Qual é o instrumento utilizado para medir a temperatura de um corpo?

Nos dias atuais, caso fiquemos com febre, podemos medir a temperatura corporal com os mais variados tipos de termômetros, como os tradicionais, com tubos capilares contendo mercúrio, e os termômetros digitais. Sabemos que nem sempre foi tão fácil assim, pois, tempos atrás, para verificar se uma pessoa estava com febre, era preciso que outra pessoa encostasse a mão na testa para medir sua temperatura.

Historicamente, sabe-se que o primeiro termômetro era formado por uma parte de vidro arredondada, denominada bulbo, e um fino pescoço de vidro. Esse tipo de termômetro foi inventado pelo grande físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei. Galileu aquecia o bulbo retirando parte do ar que estava dentro para, assim, poder emborcar o tubo dentro da água. Após mergulhar o tubo na vasilha com água e corante, a temperatura do bulbo voltava a seu valor normal, fazendo com que a água subisse através do tubo até certa altura.

Dessa maneira, ele conseguia realizar comparações entre os mais variados objetos que eram colocados em contato com o bulbo de seu termômetro, pois ele observou que a altura da coluna de água dependia da temperatura do objeto, ou seja, quanto mais alta fosse a temperatura, mais alta ficaria a coluna de água. Portanto, Galileu realizava medições de temperatura de maneira indireta por comparação.

Com base no termômetro construído por Galileu, vários outros cientistas dedicaram-se também à construção desses equipamentos. Embora os termômetros à base de líquidos tenham sido inventados há muitos anos (em torno de 400 anos), o termômetro comum, como o da figura acima, com mercúrio dentro de um tubo de vidro, foi usado amplamente apenas nos últimos oitenta anos e é esperado que caia em desuso em razão do perigo que o mercúrio apresenta para nossa saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escalas termométricas

Variando-se a temperatura, o nível de agitação térmica também varia. No entanto, essa variação nem sempre é perceptível a olho nu. Não sendo possível a medição da agitação térmica, utiliza-se o termômetro, construído de um material cuja grandeza termométrica varia com a temperatura e é perceptível a olho nu.

A fim de graduar uma escala termométrica, tomam-se pontos de referência de estados térmicos bem definidos e de fácil obtenção, chamados de pontos fixos, obtidos sob pressão normal. O primeiro ponto fixo é o ponto de gelo (ponto de fusão), e o segundo é o ponto de vapor (ebulição da água).

Abaixo, temos as principais escalas termométricas:

Escala Celsius

Na escala Celsius, o ponto de gelo é 0 e o ponto de vapor é 100. Nessa escala, o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 grau.

Escala Fahrenheit

Na escala Fahrenheit, o ponto de gelo é 32 e o ponto de vapor é 212. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1 °F).

Escala Kelvin

Na escala Kelvin, o ponto de gelo é 273 e o ponto de vapor é 373. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos é dividido em 100 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 kelvin (1 k).

Assim, definimos a correspondência entre essas escalas da seguinte maneira:

0°C = 32 °F = 273 K
100°C = 212 °F = 373 K

Qual é o instrumento utilizado para medir a temperatura de um corpo?


Por Joab Silas
Graduado em Física

Índice:

  1. O que usamos para medir a temperatura de um corpo?
  2. Como pode ser feita a medição de temperatura?
  3. O que é a medida da temperatura?
  4. O que é usado para medir a temperatura?
  5. O que é termômetro é medida de temperatura?
  6. Quais os tipos de medição de temperatura?
  7. Quais os tipos de medida de temperatura?
  8. Qual temperatura é considerado febre Covid?
  9. Qual o local mais indicado para medir a temperatura do corpo?
  10. Qual a melhor forma de medir a temperatura corporal?
  11. Como medir a temperatura do corpo abaixo da média?
  12. Qual a maneira mais eficaz de medir a temperatura?

O que usamos para medir a temperatura de um corpo?

A fim de medir a temperatura do ambiente ou a temperatura do corpo, utiliza-se o termômetro. A temperatura do ar é o que nos faz sentir mais ou menos calor durante o dia.

Como pode ser feita a medição de temperatura?

Para medir as temperaturas máximas e mínimas, os termômetros funcionam da seguinte forma: nas temperaturas máximas o termômetro costuma conter mercúrio em seu interior e a medição é feita de maneira que ao sentir o calor do ar, o mercúrio suba através do filete do tubo, mas que seja interrompido e fique parado em caso ...

O que é a medida da temperatura?

As medidas de temperatura mais utilizadas no mundo são as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Com a notação em graus Celsius (°C), a escala Celsius é baseada nas temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, seu ponto zero é a temperatura que a água congela e 100 quando ela ferve.

O que é usado para medir a temperatura?

termômetro O termômetro é um aparelho que serve para medir a temperatura do corpo, de um ambiente ou de um objeto, como uma peça de veículo.

O que é termômetro é medida de temperatura?

O termômetro ou termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.

Quais os tipos de medição de temperatura?

Introdução à medição de temperatura Os seis tipos mais utilizados são: termopares, dispositivos termorresistores (RTDs e termistores), radiadores infravermelhos, dispositivos bimetálicos, dispositivos de expansão de líquidos e dispositivos de alterações de estados.

Quais os tipos de medida de temperatura?

Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F).

Qual temperatura é considerado febre Covid?

Considera-se febre a elevação da temperatura do corpo a pelo menos 37,8 ºC. Esse quadro febril costuma se manifestar nas infecções por vírus sazonais, como os da gripe, que por sua vez possui sintomas parecidos com os apresentados pelo novo coronavírus.

Qual o local mais indicado para medir a temperatura do corpo?

  • As axilas são o local onde mais se mede a temperatura do corpo. Apesar de não ser o meio mais preciso, costumam indicar um bom resultado. Para a medição, é necessário deixar a região embaixo do braço seca e não muito aquecida com roupas e cobertores. É considerada febre a temperatura acima de 37,2ºC.

Qual a melhor forma de medir a temperatura corporal?

  • Do mesmo modo, existem muitas formas diferentes de medir a temperatura corporal. A mais famosa delas é pelas axilas. No entanto, é possível também fazer a medição pela boca e pelo ânus, métodos mais confiáveis para uma medição mais precisa. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Está no lugar certo.

Como medir a temperatura do corpo abaixo da média?

  • Já a hipotermia (temperatura do corpo abaixo da média) pode ser identificada através de pés e mãos frios, tremores, cansaço, perda de destreza e dormência nos braços e nas pernas, dentre outros sintomas. Gostou do post? Agora que já sabe como medir a temperatura, que tal aprender mais sobre o aparelho ideal para medir pressão arterial?

Qual a maneira mais eficaz de medir a temperatura?

  • A maneira mais eficaz de se medir as temperaturas é através de uma escala termométrica, que é constituída a partir do comportamento de dilatação térmica. É que, ao aquecermos um determinado corpo, as moléculas ali contidas vibram em maior intensidade e, por essa razão, se afastam umas das outras, e assim se dá uma dilatação térmica.

Qual é o nome do instrumento usado para medir a temperatura do corpo?

O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio.

Como é que se mede a temperatura?

Como medir febre?.
Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero..
Coloque a ponta prata debaixo da axila..
Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho..
Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor..

Que instrumento é capaz de medir a temperatura do corpo e em quais unidades podemos Encontrá

O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.

Qual é o instrumento indicado para medir a temperatura corporal quais são as maneiras corretas de ultilizar esse instrumento?

O termômetro pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Antes de usá-lo e após é importante limpar bem o aparelho com algodão e álcool. Para verificar a temperatura, insira o instrumento no local adequado e aguarde o tempo indicado, que pode variar de 2 a 5 minutos.