Quais são as vantagens do uso de triglicerídeos como combustíveis de Reserval quando comparado com carboidratos?

Fale Conosco Fale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap

HomeNotíciasÚltimas notíciasA importância de controlar os triglicérides A importância de controlar os triglicérides

17/06/2019

Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde. Por isso, é importante monitorar e saber o que fazer para diminuir seus triglicérides.

Quando você come, seu corpo converte todas as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenados em suas células de gordura. Depois, os hormônios liberam triglicérides para que você tenha energia entre as refeições.

Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevados. Mas, com frequência, ter triglicérides alto é um sinal de problemas de tireóide, diabetes mal controlada, doença renal ou hepática. Pode ser ainda um efeito colateral de certos medicamentos.

O seu médico irá verificar se os níveis de triglicérides estão em um nível saudável como parte de um teste de colesterol (também chamado de perfil lipídico), que é um simples exame de sangue. Todas as pessoas acima dos 20 anos devem fazer este exame pelo menos a cada cinco anos.

Como diminuir seus triglicérides

Mantenha um peso saudável - pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.

Diminua as calorias - lembre-se que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.

Evite alimentos açucarados e refinados - os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.

Escolha gorduras saudáveis - troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).

Limite a quantidade de álcool - o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides.

Exercite-se regularmente - fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar níveis elevados de triglicérides, o seu médico pode recomendar alguns medicamentos.

Referências
  • http://www.mayoclinic.org/triglycerides/art-20048186?pg=2 - acessado em 03/07/2019

  • https://www.umassmed.edu/nutrition/Cardiovascular/handouts/lowering-triglycerides/ - acessado em 03/07/2019

  • http://my.clevelandclinic.org/services/heart/prevention/risk-factors/cholesterol/triglycerides - acessado em 03/07/2019

PP-PFE-BRA-1907

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2019 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.

4416 palavras 18 páginas

ENFERMAGEM – MATUTINO

LIPÍDIOS

Bruna Carolina G. da Silva Nº 15

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
SANTO ANDRÉ

INTRODUÇÃO
1. PRINCIPAIS LIPÍDEOS: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FUNCIONAL 1.1. Lipídeos de armazenamento 1.1.1. Triacilgliceróis 1.2. Lipídeos estruturais 1.2.1. Glicerofosfolipídeos 1.2.2. Esfingolipídeos 1.2.3. Colesterol
2. DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE LIPÍDEOS 2.1. Local onde ocorre 2.2. Substâncias que participam da digestão
3. ESTRUTURA DAS LIPOPROTEÍNAS 3.1. Principais componentes 3.2. Distribuição espacial dos componentes
4. QUILOMÍCROM 4.1. Local de

…exibir mais conteúdo…

Assim sendo, são moléculas muito hidrofóbicas que podem ser armazenadas nas células de forma praticamente anidra. Além disso, como são compostos altamente reduzidos, sua oxidação libera muito mais energia do que a oxidação da mesma quantidade de carboidratos ou proteínas.
Os triacilglicerois constituem a maneira mais eficiente de armazenar energia nos seres vivos. Na maioria das células eucarióticas, os triacilglicerois formam uma fase separada de gotículas microscópicas de óleo no citoplasma aquoso servindo como depósitos de combustível metabólico
Existem duas vantagens significativas em usar triacilglicerois como combustível armazenado, em lugar de polissacarídeos como glicogênio e amido. Em primeiro lugar, como os átomos de carbono dos ácidos graxos estão mais reduzidos que os dos açúcares, sua oxidação fornece mais do que o dobro de energia, grama por grama, que a oxidação dos açúcares. Em segundo lugar, como os triacilgliceróis são hidrofóbicos e, portanto, não hidratados, o organismo que transporta gordura como combustível não deve suportar o peso extra da água de hidratação que está associada a polissacarídeos armazenados (dois gramas por grama de polissacarídeo). Além disso, são depositados no tecido adiposo, que nos vertebrados tem localização subcutânea, atuando também como isolante térmico e como proteção contra traumas mecânicos.
Muitos tecidos no organismo podem converter os ácidos

Relacionados

  • Lipidios

    2203 palavras | 9 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA MOLECULAR Período: 2012.2 Profa. Darlene Camati Persuhn ESTUDO DIRIGIDO LIPÍDIOS 1. Qual característica é comum à todos os lipídios? * Os lipídeos são moléculas orgânicas majoritariamente hidrofóbicas; * São geralmente compartimentados em soluções aquosas; * São solúveis em solventes orgânicos como o clorofórmico e metanol; * Os lipídeos não são poliméricos. 2. Diferencie ácidos graxos saturados dos insaturados….

  • Metabolismo de Lipídios

    1376 palavras | 6 páginas

    ESTUDO DIRIGIDO - METABOLISMO DE LIPÍDIOS 1- Qual a função dos ácidos graxos nos organismos dos mamíferos e como são armazenados? Os ácidos graxos são as principais fontes energéticas do organismo, já que os mamíferos necessitam de uma fonte alimentar de energia imediata, além de uma reserva energética corporal constituída por triglicerídeos, que podem ser armazenados, nos vertebrados, em células especializadas, os adipócitos. 2- Esquematize a síntese de ácidos graxos e triacilglicerol. Quais….

  • Carboidratos, Lipidios e Proteinas

    1442 palavras | 6 páginas

    1º SEMESTRE - EDUCAÇÃO FÍSICA Pesquisa de Fundamentos biológicos em Motricidade Humana. Carboidrato? Carboidratos abrangem um dos grandes grupos de biomoléculas na natureza,além de serem a mais abundante fonte de energia. A designação inicial de carboidratos ocorreu por serem hidratos de carbono.Eles podem ser chamados, de uma maneira geral, de glicídios, amido ou açúcar.Os carboidratos são classificados como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas. Exemplo de alimentos ricos em carboidratos:….

  • Proteínas, lipidios e carboidratos

    2687 palavras | 11 páginas

    sangue), Função enzimática - toda enzima é uma proteína. As enzimas são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas. Dentre as proteínas com função enzimática podemos citar, como exemplo, as lipases - enzimas que transformam os lipídios em sua unidades constituintes, como os ácidos graxos e glicerol. Função hormonal - muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica. Resumidamente, podemos caracterizar os hormônios como substãncias elaboradas pelas glândulas endócrinas….

  • BIOQUÍMICA CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS

    1961 palavras | 8 páginas

    mesma velocidade, ou seja, têm efeito diferentes no perfil glicêmico. O carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia, pois quase 100% são convertidos em glicose em • um tempo que pode variar de 15 minutos a 2 horas. • As proteínas e os lipídios não elevam a glicemia tanto quanto os carboidratos, seu efeito vai depender das • quantidades consumidas e do equilibro entre os nutrientes. Contudo, muitos alimentos essencialmente referidos como fontes de proteína ou gordura também • contêm….

  • respiração e metabolismo de LIPIDIOS

    3208 palavras | 13 páginas

    14/4/2011 UNIDADE IX – Respiração e metabolismo dos lipídios 1. Visão geral da respiração 2. Transportadores de elétrons 3. Substratos da respiração 4. Metabolismo respiratório 4.1. Carboidratos 4.1.1. Utilização de reservas 4.1.2. Glicólise e fermentação 4.1.3. Caminho oxidativo da pentose-fosfato 4.1.4. Ciclo do ácido tricarboxílico (Krebs) 4.1.5. Cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa Visão geral da respiração vegetal A fotossíntese fornece os carboidratos….

  • bioquimica METABOLISMO DE LIPIDIOS

    2268 palavras | 10 páginas

    RESPOSTAS DO QUESTIONARIO :BIOQUIMICA METABOLISMO DE LIPIDIOS 1-O QUE SÃO TRIACILGLICEROIS? Triacilglicerol é nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool) com ácidos, especialmente ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais. Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo….

  • Relatório de bioquímica - lipídios

    2106 palavras | 9 páginas

    Centro de Ciências da Saúde Departamento de Bioquímica e Farmacologia Disciplina: Bioquímica Médica Reações de Caracterização de Lipídios INTRODUÇÃO Os lipídios são uma classe de biomoléculas que possuem como característica fundamental a baixa solubilidade ou a insolubilidade em água, o que reflete algumas funções cruciais, como impermeabilidade, reserva energética com mínima quantidade de água de solvatação e configuração….

  • Reações de caracterização dos lipídios

    1959 palavras | 8 páginas

    Universidade Federal do Amazonas - UFAM Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias - ICET Curso: Farmácia Matéria: Bioquímica Acadêmico: Gabriel Paiva Rodrigues 1. Resumo O experimento realizado em laboratório teve como objetivo analisar as propriedades físicas e químicas dos ácidos graxos e triacilgliceróis, para isso foi realizado determinadas reações: Hidrólise alcalina dos triacilgliceróis, separação dos ácidos graxos, solubilidade presente nos solventes, a formação de sabões por redissolução….

  • Trabalho de Bioquimica Lipidios

    1403 palavras | 6 páginas

    Trabalho do Bioquímica – Lipídios, Óleos, Gorduras e Ceras A definição de óleos e gorduras ou lipídeos é baseada na consistência e depende do tipo de ácido graxo presente no triacilglicerol. Eles são macronutrientes que podem ser sintetizados no organismo, com exceção dos ácidos graxos essenciais, exercem funções energéticas (fornecem 9 Kcal/grama quando oxidados no organismo), estruturais e hormonais, e são encontrados tanto em fontes animais como vegetais. Alimentos de origem animal (carnes, ovos….

Trabalhos Populares

Quais as vantagens de usar triacilgliceróis como combustível armazenado?

Os triacilgliceróis ​são uma forma de armazenamento de energia nos organismos muito mais eficiente, por serem menos oxidados que os carboidratos e por exigirem pouca água de solvatação quando armazenados, porque são apolares.

Qual vantagem do armazenamento de lipídios em relação ao armazenamento de carboidratos?

Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.

Porque os triglicerídeos são as melhores formas de reserva energética?

Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia, atuando como 'combustível' para os músculos. Quando comemos, nosso corpo converte todas as calorias não utilizáveis em triglicerídeos, os quais ficam armazenados”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.

Por que é mais vantajoso para os seres vivos armazenar triacilgliceróis do que carboidratos?

Além disso, como são compostos altamente reduzidos, sua oxidação libera muito mais energia do que a oxidação da mesma quantidade de carboidratos ou proteínas. Existem duas vantagens significativas em usar triacilglicerois como combustível armazenado, em lugar de polissacarídeos como glicogênio e amido.