Qual a doença que tem cheiro de peixe?

Publicado em 02/07/14 14:25 Atualizado em 02/07/14 20:17

Prestes a lançar seu primeiro álbum, uma cantora inglesa terá como desafio mais do que fazer o público aprovar o seu trabalho. Seus fãs terão que, primeiro, tolerar o mau odor que ela exala. Cassie Graves, de 22 anos, luta desde a infância contra uma doença metabólica que a faz ter um cheiro peculiar. Apesar de já ter passados por situações embaraçosas, a jovem conta que resolveu admitir seu problema publicamente para que todos conhecessem mais sobre sua síndrome. As informações são do Daily Mail.

Cassie sofre de trimetilaminúria, uma disfunção metabólica, que faz seu portador não ser capaz de transformar a trimetilamina (que causa um cheiro semelhante ao de um peixe) em N-óxido de trimetilamina (que não tem odor). A trimetilamina é liberada no suor da pessoa, na urina, nos fluidos reprodutivos e também na respiração. Desta forma, os que sofrem com o problema acabam tendo um mau cheiro, praticamente, a todo o tempo. No entanto, a maioria tem um cheiro moderado que muda de intensidade ao longo do tempo.

“Sabe quando você vai a um mercado e tem um peixe estragado? É assim que eu cheiro. Eu tenho cheiro de peixe. O odor sai do meu cabelo e da pele. Mesmo suando, não importa quantos banhos eu tome, simplesmente não consigo me livrar desse fedor”, explica Cassie. “Houve momentos na infância nos quais minha mãe não me deixou ir ao colégio para que as outras crianças não fizessem bullying comigo”.

Qual a doença que tem cheiro de peixe?
Jovem via lançar sue primeiro álbum solo Foto: Reprodução / Facebook / Cassie Graves

A jovem conta que, na sua carreira, o problema é um desafio à parte: “É difícil porque eu não consigo mais sentir o meu cheiro. É pior quando tenho que subir num palco e fazer um show fedendo como um peixe”.

O cantora diz que a convivência com trimetilaminúria é uma luta diária, além de ter que cortar alguns alimentos, como carne vermelha, ovos e peixe, ela tem que fazer as pessoas saberem que existe o problema. “A doença é tão rara que as pessoas não acreditam que ela existe”, conta.

Um dos seus maiores apoiadores, além da própria mãe, é o namorado Don Oliver, um estudante de 21 anos de idade. “Eu sou muito grata que Don entende o meu cheiro e não me acha nojenta”, admite ela.

Qual a doença que tem cheiro de peixe?
Jovem já passou por problemas na infância por causa da doença Foto: Reprodução / Facebook / Cassie Graves

A jovem, que está atualmente trabalhando em seu primeiro álbum solo, chamado “Unpunished”, quer educar mais pessoas sobre a doença. “Eu cheguei a um ponto em que eu não quero esconder mais meu problema. É uma coisa difícil de admitir que ‘sim, eu cheiro mal’, mas, no fim, há coisas piores na vida do que cheirar como peixe”, disse ela. “Meus amigos com a mesma doença precisam ser mais seguros e falar sobre suas experiências”.

Veja Cassie cantando uma canção de Bruno Mars:

Últimas de Mundo

  1. Qual a doença que tem cheiro de peixe?
  2. Qual a doença que tem cheiro de peixe?
  3. Qual a doença que tem cheiro de peixe?
  4. Qual a doença que tem cheiro de peixe?

Vida Saudável

26/09/17, 00:00

A síndrome do odor de peixe pobre, também chamada de trimeilaminúria, é caracterizada por um cheiro forte semelhante à peixe nas secreções corporais, como suor, saliva, urina e secreções vaginais. Medidas como tomar banhos frequentes, trocar de roupa ao longo do dia e usar perfumes fortes nem sempre ajudam a melhorar o cheiro, pois o tratamento desta doença é feito principalmente através da dieta, evitando o consumo de alimentos como peixes e ovos.

Sintomas
O único sintoma desta doença é o odor de peixe exalado pelo corpo, principalmente através do suor e do hálito, mas também pode haver mal cheiro na urina e nas secreções vaginais. Esse cheiro surge ainda na infância, quando a criança deixa de ser amamentada e passa a fazer uma alimentação normal, e agrava durante a adolescência, principalmente durante a menstruação, podendo piorar também com o uso de anticoncepcionais.

Causas
A síndrome do odor de peixe é uma doença genética rara que afeta principalmente mulheres e é causada pela falta de um composto no organismo que digere a trimetilamina, um nutriente que está presente em alimentos como peixes, mariscos, fígado, ervilha e gema de ovo.

Remédios que podem causar mal cheiro corporal
Apesar de o odor a peixe ser devido principalmente a alterações genéticas, algumas pessoas saudáveis também podem apresentar esse sintoma quando tomam medicamentos que causam o acúmulo da trimetilamina, como tamoxifeno, cetoconazol, sulindac, benzidamina e rosuvastatina.
Além disso, durante o período menstrual ou devido a situações de estresse, febre, aumento da flora intestinal, consumo excessivo de peixe ou problemas no fígado ou nos rins, pessoas sem a síndrome também podem apresentar esse mal cheiro.

Diagnóstico
O diagnóstico da síndrome do odor de peixe é feito através de exame de sangue ou de raspagem da mucosa da boca, em que um cotonete grande é passado na parte interna da bochecha do paciente e enviado para análise.

Tratamento
Esta síndrome não tem cura e o seu tratamento é feito para controlar e diminuir o mal cheiro, através da redução do consumo dos alimentos que aumentam esse sintoma, como os ricos no nutriente colina, que são peixes, mariscos, carnes, fígado, ervilha, feijão, soja, frutos secos, gema de ovo, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e brócolis. No entanto, é importante lembrar que mulheres grávidas não devem restringir esses alimentos da dieta, pois o mala cheiro melhora nesta fase da vida e peixes e os alimentos que devem ser evitados nesta doença são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Além disso, também podem ser utilizados antibióticos para controlar a flora intestinal, uma das responsáveis pelo odor de peixe. Outras dicas para neutralizar o cheiro são usar sabonetes com pH entre 5,5 e 6,5, sabão de leite de cabra, cremes para a pele com pH por volta de 5,0, lavar frequentemente a roupa e tomar comprimidos de carvão vegetal ativado, segundo recomendação médica.


Fonte: Tua Saúde

Qual doença tem cheiro de peixe podre?

A trimetilaminúria é uma doença genética rara, com incidência desconhecida, em que o corpo não consegue decompor a trimetilamina, uma substancia que apresenta odor muito forte e característico. A trimetilamina apresenta-se com odor de peixe podre, ovos podres ou lixo.

Qual bactéria causa odor de peixe?

A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, mas uma delas em especial, chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor desagradável, tipo cheiro de peixe.

Porque estou com cheiro de peixe?

A trimetilamina tem um odor de peixe, mas normalmente é reconvertida em N-óxido de trimetilamina no fígado pela ação de uma enzima, e esse subproduto é tipicamente inodoro. Entretanto, se você apresentar deficiência dessa enzima, ocorre um acúmulo de trimetilamina, que é excretada na urina.

Como tratar a síndrome do odor de peixe?

Esta síndrome não tem cura e o seu tratamento é feito para controlar e diminuir o mau cheiro, através da redução do consumo dos alimentos que aumentam esse sintoma, como os ricos no nutriente colina, que são peixes, mariscos, carnes, fígado, ervilha, feijão, soja, frutos secos, gema de ovo, couve, couve-flor, couve-de- ...