Qual o remédio para adicionar em laranjeira quando está florando e seus galhos estão cecando

Nome: Claudia

Pergunta: Boa tarde! Tenho um pé de mexerica na minha casa que sempre deu muitos frutos, mas depois de uma obra precisou ser feita uma poda nele e após este fato começou a cair as folhas e secar outras. Contratei um jardineiro e foi colocado calcário na terra. Ele melhorou, começou a sair novas folhas e galhos, mas agora começaram a secar novamente. Parece que o pé de mexerica esta morrendo. Será que ele ainda tem salvação?

Resposta: Olá, tudo bem? Verifique se não ficou algum tipo de resíduo (cimento, tinta, materiais químicos) próximo a sua planta, também verifique se a sua obra não está fazendo com que falte ou tenha mais água que anteriormente a obra. É aconselhável podar todos os galhos que estão secos e com folhas amareladas. Realize regas moderadas (somente quando o solo estiver seco). Uma adubação com terra rica em mateira orgânica é indicada.

Espero ter ajudado. Fágner Henrique Heldt – Biólogo.

A adubação correta é essencial para garantir o crescimento saudável e a produtividade de qualquer planta. E quando tratamos das árvores frutíferas não é diferente: essas espécies precisam de adubo em todas as etapas do desenvolvimento. Mas você sabia que os fertilizantes para frutíferas podem ser diferentes em cada fase do crescimento delas?

Isso ocorre porque essas plantas têm a necessidade de absorver nutrientes distintos em cada estágio, do enraizamento ao crescimento, da floração à frutificação. E para atender essas necessidades, você deve utilizar fertilizantes diferentes, como já falamos aqui no blog, em nosso artigo sobre NPK. Pensando nisso, veja qual é o fertilizante mais indicado para cada fase das plantas frutíferas:

Fase de enraizamento

Depois de transplantar a muda da árvore frutífera para o solo, é importante adubá-la com um fertilizante que estimule o enraizamento. Neste caso, são indicados os produtos que contenham mais fósforo, um nutriente fundamental para desenvolver o sistema radicular da planta, além de dar maior resistência ao caule. As fórmulas de NPK apropriadas para essa fase são a 05-20-10 e 04-14-08, por exemplo, que contêm mais fósforo e têm uma boa quantidade de potássio, outro elemento importante para fortalecer as raízes. Esses fertilizantes também podem ser utilizados para alporquia e estaquia ou qualquer outro processo em que o estímulo do enraizamento seja necessário.

Fase de crescimento 

Nesta fase é essencial adubar as plantas com um fertilizante para frutíferas que combine o nitrogênio, o fósforo e o potássio de forma equilibrada. Isso porque os três nutrientes são essenciais para esta fase e quando a árvore não tem algum deles acaba tendo o seu crescimento prejudicado, o que também atrapalha as etapas seguintes do desenvolvimento. Aqui, vale usar um NPK com a fórmula 10-10-10, por exemplo, que traz os três macronutrientes em proporções iguais.

Fase de floração e frutificação

Neste estágio de desenvolvimento da árvore frutífera, o fósforo e o potássio são nutrientes essenciais. O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes. Nesta fase, é indicado utilizar fertilizantes para frutíferas que tenham maiores quantidades desses elementos, como as fórmulas 05-20-10 e  04-14-08.

Como vimos, as plantas têm necessidades diferentes em cada estágio de desenvolvimento e, por isso, é importante escolher o fertilizante correto para cada uma dessas fases. No entanto, além de conhecer os nutrientes mais indicados, também é essencial analisar as características do solo e ter atenção aos sinais que a planta demonstra.

Imagine, por exemplo, que a sua árvore frutífera está na fase de crescimento. Nesta etapa, o ideal é utilizar um fertilizante que combine os três macronutrientes, porém, se ela estiver apresentando sintomas como folhas amareladas, pode ser um sinal de deficiência de nitrogênio. E, nessa situação, é necessário reforçar a adubação com esse nutriente específico.

Da mesma forma, ao analisar o solo, você pode descobrir que ele é rico em algum elemento ou, ao contrário, que possui deficiência grave de algum nutriente. Nesse caso, também é importante fazer a adubação, conforme as características da sua área, para corrigir o solo.

Vale lembrar que além dos fertilizantes químicos, é possível ainda utilizar os adubos orgânicos, como o esterco e o húmus de minhoca, por exemplo. Nesse processo, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado. Desse modo, você garante mais produtividade e qualidade no seu pomar!

Como utilizar os fertilizantes para frutíferas

Em geral, os fertilizantes para frutíferas podem ser usados na forma granulada ou diluídos em água. No primeiro caso, é importante espalhar o adubo ao redor da árvore, formando um círculo como o da copa da planta. Depois disso, é essencial regar para que o produto penetre na terra e atinja as raízes, o que também evita que o fertilizante acabe queimando a própria árvore.

Já na fertilização por diluição, basta regar as plantas conforme o tamanho delas, sem encharcar demais a terra. A adubação não deve ser feita nas horas mais quentes do dia. Assim, aproveite o amanhecer ou o fim da tarde, quando começa a escurecer, para fazer esse processo.

E então, pronto para adubar as suas plantas frutíferas? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco se tiver alguma dúvida e aproveite este espaço para contar as suas experiências! Vamos adorar saber como anda a sua plantação!

Como recuperar uma laranjeira seca?

É aconselhável podar todos os galhos que estão secos e com folhas amareladas. Realize regas moderadas (somente quando o solo estiver seco). Uma adubação com terra rica em mateira orgânica é indicada. Espero ter ajudado.

O que colocar no pé de laranja para dar frutos?

O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.

Porque as folhas da laranjeira ficam enroladas?

RESPOSTA – Folhas enrugadas em laranjeiras podem ser resultantes de deficiência mineral da planta e de ataque de pulgões ou larva minadora dos citros, a praga mais comum no surgimento desse sintoma em citros.

Porque as flores da laranjeira caem?

As flores cítricas são alvo do fungo chamado Colletotrichum acutatum, causador da chamada podridão-floral ou “estrelinha”. Esse fungo infecta flores e frutos jovens levando à queda das flores e, consequentemente, reduzindo a produção das plantas.