Quais substâncias estão presentes na digestão inicial do intestino delgado?

O intestino delgado é um órgão do sistema digestório e apresenta cerca de seis metros de comprimento. É nele que ocorre a absorção de grande parte dos nutrientes e da água.

Quais substâncias estão presentes na digestão inicial do intestino delgado?
O intestino delgado é divido em três porções – duodeno, jejuno e íleo – e apresenta cerca de 6 m de comprimento

O intestino delgado é um órgão tubular com cerca de seis metros de comprimento, presente no sistema digestório.Nesse órgão, o alimento sofre a ação das substâncias produzidas pelo pâncreas e pelo fígado,e há a absorção de grande parte dos nutrientes e da água.

O intestino delgado é dividido em três regiões:

  • duodeno: com cerca de 25 cm de comprimento, é a região onde são lançadas as substâncias produzidas pelo pâncreas – como o suco pancreático, cujas enzimas atuam, por exemplo, na digestão de proteínas – e pelo fígado – a bile atua na emulsificação das gorduras que posteriormente serão digeridas com a ação de enzimas específicas;

  • jejuno: apresenta cerca de 2,5 m e, por não apresentar um limite muito definido, muitas vezes é descrito juntamente com o íleo;

  • íleo: apresenta cerca de 3,5 m e, juntamente com o jejuno, formam a maior parte do intestino delgado.

Essa região, jejuno-íleo, apresenta diversas alças que se prendem na parede do abdome por meio de um órgão denominado mesentério. Essa porção do intestino também é responsável pelas etapas finais da digestão, pois produz o suco intestinal com diversas enzimas, como a lipase, que atua na digestão de lipídios, e a lactase, que faz a quebra da lactose em glicose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais substâncias estão presentes na digestão inicial do intestino delgado?

A parede do intestino delgado apresenta dobras ou pregas que aumentam a superfície de absorção de nutrientes

    Adaptações do intestino delgado

    O alimento pode passar até dez horas no intestino delgado, enquanto ocorre a digestão de algumas substâncias e a absorção de nutrientes. Para auxiliar nesse processo, aumentando a superfície de absorção desses nutrientes, o intestino delgado apresenta algumas adaptações, como dobras ou pregas de até 8 mm de altura em sua parede. Estruturas menores também são encontradas, como as vilosidades e as microvilosidades. Essas últimas estão presentes em cada célula epitelial do intestino delgado.

    Por Helivania Sardinha dos Santos

    O duodeno forma, junto com o jejuno e o íleo, o intestino delgado. Nos seres humanos, é um tubo oco que se liga ao estômago e o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo. 

    O duodeno faz parte do sistema digestório. É a primeira porção do intestino delgado e também a parte mais curta desse órgão. Seu nome é derivado do latim e se deve ao fato de o órgão ter o comprimento de cerca de doze dedos (25 a 30 cm).

    Precede o jejuno e o íleo e, junto com eles, forma o intestino delgado, que começa no tubo duodenal. Nos seres humanos, o duodeno é um tubo oco que se liga ao estômagoe o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo (cerca de 80% da digestão ocorre no duodeno).

    Sua parede interna tem aspecto ondulado, com várias pregas, cobertas por vilosidades intestinais que aumentam muito a área de absorção dos nutrientes (é o principal local de absorção do ferro, por exemplo).

    É dividido em quatro partes: superior; descendente; horizontal (inferior); e ascendente.

    Função

    Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão. O quimo passa do estômago para o duodeno pelo piloro, pequena abertura entre os dois órgãos.

    Essa é uma região rica em enzimas, produzidas por 3 órgãos (o próprio duodeno, o fígadoe o pâncreas). Através do canal colédoco, chegam ao duodeno o suco pancreático, oriundo do pâncreas, e o suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão.

    Quais substâncias estão presentes na porção inicial do intestino delgado?

    Nessa região são despejadas substâncias que atuam na digestão. Entre essas secreções, podemos citar as provenientes do pâncreas (suco pancreático), que contêm tripsina, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, entre outras substâncias.

    Qual substância é produzida pelo intestino delgado?

    É nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal. A bile lançada no duodeno divide as gorduras em pequenas gotas, ajudando a ação do suco pancreático e do suco intestinal.

    Quais as substâncias químicas que encontramos no intestino delgado e quais suas funções?

    Suco intestinal ou entérico: O revestimento do intestino delgado também é responsável por secretar substâncias. Dentre as enzimas encontradas no suco intestinal ou entérico, destacam-se a maltase, que atua na maltose, a sacarase, que atua na sacarose, e a lactase, que atua na lactose.

    Quais processos digestivos ocorrem no intestino delgado?

    No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.