Qual a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável brainly

30/10/2018

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: O Planeta nos cobra uma mudança de atitude com relação ao meio ambiente. Aprenda os conceitos que já estão inseridos no nosso estilo de vida

Levamos décadas escutando a necessidade de pararmos de utilizar os recursos naturais com tanta voracidade, pois eles não se regeneram no mesmo ritmo que os consumimos. Destruimos o planeta a cada segundo. Diante deste quadro, quando falamos de futuro, mencionamos a possibilidade de dar ao Planeta um possível desenvolvimento sustentável e sustentabilidade . Estas palavras contém significados diferentes.

  • Desenvolvimento Sustentável: estratégia de crescimento que garante os recursos naturais para nossos descdendentes.
  • Sustentabilidade: produto final de um desejado estilo de vida.
  • Usar fontes de energia renováveis, reciclar lixo e controlar a exploração dos recursos sustentáveis: faça a sua parte.

Esses termos foram inicialmente discutidos na Conferência de Estocolmo (1972) e vem sendo discutidos nas últimas décadas.

Desenvolvimento sustentável

É uma teoria que vem se firmando desde 1986 e tem sentido amplo, significa o que pode ser mantido, que pode ser perpetuado. Esse conceito é vinculado aos discursos nos setores da educação, política e publicitária. Portanto, estabelece que o ser humano deve fazer uso racional dos recursos, promovendo a qualidade de vida para todos, e ao mesmo tempo minando os problemas ambientais. As empresas devem procurar desenvolver a mentalidade de seus colaboradores e incentivar mudanças de atitude individuais, encorajando o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis. Esses planos são desenvolvidos também pelos governos, com a finalidade de ampliar a magnitude de uma determinada atividade enquanto protege o meio ambiente e as comunidades humanas.

 Sustentabilidade

É um processo que envolve várias vertentes, com a finalidade reconhecer a necessidade de reduzir seu excesso de consumo em benefício daqueles que não possuem condições de consumir o mínimo necessário, através da mudança do modo de vida, privilegiando a redução ou eliminação de insumos não renováveis; promovendo a reciclagem em geral, oferecendo educação ambientale conservando os recursos hídricos, florestais e solos. Ações como essa ajudam a não passar pela dificuldade da escassez de recursos que é uma ameaça eminente já para as gerações presentes. Os primeiros passos em direção ao desenvolvimento sustentável começam por cada um fazer sua parte, pensar de forma coletiva e se conscientizar de que fazemos parte do meio ambiente e o que fazemos com ele prejudicamos a nós mesmos. O desenvolvimento sustentável é o que promove a sustentabilidade. Os planos de desenvolvimento sustentável buscam a sustentabilidade de duas maneiras:

Sustentabilidade tecnológica

São planos baseados na crença de que a tecnologia pode expandir os limites das atividades econômicas e solucionar a escassez de recursos, compensando danos ambientais. A inovação tecnológica acoplada a um sistema de avaliação que reflete o verdadeiro custo de uso e disponibilização dos recursos naturais, e são desenvolvidos em resposta ao inevitável crescimento da população humana, a urgente necessidade de mais trabalho e ao desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Sustentabilidade ecológica

Estão fundamentados nos avanços do conhecimento ecológico e de proteção ambiental, que requerem níveis reduzidos de crescimento populacional e de uso dos recursos naturaispara manter as atividades humanas dentro dos limites impostos pelo meio ambiente, o que significa viver dentro da capacidade de suporte do meio ou sustentação ecológica, onde os sistemas naturais ditam o modelo de desenvolvimento econômico. A sustentabilidade é promovida pelo desenvolvimento sustentável, é determinada pelo anseio de condições sociais e econômicas, tais como altos níveis de participação da população e baixos níveis de desemprego. A sustentabilidade é alcançada quando se satisfaz as necessidades das gerações atuais e futuras sem a perda da integridade do meio ambiente. A sustentabilidade é limitada pela capacidade do meio ambiente natural regenerar os recursos naturais e absorver resíduos, em resposta às atividades sociais e econômicas..

.

O que significa desenvolvimento sustentável Brainly?

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”, esta é a definição mais comum de desenvolvimento sustentável. ... Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

O que é uma ação sustentável?

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.

O que é a agricultura sustentável?

Agricultura sustentável é “o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.

Que tipo de ações podem ser consideradas sustentáveis?

Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; Economize energia = tire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento.

Qual o tripé da sustentabilidade explique cada um deles?

No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. ... Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor.

O que é sustentabilidade na sua opinião?

Resposta. Resposta: Podemos dizer que sustentabilidade e meio ambiente sempre “andam de mãos dadas”. A sustentabilidade é basicamente a capacidade que o ser humano possui de usufruir dos recursos naturais presentes no planeta sem compromete-los para as gerações futuras.

Qual é a relação entre Apple e sustentabilidade na sua opinião?

Hoje, a Apple é considerada pela organização ambiental Greenpeace uma empresa amiga do meio ambiente. Em 2017, foi classificada como a mais “verde” do mercado de tecnologia. Ou seja, a Apple assumiu a parte que lhe cabe nos dias em que a sustentabilidade é considerada uma prática essencial.

O que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável Brainly?

De maneira prática, no sentido lógico, sustentabilidade é a capacidade de se sustentar, de se manter. Já o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

O que entendemos por sustentabilidade?

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

O que se entende por desenvolvimento sustentável Brainly?

Resposta verificada por especialistas O Desenvolvimento Sustentável representa uma noção real de que o crescimento econômico e o desenvolvimento das cidades podem ocorrer com respeito à natureza e às pessoas que vivem em certas comunidades.

Quais as diferenças entre desenvolvimento sustentável e econômico?

Enquanto isso, o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades das populações, sem comprometer as futuras gerações, para um crescimento equilibrado e estável. Além disso, o crescimento econômico depende fundamentalmente das produções, mas o desenvolvimento sustentável requer a participação da população.