O que é autoconhecimento e desenvolvimento pessoal?

A histórica frase de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” ganha mais sentido com o tempo. No momento de incertezas e que clama por adaptabilidade, aqueles que se consideram antifrágeis são os que tem ciência de suas características e possuem inteligência emocional, ou seja, sabem administrar as emoções adequadamente para cada situação.

Segundo Goleman, um psicólogo estudioso da Inteligência Emocional, ela é a capacidade que uma pessoa possui de identificar seus sentimentos e gerenciá-los de forma a expressar-se de maneira apropriada à situação. Esta correta expressão das emoções traz resultados positivos aos relacionamentos deste indivíduo. No entanto, para gerenciar os sentimentos e suas expressões, é crucial identificar quais são esses sentimentos, bem como suas causas.

Na Administração, fala-se que toda não-conformidade possui uma ou mais causa(s) raiz(es). Embora seja um conceito fechado, é cabível para abordar a gestão de sentimentos e emoções, ou seja, todo sentimento possui uma causa raiz que foi responsável pelo seu aparecimento. Da mesma forma, toda emoção expressa o sentimento que foi gerado anteriormente. Por este motivo, pode-se concluir que para saber qual o sentimento, é preciso saber qual evento o motivou. Assim se forma o processo de conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento é uma chave poderosa para abrir novos caminhos de crescimento. Ele tem a capacidade de desvendar os olhos e trazer uma visão realista para se obter conquistas consideráveis ao indivíduo e seu entorno. É o primeiro passo para a transformação do indivíduo.

Olhando para si mesmo fica mais fácil compreender o motivo de determinadas ações e tipos de comportamento. Autoconhecer é reconhecer características importantes que nos levaram a estar onde estamos e compreender porque tantas vezes agimos de formas diferentes.

É certo que o processo de autoconhecimento não é totalmente formado por celebrações, mas também acarreta dores e até “estranhamentos” do tipo “Essa pessoa não sou eu”; “Essa característica não é minha”; “Eu não sou assim”. Olhar para dentro de si, é um desafio, uma prova de coragem e determinação.

Mas além disso tudo, conhecer a si próprio só terá seu maior sentido se o resultado estiver ligado a autodesenvolvimento, ou de nada adianta conhecer para permanecer igual ou para usar as fragilidades como justificativa por baixo desempenho em atividades laborais ou comportamentos indesejados.

Uma bela frase de José Roberto Marques, cientista do comportamento humano, afirma “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e mais eu me potencializo”. O autoconhecimento pode ser um precursor da cura de emoções, afinal, curar uma enfermidade só é possível quando se descobre exatamente qual é a sua causa; caso contrário, muitas serão as tentativas usadas como paliativo que não trarão o resultado esperado. Somente quando se sabe a verdadeira causa de uma doença pode-se chegar a um diagnóstico completo e oferecer o tratamento eficaz.

Pensando desta forma, fica mais fácil compreender que quando o indivíduo reconhece suas características de melhoria e o motivo das tais, pode sair do estado de negação, assumir a necessidade de mudança e passar a buscar a solução para essas necessidades.

É ainda por meio do autoconhecimento que o ser humano pode reconhecer seu propósito entendendo aquilo que lhe traz maior satisfação e como pode ser útil ao sistema. Olhar para dentro de si, é ainda um fator crucial para enxergar o outro.

Se o autoconhecimento traz tantos benefícios individuais, pode-se imaginar o bem que poderia trazer às organizações, resultando em um ambiente com pessoas mais conectadas entre si e voltadas ao propósito comum.

A psicoterapia é um processo que se centra no desenvolvimento e crescimento pessoal de quem o procura com base no autoconhecimento que vai adquirindo, a cada sessão, o que por sua vez, irá facilitar a compreensão das suas emoções e o reconhecimento e melhor entendimento do seu padrão relacional, nos vários contextos da sua vida. É um processo que respeita o seu tempo. Falar sobre aquilo que sente, aceder e compreender os seus sentimentos, torna-o mais consciente de si, logo, fica mais perto de conhecer o que está na origem do seu desconforto diário. Esta consciência permite-lhe ter acesso a outras alternativas e possíveis caminhos para se reequilibrar e reorganizar. Também o ajudará a encontrar maneiras de lidar melhor com os seus relacionamentos, a identificar padrões de comportamento na relação com os demais, promovendo um melhor entendimento da forma como está no mundo e como se quer continuar a posicionar nesse mesmo mundo. Irá sentir-se mais independente no seu querer, sentir e poder.

Vivemos na era do desenvolvimento. É cada vez mais comum encontrarmos pessoas atrás de cursos, atividades ou profissionais capacitados para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Independente de qual seja o motivo por essa busca, os resultados costumam ser positivos ao favorecer uma maximização do potencial de cada um.

Além disso, vivemos em uma sociedade competitiva, onde o dinamismo do mercado e a alta concorrência exigem de nós um aperfeiçoamento de habilidades e comportamentos cada vez mais rápido. Para não ficar para trás, precisamos estar preparados para encaramos processos de transformação.

Nesse sentido, o autoconhecimento aparece como uma etapa crucial. Quando estamos dispostos a nos conhecer melhor, conseguimos identificar nossas próprias características, diminuindo interferências externas e valorizando o aprimoramento interno.

Quer saber mais? Continue a leitura e utilize o autoconhecimento como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O que é desenvolvimento pessoal e profissional?

O desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional, é o aperfeiçoamento de habilidades, competências, conhecimentos, comportamentos ou até mesmo pensamentos que possibilitam uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos.

Diferente do que muitos pensam, o desenvolvimento é algo que faz parte da vida de todas as pessoas, não apenas daquelas que estão passando por baixa produtividade, feedbacks negativos ou problemas na vida pessoal. Todos temos pontos a serem trabalhados e incrementados, basta investir um tempo em autoconhecimento que você logo irá identificar características ou comportamentos negativos.

Tenha coragem de se autoconhecer

Primeiramente, vale lembrar o desenvolvimento pessoal – e profissional- exige disposição para sair da zona de conforto, o que não é fácil. Segundo artigo da Endeavor, a zona de conforto é perigosa e pode trazer consequências para a saúde, o intelecto e o psicológico das pessoas. Por mais que ela nos passe segurança e familiaridade, ficar em contextos confortáveis no impede de explorar talentos, desvendar novos aprendizados e evoluir na carreira ou na vida.

Outro ponto importante é que o primeiro passo para o desenvolvimento é o autoconhecimento. O início das transformações está em compreender quem você é, o que você quer e para onde está indo. Para isso, você precisa conhecer a si mesmo, tomar consciência dos motivos que te fazem ser, pensar e agir de determinada forma.

Através do autoconhecimento, torna-se viável encontrar os bloqueios e limitações que te impedem de conseguir determinados resultados, da mesma forma que te ajuda a identificar os potenciais que estão sendo pouco utilizados. A partir desses conhecimentos, você conseguirá traçar planos de ação assertivos para desenvolver habilidades, competências, comportamentos e técnicas que te levarão mais longe.

Enxergue a vida sob novas perspectivas

Sob qual perspectiva você tem enxergado os acontecimentos da sua vida? Infelizmente ainda costumamos ver os ocorridos sob ângulos negativos devido as crenças limitantes que fomos adquirindo ao longo da vida. Entretanto, saiba que é possível ajustar essa visão.

O autoconhecimento permite a compreensão dos valores e crenças que muitas vezes ficam escondidos dentro de nós. Ao identificar esses elementos que nos norteiam, conseguimos realizar análises críticas e identificar o que precisa ser ajustado para atingirmos resultados diferentes.

Quando buscamos o aperfeiçoamento de nossos pontos limitantes, geramos transformações significativas que fazem parte do desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse processo, é comum mudarmos hábitos e padrões de pensamento, favorecendo o surgimento de novas percepções e conquistas.

Mas, para que isso seja possível, cabe a cada um decidir qual caminho seguir. Sabendo disso, o que você pretende fazer: continuar enxergando a vida sob a mesma perspectiva ou encontrar a coragem para mudar? Não espere o tempo passar, entre em contato com a Valiance Coaching e descubra como as sessões de coaching podem acelerar o seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Tu és um individuo entre outros 6 bilhões e 400 milhões de indivíduos, compondo uma única espécie dentre outras 3 milhões de espécies já classificadas que vive em um planetinha que gira em torno de uma estrelinha que é uma entre outras 100 bilhões de estrelas, compondo uma unica galáxia entre outras 200 bilhões de galáxias em um dos universos possíveis que de tanto se expandir um dia irá desaparecer.
Quem és tu?

Mario Sergio Cortella

O que é desenvolvimento pessoal e autoconhecimento?

O desenvolvimento pessoal e sua relação com o autoconhecimento. O desenvolvimento pessoal é uma maneira de explorar seu potencial, é um processo de melhora em todas as áreas de sua vida, como por exemplo: na carreira, na vida pessoal, etc. Chegar ao desenvolvimento pessoal significa chegar a autorrealização.

Como desenvolver o autoconhecimento pessoal?

5 dicas para praticar o autoconhecimento no dia a dia.
Conecte seu passado com seu presente para pensar sobre o futuro. ... .
Observe sua energia e engajamento. ... .
Experimente coisas novas. ... .
Pergunte a pessoas próximas. ... .
Pense sobre seus pensamentos, sentimentos e desejos..

Por que autoconhecimento é importante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional?

O autoconhecimento, por si só, ajuda demais uma pessoa a compreender a si mesma e o mundo ao redor. Para o campo da sua carreira, ele ajuda a encurtar o caminho para uma promoção ou não deixa você ficar muito tempo em um cargo de que nem gosta, por exemplo.

Qual o seu conceito sobre autoconhecimento?

O conceito do autoconhecimento reflete o conhecimento que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Saber quais são suas qualidades, seus desejos, ambições e limitações faz com que você tenha mais facilidade para controlar as emoções, definir objetivos e trilhar uma jornada de autorrealização.