Em 2011, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximadamente 80% da população teve acesso à internet. Isso corresponde a 60 milhões de computadores em uso.

Não pare por aqui. Tem mais textos muito úteis para você:

  • Hardware e Software
  • História e Evolução dos Computadores

Quem inventou a internet e por quê

Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina em 2018. Ministra aulas de História desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.

Em uma época onde estávamos aprimorando a base da codificação e computação de Turing, tecnologias vencedoras na segunda grande guerra, não se imaginava a nova preparação para um cenário bélico, frio e nuclear. Veja abaixo, quem inventou a internet, seus principais personagens e momentos, a evolução dessa tecnologia que, hoje, muitos já conheceram em sua forma "pacífica".

Quem inventou a internet e por quê

Quem inventou a internet?

Foto: Leon Seibert/Unsplash / Tecnoblog

Índice

  • O nome do inventor
  • Arpanet e a Guerra Fria
    • Compartilhando recursos
    • Arpanet, o embrião da internet
    • Expansão e extinção da Arpanet
  • A Era da internet "livre"

O nome do inventor

Não, não é o Google. Seria impossível e até uma irresponsabilidade tentar determinar o nome de um único ser humano pela criação da maior ferramenta de comunicação e troca de dados que temos em nossas mãos. O máximo que podemos fazer é lembrar daqueles ícones cruciais no desenvolvimento para ter uma ideia de quem inventou a internet.

  • Paul Baran: um engenheiro cujo trabalho coincidiu com a pesquisa da ARPA, em 1964, Baran propôs uma rede de comunicação sem ponto de comando central (sem alvo para ser destruído);
  • Lawrance "Larry" Roberts: cientista-chefe da ARPA, responsável pelo desenvolvimento de redes de computadores. Baseado na ideia de Baran, começou a trabalhar na criação de uma rede distribuída;
  • Leonard Kleinrock: cientista que trabalhou ao lado de Lawrance Roberts;
  • Donald Davies: cientista britânico, ao mesmo tempo que os americanos, trabalhava na criação de redes distribuídas;
  • Bob Kahn e Vint Cerf: cientistas da computação americanos que desenvolveram o TCP/IP, o conjunto de protocolos que governa como os dados se movem em uma rede;
  • Paul Mockapetris e Jon Postel: criadores do DNS;
  • Tim Berners-Lee: criador do (www) World Wide Web e desenvolvedor de muitos dos princípios que ainda usamos hoje, como HTML, HTTP, URLs e navegadores web;
  • Marc Andressen: inventor do Mosaic, o primeiro navegador da web amplamente usado, anterior ao Netscape.

Quem inventou a internet e por quê

A tríade da internet: Larry Roberts (esq.), Kleinrock (centro), Bob Kahn (dir.) (

Foto: Research Gate/Divulgação / Tecnoblog

Arpanet e a Guerra Fria

Antes da criação tecnológica que viria a ser a internet, as comunicações eram feitas por cabos de telefones e telégrafos, interligando todos os países e continentes, perfeitamente funcional para um cenário de conflito local.

A partir da Guerra Fria, com o advento das bombas nucleares e uma ameaça constante de aniquilação global, se fez necessária uma forma de comunicação que não dependesse "tanto" de meios físicos.

Compartilhando recursos

A Internet começou na década de 1960 como uma forma de os pesquisadores do governo americano compartilharem informações. Os computadores dessa geração eram grandes e imóveis e, para fazer uso das informações armazenadas em qualquer um, era necessário ir até o site (local) do computador ou receber fitas magnéticas enviadas pelo sistema postal convencional.

Com o aquecimento da Guerra Fria, o medo de ter informações interceptadas ou não trafegáveis foi o maior catalisador do embrião da internet.

O lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética estimulou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos a considerar as maneiras pelas quais as informações ainda poderiam ser disseminadas, mesmo após um ataque nuclear.

Isso acabou levando à formação da Arpanet (Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada), a rede que acabou evoluindo para o que hoje conhecemos como Internet. A Arpanet foi um grande sucesso, mas sua adesão limitada a certas organizações acadêmicas e de pesquisa que tinham contratos com o Departamento de Defesa.

Quem inventou a internet e por quê

A Arpanet foi uma resposta ao Sputnik e os avanços da Guerra Fria

Foto: Meio bit/Divulgação / Tecnoblog

Arpanet, o embrião da internet

O presidente americano Dwight D. Eisenhower formou a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) em 1958, reunindo algumas das melhores mentes científicas do país. O objetivo era ajudar a tecnologia militar americana a ficar à frente de seus inimigos.

Lawrence Roberts foi responsável pelo desenvolvimento de redes de computadores na ARPA, trabalhando com o cientista Leonard Kleinrock. Roberts foi a primeira pessoa a conectar dois computadores. Quando a primeira rede de comutação de pacotes foi desenvolvida em 1969, Kleinrock a usou com sucesso para enviar mensagens para outro site, e a rede ARPA — ou Arpanet — nasceu.

Depois que estava instalada e funcionando, ela se expandiu rapidamente. Em 1973, 30 instituições acadêmicas, militares e de pesquisa haviam aderido à rede, conectando locais como o Havaí, a Noruega e o Reino Unido.

A solução para maior adesão, também foi o que motivou sua extinção por ter criado algo muito maior do que um governo qualquer.

Expansão e extinção da Arpanet

Conforme a Arpanet crescia, um conjunto de regras para lidar com pacotes de dados precisava ser implementado. Em 1974, os cientistas da computação Bob Kahn e Vint Cerf inventaram um novo método chamado protocolo de controle de transmissão, popularmente conhecido como TCP/IP, que essencialmente permitia que os computadores "falassem" a mesma língua.

Após a introdução do TCP/IP, a Arpanet cresceu rapidamente para se tornar uma rede global interconectada de redes, chamada Internet. Com a perda do "controle", a Arpanet foi descontinuada em 1990.

A Era da internet "livre"

A invenção do DNS, o uso comum de TCP/IP e a popularidade do e-mail causaram uma explosão de atividades na Internet. Entre 1986 e 1987, a rede cresceu de 2.000 hosts para 30.000.

No entanto, ainda era necessário conhecimento avançado de computação para discar e conectar ao sistema e usá-lo tranquilamente. Outro dificultador era que ainda não havia um acordo sobre a forma na qual os documentos da rede seriam formatados.

A internet precisava ser mais fácil de usar. Em 1989, um cientista da computação britânico chamado Tim Berners-Lee apresentou uma proposta ao seu empregador, CERN, o laboratório internacional de pesquisa de partículas em Genebra, Suíça.

Quem inventou a internet e por quê

Tim Berners-Lee foi o inventor da World Wide Web

Foto: Tecnoblog/Reprodução / Tecnoblog

Berners-Lee propôs uma nova forma de estruturar e vincular todas as informações disponíveis na rede de computadores do CERN, tornando seu acesso rápido e fácil. Seu conceito de "rede de informações" acabaria se tornando a World Wide Web (www).

Em 1995, a Internet e a World Wide Web eram fenômenos estabelecidos: o browser Netscape, que era o mais popular na época, tinha cerca de 10 milhões de usuários globais.

O crescimento não parou por aí, o consumo pela facilidade, expansão comercial e os smartphones que te mantém conectado o tempo todo, foram apenas prévias do que veremos em uns 20 anos — ou menos. O fato é: não existe um "quem inventou a internet", mas sim quem contribuiu para a expansão desse "organismo vivo".

Com informação:Research gate,USG,Internet society, Science and media museum.

Quem inventou a internet?

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quem inventou a internet quando e porquê?

Como a internet foi criada Apesar de Berners-Lee ser considerado o criador da internet, a tecnologia tem origem em experimentos da década de 1960. Esses experimentos buscavam provar que é possível realizar a transmissão de dados entre computadores separados por longas distâncias.

Porque inventou a internet?

A internet propriamente dita surgiu da necessidade de comunicação durante o conflito político entre os Estados Unidos e a União Soviética pelo domínio tecnológico (e ideológico) mundial.

Quem inventou a internet foi um homem ou uma mulher?

A Internet como conhecemos surgiu em 1989 e tem sua criação atribuída a Tim Berners-Lee.

Quem inventou a internet no Brasil?

No Brasil, a conexão da Internet iniciou em 1988 com uma parceria entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e as comunidades acadêmicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).