Quais os impactos negativos causados pelas queimadas descontroladas?

3287 palavras 14 páginas

Fundação de Ensino Superior de Passos Faculdade de Engenharia de Passos – FEP Faculdade de Engenharia de Produção – 2º Período Ecologia

Impactos ambientais causados por queimadas

Alunos: Priscila Brito Souza Andréa Apª Custodio Denilson Francisco Xavier Maria Albina Profª: Tânia Telles

Passos, 2011.

Tema: Impactos ambientais causados por queimadas.

2

1.0 Introdução

Impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. Os impactos ambientais causados por queimadas é o maior fator que preocupa os órgãos ambientais, pois as queimadas são praticadas na preparação do solo para a agricultura, e as secas são as principais causas do alastramento do fogo nas matas do país. As queimadas prejudicam o solo, pois além de destruir toda a vegetação, o fogo também acaba com nutrientes e com os minúsculos seres (decompositores) que atuam na decomposição dos restos de plantas e animais. Todos os anos, mesmo que Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíba as queimadas a um aumento no número de incêndios em florestas nativas, reservas indígenas, e parques, esses incêndios propositais alastram-se por campos e matas ressecadas por uma longa estiagem. No Brasil, as queimadas estão associadas aos sistemas de produção mais primitivos, como os de caça e coleta dos indígenas e de pequenos produtores rurais. A falta de informação sobre métodos menos agressivos à natureza, provoca confusão entre as queimadas tropicais e os incêndios florestais. Mais de 98% das queimadas praticadas no Brasil são de natureza agrícola. O agricultor decide quando e onde queimar. É uma prática controlada, desejada e faz parte do sistema de produção. Já os incêndios florestais são de natureza acidental, indesejados e difíceis de controlar, pois assolam, na maioria


Relacionados

  • Impactos ambientais-queimadas e desertificação

    870 palavras | 4 páginas

    1- Introdução: Impactos ambientais são as alterações ou desequilíbrios no meio ambiente que se dão por meio de uma determinada ação ou atividade humana. O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Dele extraímos os recursos para a nossa sobrevivência, como a água e a comida. Sem falar de sua influência na economia e na política. Devido ao uso abusivo que estamos fazendo dele, várias conseqüências estão aparecendo como desertificação, diminuição da biodiversidade, erosão, inversão….

  • Impacto das Queimadas Descontroladas no Distrito de Milange

    3089 palavras | 13 páginas

    inesgotável. O trabalho em estudo, tem como tema: ˝Estudo do impacto ecológico das queimadas descontroladas na localidade de Dulanha Posto administrativo de Mongue-Milange˝. As queimadas descontroladas em Moçambique causam problemas ambientais, devido a produção excessiva de dióxido de carbono, assiste-se o desflorestamento de grandes áreas, as queimadas descontroladas que tem tido um impacto destruidor para a natureza e biodiversidade. As queimadas descontroladas quando ocorrem sem nenhum controlo e sem….

  • Sintese do Artigo ''Impactos Ambientais das queimadas de cana de açucar''

    290 palavras | 2 páginas

    de açúcar sendo muito benéfico, devemos ficar atentos a algumas questões, como os impactos ambientais causados pelas queimadas. Infelizmente a pratica da queimada ainda é muito utilizada no Brasil com a finalidade de facilitar as operações de colheitas. A queimada resume-se em atear fogo no canavial para promover a limpeza das folhas secas e verdes que são consideradas matéria prima descartável. Através das queimadas da palha da cana de açúcar vem as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera….

  • Segurança do trabalho

    3617 palavras | 15 páginas

    BREVE HISTÓRICO DAS QUEIMADAS: O uso do fogo na agricultura é condenado há mais de um século pelos manuais de conservação do solo e edafologia, pelas conseqüências negativas por ele provocadas na produtividade da terra. No entanto é milenar a utilização da queimada para a retirada de florestas e campos, visando à implantação de pastagens e lavouras ou mesmo para a edificação de vilas e cidades, com influência direta na formação de semi-áridos e desertos. Há inúmeros relatos de verdadeiros desastres….

  • Artigo: impacto da colheita mecanizada

    12759 palavras | 52 páginas

    Documentos ISSN 0103-78110 Dezembro, 2010 77 Queimada na colheita da cana-de-açúcar: impactos ambientais, sociais e econômicos ISSN 0103-78110 Dezembro, 2010 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Monitoramento por Satélite Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 77 Queimada na colheita da cana-de-açúcar: impactos ambientais, sociais e econômicos Carlos Cesar Ronquim Embrapa Monitoramento por Satélite Campinas, SP 2010 Exemplares desta….

  • erosao dos solos

    2002 palavras | 9 páginas

    1. Introdução As queimadas descontroladas constituem um dos grandes factores de destruição dos recursos naturais e contribuem para mudanças climáticas, devido a emissão de gases com efeitos de estufa. Na maioria dos países do mundo, em particular da Africa Sub-Sahariana, as queimadas fazem parte de modo de vida das populações Rurais como meio de gestão da terra e dos recursos naturais. Muitas destas queimadas acabam tornando-se descontroladas, devidos as proporções que atingem, por desconhecimento….

  • Queimadas e desmatamento

    831 palavras | 4 páginas

    Queimadas e Desmatamentos Confundidas freqüentemente com incêndios florestais, as queimadas são também associadas ao desmatamento. Na realidade, mais de 95% delas ocorrem em áreas já desmatadas, caracterizadas como queimadas agrícolas. Os agricultores queimam resíduos de colheita para combater pragas, como as provocadas pelo bicudo do algodão, para reduzir as populações de carrapatos ou para renovar as pastagens. O fogo também é utilizado para limpar algumas lavouras e facilitar a colheita….

  • Ciencia

    373 palavras | 2 páginas

    na Amazônia no Estado do Acre Os problemas ocasionados pela poluição do ar, em decorrência das queimadas dentro e fora do Estado do Acre, causam sérios prejuízos ao bem-estar (saúde e comodidade) da sociedade acreana. Dado que as queimadas causam malefícios à sociedade, principalmente, à saúde dos cidadãos, a mensuração do valor monetário que esta estaria disposta a contribuir para diminuir seus impactos, constitui importante informação para determinação dos prejuízos causados à população, bem como….

  • QUEIMADAS

    1168 palavras | 5 páginas

    O USO DAS QUEIMADAS NA AGRICULTURA RESUMO A referente pesquisa apresenta a temática do uso de queimadas nos processos agrícolas. O objetivo deste estudo é demostrar e correlacionar os impactos que as queimadas causam no ambiente natural, especificamente nas áreas rurais, contextualizando o uso do fogo pela agricultura familiar de subsistência como forma de preparação do solo para o plantio. A metodologia utilizada é através de revisão de literatura. Este estudo irá explanar os pontos positivos….

  • queimadas

    2060 palavras | 9 páginas

    COLÉGIO ESTADUAL BERNARDO SAYÃO EJA: Educação de Jovens e Adultos Aluno (a): Nilsa Bernardes dos Santos Guimarães IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS QUEIMADAS URBANAS NO ESTADO DO TOCANTINS PEQUIZEIRO 2014 NILSA BERNARDES DOS SANTOS GUIMARÃES IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS QUEIMADAS URBANAS NO ESTADO DO TOCANTINS Trabalho apresentado para avaliação das disciplinas de Química, Matemática, História, Geografia, Física e Biologia. 2º….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os impactos negativos causados pelas queimadas?

As queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH (potencial hidrogeniônico) do solo. Diminui a capacidade de absorção de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação.

Quais são os impactos das queimadas no meio ambiente?

As queimadas são problemas ambientais que ocorrem durante o ano todo, tendo na estiagem que segue até o mês de outubro, a época com maior incidência, destruindo vegetações e matando animais. Pode também, destruir áreas produtivas como lavouras e pastagens, provocando grandes prejuízos.

Quais são as consequências mais preocupantes acarretados pelas queimadas?

Alteração das condições de temperatura e umidade e presença de vapor d'água na atmosfera — chuva; Emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa; Alterações climáticas mundiais; Danos à saúde, como aumento de doenças respiratórias.

Quais as consequências que as queimadas produzem?

aumento da erosão dos solos; desequilíbrio ecossistêmico e transformação de ciclos naturais, como o da água; emissão de poluentes na atmosfera e aumento do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.