O que é contabilidade e suas funções?

Antes de explorarmos esta questão será importante, senão essencial, definir o que é a contabilidade.

" Contabilidade é a técnica do cálculo e do registo das operações comerciais ou financeiras realizadas por uma pessoa, sociedade, empresa ou repartição do Estado"

Dicionário Porto Editora

As funções da contabilidade são quatro:

  • Função de registo
  • Função de controlo
  • Função de avaliação
  • Função de previsão

A contabilidade tem como finalidade fornecer informações relevantes sobre o património (composição e variações) de uma determinada pessoa ou entidade. Essas informações são seu interesse, pois permite-lhe obter um conhecimento realista da sua situação económica e financeira e tomar decisões com base em dados objectivos.

Por vezes os gestores tomam decisões erradas porque não possuem um conhecimento realista e objectivo da situação patrimonial da empresa. Por exemplo, os gestores têm de saber qual é a sua estrutura de custos, o valor das margens dos produtos que a empresa comercializa, o impacto nos resultados de um aumento ou descida dos preços, etc. Sem informação precisa, as decisões de gestão falham.

No entanto, a informação produzida pela contabilidade não é relevante apenas internamente. Uma empresa não existe isoladamente, está inserida num determinado sector e estabelece relações a vários níveis com outros agentes económicos (clientes, fornecedores, bancos, Estado, etc.). Também a essas entidades exteriores a contabilidade da empresa é essencial pois permite-lhes saber se a empresa tem condições de cumprir as suas obrigações, sejam elas de fornecer os seus serviços ou produtos a tempo e na melhor qualidade, seja pagar as suas dívidas, cumprir com as suas obrigações fiscais, entre outras informações relevantes.

Internamente a contabilidade deverá ser capaz de responder a um vasto leque de questões fundamentais para a tomada de decisões, tais como:

  • Qual é o produto mais rentável?
  • Quanto custa produzir um bem ou serviço?
  • Como podemos projectar os resultados de acordo com os vários cenários que se nos apresentam (por exemplo qual é o nível de produção e venda que nos permite obter determinado resultado)?

Ao longo do tempo de vida de uma empresa a contabilidade permite-nos estabelecer padrões, saber quais as variáveis com mais impacto no resultado, saber quais os aspectos que requerem mais atenção. Podemos inclusivamente dizer que a contabilidade é o livro de uma empresa onde tudo fica registado e a sua leitura permite tirar conclusões úteis, que se bem geridas garantem a sua continuidade.

Na área da contabilidade é frequente ouvir nomes de vários intervenientes e executantes:

  • Guarda-livros: Indivíduo encarregue de fazer a contabilidade, principalmente o registo, dos factos patrimonialmente relevantes. Actualmente corresponde ao técnico de contabilidade ou administrativo;
  • Contabilista: O perito em contabilidade, normalmente uma pessoa que adquiriu conhecimento contabilístico através da experiência;
  • Técnico Oficial de Contas (TOC): "é um profissional responsável pela planificação e organização da contabilidade que possui uma responsabilidade técnica, contabilística e fiscal. A profissão de TOC está regulada por lei e inserida numa Ordem que rege os princípios orientadores da sua execução. O TOC serve de ligação entre as instituições privadas e o aparelho fiscal." (Newgest)
  • Controller: É o responsável pelo planeamento e controlo de gestão. Tem como missão medir e analisar o desempenho de uma organização no que à consecução dos seus objectivos estratégicos diz respeito. O controller é também responsável pela introdução de medidas correctivas e pela protecção dos activos da organização;
  • Director Financeiro: É o responsável por toda a função financeira. Tem como missão assegurar o financiamento da actividade da empresa, optimizar a afectação de recursos financeiros, supervisionar a contabilidade e assegurar o controlo interno.

Os dois primeiros profissionais desta lista são os que trabalham a contabilidade, executam os registos, fazem os apuramentos, elaboram os mapas, etc. Os dois últimos usam o trabalho dos primeiros para a interpretação da informação produzida pela contabilidade e à tomada de decisões.

Em suma, a contabilidade é um sistema de informação de gestão que serve a própria entidade e os stakeholders que com ela se relacionam. Longe de ser uma mera obrigação legal das sociedades, a contabilidade tem hoje um papel muito importante na tomada de decisão de gestão.

Quer aprender mais sobre contabilidade? Veja aqui http://cursos.portal-gestao.com/201-curso-contabilidade-financeira

A contabilidade é a parte que estuda e registra fenômenos que são ligados diretamente ao patrimônio de uma entidade. No artigo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe

O que abrange a contabilidade? 

A contabilidade envolve: 

  • Contas a pagar e a receber;
  • Patrimônio;
  • Gera demonstrações contábeis, como : Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos. 

Contabilidade nas empresas

A contabilidade em uma empresa é uma ferramenta muito importante, onde ajudam as empresas ter uma planejamento e uma gestão financeira eficaz, isto contribui muito para manter a empresa aberta e consequentemente ter sucesso financeiro.

O que é contabilidade e suas funções?
Normas Brasileiras de Contabilidade

Qual a função do profissional contábil?

Esta área abrange diversas funções. Veja!

  1. Autônomo
  2. Executivo
  3. Membro de Conselho Fiscal e de Administração
  4. Empresário de Contabilidade
  5. Membro de Entidade de Classe
  6. Auditor Independente, Auditor Interno
  7. Árbitro em câmaras especializadas
  8. Consultor Tributário
  9. Controller
  10. Membro de Comitês de Auditoria
  11. Auditor Fiscal
  12. Perito Contábil
  13. Acadêmico

Quem pode atuar na área de contabilidade?

  • Pessoas formadas em Ciências Contábeis ou contabilidade;
  • Sendo necessário ter aprovação no Exame de Suficiência e registrados no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Conclusão 

O departamento contábil tem a finalidade de garantir à empresa agilidade e eficiência nos negócios,  com segurança e controle.

Resumindo a contabilidade é primordial para qualquer empresa, pois, com ela o empresário conseguirá ter uma organização na vida financeira da empresa.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira.

O que é contabilidade e qual a sua função?

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Quais são as funções de contabilidade?

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Qual é a definição de contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

Qual é a função da contabilidade em uma empresa?

O papel da contabilidade na sua empresa é fundamental, visto que, ela ajudará nas tomadas de decisões e na preservação da saúde financeira do seu negócio. E possuem a responsabilidade de apresentar aos gestores os valores de seus custos, receitas, despesas, lucros, ativos e passivos.