Quais são as etapas de um processo de coaching de carreira resposta?

Tempo de leitura: 15 minutos

Sem tempo para ler sobre Coaching de carreira? Experimente ouvir este artigo. Aperte o play!

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

O Coaching de carreira tem como principal objetivo auxiliar pessoas a identificar com clareza as possibilidades e desenvolver estratégias para alcançá-las. Apesar de ser uma profissão relativamente nova no Brasil, está se tornando importante na vida de muitos profissionais. A procura por esse tipo de serviço quadruplicou nos últimos dois anos.

Indicado para quem deseja definir ou redirecionar sua carreira, conquistando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de acordo com suas prioridades, o Coaching é responsável por trabalhar tanto com pessoas físicas quanto com empresas. O processo é realizado em sessões, quando serão expostos os problemas e as preferências profissionais do cliente. A cada encontro serão traçadas metas as serem ser cumpridas.

Para que você entenda melhor, preparamos um conteúdo para mostrar o que é Coaching de carreira. Além disso, abordaremos mais sobre o tema, para você saber como realizar esse processo. Quer aprender mais sobre esse profissional? Então, continue acompanhando este post. Boa leitura!

Trata-se de um profissional que tem o objetivo de ajudar outras pessoas em sua fase de transição trajetória no trabalho. Ele tem a função de auxiliar o Coachee a enxergar com clareza o que realmente deseja para a sua carreira profissional. Assim, devem criar juntos estratégias para que a pessoa consiga atingir suas metas!

O Coaching de carreira pode trabalhar com pessoas físicas ou com empresas. Ainda, tem sido um profissional de extrema importância para o mercado de trabalho. Afinal, em menos de dois anos a procura por um Coaching cresceu em mais de 400%.

Para o serviço, você pode optar por realizar encontros mensais, quinzenais ou semanais com o seu Coaching. Depende da sua necessidade já que, nessas sessões, vai expor a sua opinião, seus problemas e sua visão sobre o mercado em que atua.

Após cada encontro, você receberá um plano de metas para serem cumpridas até a próxima sessão. Quando cumpre a sua missão, agenda o próximo encontro para, juntos, avaliarem a sua evolução. Além de propor novas tarefas que devem ser realizadas com bastante compromisso.

Quando uma pessoa inicia um processo com um Coaching de carreira deve ter em mente quais são suas preferências e objetivos profissionais, ou seja, melhorar o seu desempenho, mudar de patamar, ter mais relacionamento interpessoal. Essas são questões que o Coaching vai querer saber.

Mas vale deixar bem claro que o Coaching de carreira é bastante diferente de um psicólogo. Afinal, esse profissional não lida com traumas e problemas do passado. O seu foco é solucionar dificuldades profissionais para que você saiba lidar com o futuro.

Os benefícios de fazer um Coaching de carreira são:

  • elevar a autoestima profissional;
  • mudar sua postura profissional;
  • realçar a suas qualidades;
  • melhorar a sua comunicação;
  • fazer você atingir as suas metas profissionais;
  • mudar a sua visão em relação ao mercado em que atua;
  • fazer você mudar de patamar e elevar as suas chances de promoção no mercado de trabalho.

Por que apostar em um Coaching de carreira?

Você está insatisfeito com o rumo que a sua vida profissional está traçando? Então, pode ser um bom momento para procurar ajuda de um Coaching de carreira. Afinal, esse especialista pode auxiliar na busca para dar outro sentido em sua carreira!

As sessões com um Coaching podem acontecer de várias formas. Visitas, atendimento via e-mail, Skype ou telefone. Ainda, na sua casa, no escritório do Coaching ou em um lugar público. O que mais for confortável para você!

Logo, a chave para que você comece a traçar um novo rumo profissional é ter uma comunicação regular com o seu Coaching. Ele pode dar apoio em diversas questões que deixam você indeciso. Portanto, é uma boa maneira de colocar as coisas em ordem.

Um Coaching pode ajudar você a:

  • ter bons insights, mostrando quem você realmente é e qual o rumo da sua carreira profissional trará mais significado para a sua vida;
  • planejar corretamente a sua vida profissional e saltar para um nível mais elevado;
  • auxiliar a equilibrar a sua vida profissional e pessoal de maneira assertiva;
  • ajudar você a se sair bem em entrevistas, pois com um bom diálogo ele lhe dará excelentes sugestões;
  • ser seu apoio para manter você em total foco em sua carreira durante esse momento de transição.

Além disso, ele pode ser um bom ouvinte, tornando o diálogo mais construtivo e mostrando formas como você deve lidar com algumas situações.

Mas o Coaching de carreira não dará a você as soluções prontas, e sim instrumentos para que você descubra as respostas certas para aplicar em sua vida profissional. Essa descoberta é o que dará a você um grande poder decisório.

Sendo assim, o profissional passa a enxergar seu caminho com outros olhos. Além de se libertar de preconceitos criados em sua mente que, possivelmente, o paralisaram. O Coaching de carreira tem o objetivo de ajudar você a se redescobrir como profissional. Mudanças são sempre bem-vindas, desde que sejam para crescimento!

O que faz um Coaching de carreira?

Como já mencionado, o profissional se difere de técnicas da psicologia, pois não lida com traumas ou problemas do passado. Seu foco é solucionar o problema do Coachee, sempre utilizando aprendizados anteriores para lidar com problemas futuros.

Além disso, ele pode ajudar você de diferentes formas em sua trajetória de trabalho. Confira!

Definir as expectativas

Ao iniciar o processo, o Coachee deve ter em mente quais os seus objetivos e suas preferências profissionais. Definir uma profissão, qual o cargo almeja, como ascender na carreira, como se qualificar, quais são os seus princípios e valores, melhorar o relacionamento interpessoal e ter habilidades para liderar grandes equipes são as necessidades mais comuns de um profissional que inicia um processo de Coaching.

Outro ponto de investimento é em um bom currículo, que além de mostrar suas capacidades, deve trazer suas expectativas profissionais. Assim, terá maiores chances de encontrar um local adequado que possibilite seu crescimento, bem como a empresa poderá conhecer melhor seu perfil e suas expectativas alocando-o no cargo mais adequado.

Além de ter expectativas profissionais bem definidas, é necessário buscar caminhos que transformarão elas em realidade. Um Coach profissional tem a capacidade e o conhecimento necessário para fazer com que você saiba traçar metas e ajudará a cumprir os passos necessários para que cada uma delas possa ser realizada. 

O Coaching faz com que você alcance seu potencial pleno, sendo assim, é capaz de realizar coisas extraordinárias por meio de planejamento e do estímulo.  

Cenário atual

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o Coaching de carreira tem se tornado muito importante para a maioria dos profissionais, oferecendo apoio e auxiliando na forma de definir suas metas e objetivos, além de desenvolver estratégia para alcançá-los em tempo recorde.

O Coaching auxilia o profissional a definir claramente quais são os próximos passos. Assim, o Coachee terá uma visão mais clara de quais obstáculos enfrentará e de como lidar com os mesmos. Durante o processo, você fortalecerá sua autoestima, sua autoconfiança, assumindo uma postura diferenciada na liderança de equipes e melhorando suas habilidades de comunicação e tomada de decisões.

Em um momento de crise, as decisões devem ser cada vez mais assertivas e, para isso, é necessário contar com profissionais que mantenham a estabilidade mesmo que em momento de grande pressão. Dessa forma, os profissionais que passam por um processo de Coaching se destacam, pois estão constantemente desenvolvendo suas habilidades e estratégias para buscar o equilíbrio profissional e pessoal.

Bancários

Trabalhar unindo conhecimentos humanos e exatos, certamente é um desafio que os profissionais da área bancária enfrentam todos os dias. Lidar com cliente em situações delicadas e com nervos à flor da pele, solucionar seus problemas financeiros, apontar o caminho correto, cumprir metas de produtividade, são algumas das atividades desempenhadas por esses profissionais.

Sendo assim, muitas habilidades devem ser desenvolvidas por esses profissionais para o exercício de suas funções, como gestão de equipes, boa comunicação, capacidade de lidar com conflitos, planejamento, agilidade e assertividade na tomada de decisão.

Os seres humanos não estão preparados para equilibrar suas emoções e, ao mesmo tempo, serem eficientes em atribuições de diferentes áreas. Por isso, parte considerável dos bancários encontra-se em nível alto de estresse, além de dificuldades físicas e emocionais.

Nesse cenário os bancários precisam de muito esforço e dedicação para manter uma vida equilibrada e sem estresse. No entanto, mesmo diante desses desafios, a maior parte dos profissionais tem mais de 10 anos na área, muitas vezes, em uma única empresa, o que demonstra o apreço que têm pela função.

Apurados tais dados, percebe-se que, para continuar no exercício de suas atividades com alta produtividade e qualidade de vida, os bancários precisam de auxílio, que é exatamente o papel do Coach.

Quais são as etapas de um processo de coaching de carreira resposta?

Corretores

Vender é quase uma arte, e uma das profissões mais antigas no mundo. O processo de venda passou por grandes mudanças ao longo dos séculos, os produtos mudaram e a qualidade passou a ser um fator diferenciador.

Normas foram criadas para regular as relações de comércio e os clientes têm a possibilidade de pesquisar e escolher de acordo com seu gosto os produtos e serviços oferecidos. Logo, é preciso estudar e pesquisar o mercado, desenvolver estratégias e métodos de capacitação dos profissionais.  Atualmente, vender é algo extremamente elaborado e baseado na capacidade de estabelecer um ótimo relacionamento com o cliente.

Nesse caso, tanto para bens quanto para serviços, o Coaching traz as ferramentas necessárias para agregar conhecimento a esses profissionais. Afinal, vender é se relacionar, por isso, precisam ser extremamente resilientes, motivados, persistentes e ter uma comunicação assertiva.

O processo de Coaching e o de vendas têm pontos em comum. Em ambos, o profissional tem o papel de auxiliar o cliente, encontrar soluções para os problemas por ele apontados e, ainda, têm por base o relacionamento entre as partes. Portanto, o vendedor que se coloca na posição de um Coach terá sucesso.

Para tanto, aprenda a fazer perguntas, que tragam informações completas sobre as necessidades do cliente, permitindo que o vendedor crie um cenário favorável ao seu produto ou serviço. O rapport que é a capacidade de entrar no mundo de alguém e estabelecer uma conexão de confiança. O que leva o cliente a acreditar que o vendedor tem o objetivo de ajudar.

Para estabelecer essa conexão, algumas técnicas podem ajudar, como o espelhamento. Essa é uma forma de reproduzir o comportamento do cliente fazendo com que ele perceba como são parecidos entre si. Logo, analisando e reproduzindo sua expressão e postura corporal, ritmo da respiração, forma de andar e velocidade de falar, o cérebro capta de forma inconsciente as semelhanças e emite sinal de conforto e segurança.

Por fim, além identificar as necessidades do cliente, para realizar o rapport e espelhamento, o profissional de vendas precisa conhecer as próprias habilidades, ou seja, praticar o autoconhecimento e, ainda, desenvolver constantemente e melhorar seu desempenho.

Administradores

Administrar um empreendimento pressupõe dar direcionamentos, organização, planejamento, execução e gerência, ou seja, recursos financeiros, tecnológicos e humanos, sob a responsabilidade e gestão de alguém.

A missão de um administrador é fazer com que a empresa se sustente e obtenha lucro. Para tanto, o profissional deve desenvolver habilidades e competências específicas, como organização, gestão de equipe e autogerenciamento.

Um bom aproveitamento do tempo gera aumento na produtividade e controle na entrega de tarefas. A habilidade de gerir pessoas é muito importante para administradores, que com objetivos definidos devem levar os funcionários a atingir uma mesma meta. Afinal, são eles os responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas e concretização dos resultados.

No processo de Coaching existe a figura do líder, que envolve os colaboradores e estimula o seu desenvolvimento por meio do bom exemplo, identificando o perfil de cada um e viabilizando o aproveitamento dos potenciais de sua equipe. Ainda, ele deve inspirar seus liderados de tal forma que eles consigam atuar com pouca ou nenhuma interferência.

Liderar pessoas sempre foi uma atividade de simples comando, mas, hoje, um bom líder precisa valorizar seus colaboradores, dando-lhes as ferramentas corretas, autonomia e desenvolvendo um trabalho em equipe.

O autogerenciamento dos administradores é uma característica essencial, visto que seus gestores são os presidentes e sócios da empresa, ou seja, pessoas que não têm tempo disponível para acompanhá-los e dar feedbacks. Porém, se autogerir não é uma tarefa fácil, pois significa encontrar as próprias falhas, identificar pontos de melhoria e traçar estratégias para melhoria.

Com o Coach, o administrador tem um acompanhamento completo e um auxílio para identificar suas necessidades, melhorar seu desempenho e desenvolver suas habilidades. Assim, as metas serão alcançadas em um menor tempo e as atividades se tornam menos cansativas, gerando melhoria, até mesmo, na qualidade de vida desses profissionais.

Advogados

O trabalho de um advogado é extremamente delicado, já que esse profissional deve ser extremamente organizado para lidar com prazos, precisa estudar e ler muito para se manter atualizado, além de ter uma boa comunicação para lidar com o cliente e um tempo de resposta rápido.

As habilidades para lidar com os processos são organização e planejamento, logo, a agenda desse profissional é de extremo valor. Ele deve ter uma rotina de tarefas e para isso é necessário ter uma ótima autodisciplina.

Outro ponto é o relacionamento com o cliente e com terceiros. Nesse caso, o profissional deve conquistar a confiança, seja seu cliente ou mesmo o juiz. Por esse motivo é que ele precisa ter uma boa comunicação, usar as palavras certas e manter-se atualizado. Ainda, é necessário que o tempo de resposta seja reduzido para que demonstre confiança e credibilidade.

Realizar o processo de Coaching nesse caso é a solução para desenvolver e estimular tantas habilidades de diferentes perfis, além de definir estratégias para diminuir significativamente os erros. O auxílio de um Coach permitirá que o advogado possa manter um bom relacionamento com as pessoas sem interferir em sua produtividade.

Como vimos, um Coaching de carreira pode ajudar a traçar novos caminhos em sua vida profissional. Portanto, se você está insatisfeito com a posição em que se encontra, está na hora de dar o passo para um novo rumo!

Fazer uso do Coach auxiliará você a definir claramente as suas metas. Além de dar estratégias para conseguir alcançá-las. Ter uma visão mais ampla do que você deseja pode ser algo simples ou não, porém, com a ajuda de um profissional pode ser bem mais fácil!

Além disso, ser um Coachee ajudará você a elevar a sua autoestima. Outro ponto que será benéfico é para a sua confiança, pois a sua postura diante dos problemas mudará e a sua visão de negócio também, ou seja, as suas habilidades realçarão e a sua comunicação vai melhorar.

Portanto, o Coaching de carreira fará você se conhecer melhor. Assim, com técnicas específicas, será possível ver onde quer chegar e traçar novos rumos. 

O autoconhecimento é muito importante para isso! Então, continue no blog veja o super material que preparamos para você!


Quais são as etapas de um coaching de carreira?

É composto por 3 etapas: Autoconhecimento – Etapa inicial de diagnóstico pessoal, mapeamento de competências, identificação de pontos fortes e fracos, valores e crenças. Planejamento - Etapa de construção do plano de ação para o alcance dos objetivos.

Quais são as etapas de um processo de coaching de carreira descomplica?

O processo de coaching de carreira divide-se em três etapas; uma etapa inicial de investigação e descoberta pessoal, que possibilita a reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional; uma etapa intermediária que, estrutura as estratégias para definição dos objetivos, considerando os ambientes e cenários da ...

Quais as quatro etapas do modo de conversa coaching *?

FASES DO COACHING.
Avaliação e Aliança. O primeiro passo para isso é fazer o encontro entre Coach e Coachee, onde o profissional e seu cliente, se apresentam, conhecem o estado atual e definem os objetivos do processo, ou seja, o estado desejado. ... .
Preparação e planejamento. ... .
Ação. ... .
Reavaliação e mensuração..

São elementos do processo de coaching?

Os principais elementos do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua, e resultados. Coaching é uma metodologia focada em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e desejos.