Qual o nome da estrutura que separa o átrio direito do ventrículo direito?

A formação embriológica ( que diz respeito ao embrião ) do coração se inicia por volta do 14 º dia de gestação, e sabe-se que em torno do 35º ele se apresenta com uma formação mais definida e ja com função de circulação sanguínea no feto. Defeitos neste período são responsáveis por várias doenças do sistema Cardiovascular.

Antigamente se pensava que o coração era formado por duas bombas musculares independentes mas que trabalhavam em conjunto. Hoje se sabe que o músculo cardíaco é uma banda muscular única, que através de torções e alças, durante a embriogenese ( formação do embrião ), da origem a uma estrutura helicoidal ( em forma de hélice ) e que a partir dai formam as cavidades cardíacas ventriculares.

Esta banda muscular se insere em uma estrutura chamada esqueleto fibroso, cuja função é dar sustentação aos músculos e valvas, fundamentais para o bom funcionamento cardíaco, alem de ser a base para de sustentação para as quatro cavidades cardíacas ( átrios esquerdo e direito e ventrículos esquerdo e direito ). O átrio esquerdo é a cavidade que recebe sangue oxigenado dos pulmões, dali segue para o ventrículo esquerdo, que é responsável por enviar o sangue arterial para todo o corpo. O sangue retorna para o átrio direito depois de percorrer todo o corpo do indivíduo e dali parte para o ventrículo direito, que é responsável por mandar o sangue para os pulmões, aonde será realizada a troca gasosa.

Em nosso coração possuímos quatro valvas, duas atrio-ventriculares ( separam os átrios dos ventrículos) e são chamadas de Valva Mitral e Valva Tricúspide, e duas valvas ventrículo-arteriais ( que separamos ventrículos da artéria aorta e artéria pulmonar ) e são chamadas de Valva aórtica e Valva pulmonar, respectivamente.

O músculo cardíaco é irrigado por duas artérias coronárias, a Coronária Direita e o Tronco da Coronária Esquerda, que se ramifica principalmente em Arterial Descendente Anterior e Artéria Circunflexa.

Todas estas estruturas, trabalhando em perfeita harmonia , são responsáveis por manter o funcionamento deste órgão tão nobre e importante. 

Coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue. A seguir falaremos mais a respeito do coração humano, um órgão vital para nossa sobrevivência.

Função do coração

Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.

Qual o nome da estrutura que separa o átrio direito do ventrículo direito?
O coração é um órgão importante do nosso sistema cardiovascular.

Características do coração

Coração é um órgão localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso esterno e acima do músculo diafragma. Esse órgão tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e apresenta maior parte da sua massa à esquerda da linha mediana.

O coração possui um formato de cone invertido, com seu ápice voltado para baixo, e seu peso é de cerca de 300 g. O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico. Sua contração garante o bombeamento de sangue, enquanto seu relaxamento permite que as câmaras encham-se dele. A fase de contração recebe a denominação de sístole, enquanto a fase de relaxamento é denominada diástole.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O batimento cardíaco é conseguido graças a uma massa de células especializadas, encontradas nesse órgão, chamadas de nó sinoatrial. Essa massa de células está na parede do átrio direito e é responsável por gerar impulso elétrico. Esse impulso propaga-se pelo tecido muscular até chegar ao nó atrioventricular, o qual está localizado na parede, entre os átrios esquerdo e direito.

Esse nó constitui um ponto de transmissão de impulsos nervosos, os quais partem dessa região e seguem em direção aos ventrículos e ao ápice do coração através de estruturas chamadas de ramos do feixe e fibras de Purkinje.

Veja também: Artérias - características, exemplos e classificação

Camadas do coração

Qual o nome da estrutura que separa o átrio direito do ventrículo direito?
Observe as principais partes que formam o coração.

O coração apresenta paredes constituídas por três camadas:

  • Endocárdio: é a camada mais interna e é formado por endotélio que está sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo. Essa última camada conecta-se ao miocárdio por uma camada de tecido conjuntivo que apresenta nervos, veias e alguns ramos do sistema responsável pela condução do impulso do coração. O endocárdio reveste as cavidades do coração, as válvulas e os músculos associados com as válvulas.

  • Miocárdio: é a camada média do coração e a mais espessa. O miocárdio é rico em células musculares cardíacas, sendo a camada responsável pela capacidade de contração desse órgão. O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.

  • Pericárdio: é uma espécie de saco invaginado constituído de uma camada mais externa, chamada de pericárdio parietal, e de uma camada mais interna, chamada de pericárdio visceral. É este último que adere ao coração e forma a camada mais externa do órgão (epicárdio).

Leia também: Diferenças entre artérias, veias e capilares

Cavidades do coração

O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos. Veja mais sobre essas cavidades:

  • Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.

  • Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

Saiba mais: Coração dos vertebrados

Válvulas do coração

Qual o nome da estrutura que separa o átrio direito do ventrículo direito?
A presença de válvulas no coração impede o refluxo de sangue.

A presença de válvulas no coração faz com que o refluxo do sangue não ocorra e ele siga sempre uma mesma direção. No total existem quatro válvulas no coração: duas válvulas atrioventriculares e duas válvulas semilunares. As primeiras situam-se entre cada átrio e cada ventrículo; já as segundas estão localizadas nos dois locais por onde o sangue sai do coração. Uma válvula semilunar está localizada na região onde a aorta sai do ventrículo esquerdo, e a outra, no local onde a artéria pulmonar sai do ventrículo direito.

Caminho do sangue dentro do coração

O coração funciona como uma espécie de bomba que garante o impulsionamento do sangue para todas as partes do corpo. O sangue, proveniente das várias partes do corpo, com exceção do pulmão, chega ao coração pelo átrio direito. As veias cavas superior e inferior trazem sangue do corpo e desembocam-no nessa cavidade, assim como o seio coronário, o qual é responsável por drenar o sangue presente no coração.

Após chegar ao átrio direito, o sangue segue em direção ao ventrículo direito. Do ventrículo, ele parte em direção aos pulmões, sendo levado pela artéria pulmonar. Nos pulmões, o sangue, que até então estava rico em gás carbônico, recebe o oxigênio proveniente da respiração, tornando-se oxigenado.

O sangue oxigenado retorna então para o coração por meio das veias pulmonares. Essas veias desembocam no átrio esquerdo. O sangue, daí, segue para o ventrículo esquerdo, local de onde será impulsionado para todo o corpo, com exceção do pulmão, sendo levado pela artéria aorta.

Leia também: Circulação sistêmica e pulmonar

Dia Mundial do Coração

Qual o nome da estrutura que separa o átrio direito do ventrículo direito?
Infartos são uma importante causa de mortes no mundo e, muitas vezes, poderiam ser evitados com hábitos de vida mais saudáveis.

O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro. Essa data visa conscientizar a respeito da importância de ter-se hábitos de vida adequados; e mostrar como uma vida saudável pode ser a chave para a garantia da saúde do coração.

O que separa o átrio direito do ventrículo direito?

A valva atrioventricular direita é chamada de valva tricúspide, e situa-se entre o átrio e o ventrículo direitos. Ela possui, como o próprio nome sugere, três cúspides ou folhetos: anterior (anterossuperior), septal e posterior (inferior). A valva atrioventricular esquerda é chamada de valva mitral ou valva bicúspide.

O que separa o átrio direito do átrio esquerdo?

Os átrios direito e esquerdo são separados, internamente, por uma parede fibromuscular conhecida como septo interatrial. Os ventrículos, por sua vez, são separados por uma estrutura similar conhecida como septo interventricular.

Qual o nome da estrutura anatômica que comunica o átrio direito com o ventrículo direito?

A valva atrioventricular, localizada entre o átrio e o ventrículo direito, é a conhecida valva tricúspide. Três músculos papilares estão presentes no ventrículo direito e envolvidos com o funcionamento da valva tricúspide.

Qual o nome da parede que separa o ventrículo direito do ventrículo esquerdo no coração?

Os ventrículos são separados das aurículas por valvas chamadas de valva mitral ou valva bicúspide, entre a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e valva tricúspide, entre a átrio direito e o ventrículo direito.