Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

SÃO PAULO – Funcionários perfeitos nem sempre são aqueles que amam seus empregos. Muitas vezes, os queridinhos dos chefes não têm a menor ideia de seu status – principalmente em empresas que não possuem um bom programa de feedback.

Para ajudar, o site Business Insider separou uma lista de características que a grande maioria dos chefes adora. Se você as possui, pode ficar um pouco mais confiante neste sentido:

1. Bom relacionamento com os colegas

Ser uma pessoa agradável e se dar bem com os demais funcionários pode significar alinhamento com a cultura da empresa.

2. Honestidade

Integridade é palavra chave no ambiente de trabalho. Falar francamente e trabalhar com honestidade é essencial para ser um bom funcionário. Isso, claro, se a empresa não tiver um ambiente tóxico onde as pessoas tendem a “puxar tapetes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Disposição

Pessoas incansáveis são as que mais se destacam no ambiente corporativo. Isso porque a maioria de nós simplesmente se contenta com o “bom” ou “necessário”. Ter disposição acima da média é sempre buscar resultados melhores, adquirir novos conhecimentos e nunca estar parado.

4. Responsabilidade

Aceitar desafios e realizar tarefas por si pode ser importante em ambientes de trabalho íntegros.

5. Personalidade confiável

Favoritos dos chefes nunca deixam de realizar tarefas e funcionam como reloginhos. Se seus superiores podem contar com você e sabem disso, ponto positivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6. Facilidade com as políticas do ambiente

Cada local de trabalho tem características próprias, e os melhores funcionários, do ponto de vista dos chefes, são aqueles que sabem se adaptar às mesmas.

7. Didática

Saber ajudar seus pares a realizar os próprios trabalhos é outro ponto positivo e que chama atenção dos superiores.

8. Proatividade

Pessoas que resolvem assuntos antes da cobrança são valorizadas em equipes.

9. Voz

Comunicação é importante. Dividir opiniões com clareza é mais um passo para ser notado pelos superiores.

10. Constância

Realizar tarefas até o final, sem que nada fique incompleto, é uma característica mais rara do que parece. Gestores valorizam pessoas que dizem quais são seus próximos passos e cumprem o que disseram.

11. Rigor

Ser simpático é agradável, mas pessoas sérias e rigorosas se tornam os funcionários modelo na maioria dos casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

12. Limite

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso trabalhar mais do que seu corpo e sua mente aguentam para ganhar destaque em um ambiente de trabalho saudável.

13. Autoconhecimento

Os melhores colegas de trabalho são aqueles que conhecem as próprias fraquezas e trabalham sem arrogância. Além de melhorar o relacionamento interpessoal, o essa característica permite aprendizado constante.

O desenvolvimento pessoal e profissional estão diretamente conectados e são igualmente importantes, porque as organizações de hoje não exigem somente diploma, mas experiência, maturidade, caráter e demais atributos que possam comprovar a qualidade do profissional.

Apesar de estarem conectados eles são diferentes, o desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento interno e o desenvolvimento profissional foca no aprendizado que o leve a conquistar posições maiores em sua carreira.

Nessa perspectiva, o indivíduo que não evolui tanto pessoal como profissionalmente tende a ficar para trás, sendo fundamental entender o assunto e ficar a par das principais características que empresas observam nos dois âmbitos. Se você se preocupa com a sua carreira e quer conhecer algumas dicas sobre desenvolvimento pessoal e profissional, é só conferir os próximos parágrafos!

Desenvolvimento profissional

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

O desenvolvimento profissional abrange qualquer competência técnica, ou seja, todo o aprendizado que é voltado para capacitar o profissional a empregar os meios e recursos para atingir resultados. 

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

Em outras palavras, tudo aquilo que tem como objetivo ampliar a sua visão e capacidade profissional pode ser considerado desenvolvimento profissional. Ele pode acontecer por meio de treinamentos, formação acadêmica, cursos livres, cursos técnicos e etc.

É possível considerar como desenvolvimento profissional:

  • Treinamento para conhecer a ferramenta Office;
  • Técnico em RH;
  • Curso livre de idioma;
  • Graduação de administração;
  • Pós-graduação em marketing.

Desenvolvimento pessoal

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

Apesar de o nome “desenvolvimento pessoal” dar a entender ser algo restrito ao âmbito particular, este desenvolvimento também se refere ao âmbito profissional, porém ao contrário do anterior este envolve habilidades e competências mais comportamentais e naturais, estando bastante relacionada aos traços de personalidade de cada pessoa.

Alguns exemplos de desenvolvimento pessoal:

  • Inteligência emocional;
  • Espírito de liderança;
  • Aprendizagem contínua;
  • Comunicação assertiva;
  • Inovação e criatividade.

Vale destacar que qualquer habilidade do contexto desenvolvimento pessoal pode ser adquirida e aperfeiçoada com treino, através de um plano de desenvolvimento individual. A prática possibilitará que a habilidade objetivada se torne cada vez mais natural.

Desenvolvimento pessoal vs profissional

Ambos os desenvolvimentos (pessoal e profissional) focam em ampliar hard skills e soft skills de cada pessoa. 

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

Mas o desenvolvimento profissional, especificamente, diz respeito a aquisição e aperfeiçoamento relacionados à carreira, que irão tornar o profissional mais qualificado.

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal se refere ao progresso como um todo, focando no aprimoramento contínuo de aspectos relacionados ao físico, emocional, psicológico, comportamental, espiritual e interpessoal.

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Se você entende isso e quer saber quais ações deve ter para se desenvolver pessoal e profissionalmente, confira as próximas dicas!

1. Identifique seus objetivos

Antes de tudo é necessário que tenha ciência sobre quais habilidades pessoais e profissionais deseja adquirir. Pense: quais elementos agregariam para a sua vida profissional? 

Anote em um bloco de notas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso constante para fazer desse interesse uma meta, com prazos a serem cumpridos. Planejamento estratégico pessoal é fundamental para tornar um objetivo alcançável.

2. Mapeie quais alternativas você pode utilizar

A tecnologia atual possibilita que busque o desenvolvimento pessoal e profissional de diversas maneiras. É possível contar com livros, e-books, cursos on-line e off-line, podcast, seminários, treinamentos, gamificação, TEDx e diversas outras formas.

Algumas dessas opções são totalmente gratuitas, sendo necessário investir somente o tempo para adquirir tal aprendizado necessário e, consequentemente, se destacar como profissional no mercado.

Se sua dificuldade está exatamente em separar um tempo para se desenvolver, pense em possíveis circunstâncias que possa aproveitar. Use seu tempo no metrô para ler um livro ou ouvir um podcast; troque a rede social por um TEDx. 15 minutos que separe do seu tempo são suficientes para aprender ou aperfeiçoar alguma competência ou habilidades.

3. Faça network

Se relacionar com pessoas que dispõem de interesses parecidos com os seus ou que estejam na mesma área de atuação, é uma maneira de se aproximar do contexto que deseja estar inserido e aprender com isso, portanto fazer network é uma etapa essencial para garantir que a disposição para buscar por desenvolvimento pessoal e profissional permaneça e, melhor, para que acelere ainda mais o processo.

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

4. Aprenda com os feedbacks e erros

Como já foi compartilhado, são diversas as formas de se desenvolver pessoal e profissionalmente, os feedbacks e erros também se enquadram nessas possibilidades, pois através deles é possível ter retorno sobre ações, comportamentos e resultados, tanto bons quanto ruins. 

Através dessas informações, que vêm diretamente do âmbito empresarial, é possível ter ainda mais ciência sobre os pontos positivos e pontos de melhoria.

5. Mindset

Para que a busca do desenvolvimento pessoal e profissional gere frutos, é preciso estar comprometido com o aprendizado, dedicar tempo; ter constância; não se cobrar muito; respeitar o processo; aceitar a necessidade de desconstruir certas perspectivas e dar chance para novos entendimentos.

Portanto, o desenvolvimento pessoal e profissional não tem haver somente ao interesse de se aperfeiçoar, mas está relacionado à mudança de pensamento, ao entendimento de que quando se está apto a passar por esse processo, uma nova perspectiva com relação a si e ao mundo irá surgir.

6. Predisposição ao desconhecido

Predisposição ao desconhecido é ter interesse em conhecer e experimentar coisas novas. Sem isso é quase que impossível evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar sua vida, porque é através de novos caminhos que se tem acesso a outras perspectivas.

Basicamente, as ferramentas que precisa dispor para construir seu desenvolvimento pessoal e profissional são planejamento estratégico individual, constância, mindset e força de vontade. Se você dispõe dessas características, então já está pronto para passar pelo processo, basta saber o que deseja desenvolver e partir para a ação.

Vale lembrar que o mercado atual valoriza algumas habilidades comportamentais mais do que outras, principalmente para os cargos com os melhores salários. Se você quer saber quais são essas competências, nós temos um artigo específico sobre o assunto, confira: As 5 habilidades comportamentais mais valorizadas atualmente.

Quais são as características que um profissional de cobrança deve ter *?

Perguntas Frequentes:

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

1. Identifique seus objetivos
2. Mapeie quais alternativas você pode utilizar
3. Faça network
4. Aprenda com os feedbacks e erros
5. Mindset
6. Predisposição ao desconhecido

Quais as principais características que o profissional de cobrança deve ter?

Capacidade de ouvir Principalmente em cobrança, onde situações diversas podem influenciar o resultado. De fato, o bom profissional sabe que sua assertividade será proporcional ao entendimento dos argumentos da outra parte. Por isso mesmo ele dá tanta importância a esta habilidade.

Qual é o perfil de um profissional de cobrança?

Ter capacidade de se comunicar Na verdade, uma cobrança de sucesso começa com uma atitude de quem se coloca à disposição para ajudar. O contato de uma empresa com o objetivo de liquidar débitos junto aos devedores certamente não é esperado, tampouco recebido com entusiasmo.

O que é preciso para trabalhar com cobrança?

Pessoalmente, considero fundamental para o sucesso do analista de cobrança saber sobre legislação, técnicas de abordagem e negociação. Além disso, deve também conhecer bem o produto e o perfil do cliente que será cobrado. Por exemplo, e só para provocar um pouco, compare o profissional da cobrança com um bom vendedor.

Quais são as funções do setor de cobrança?

Um setor de cobrança é, basicamente, uma área específica que cuida das faturas em aberto, faz o contato com clientes inadimplentes e renegocia dívidas. Além disso, esse setor é responsável pela prevenção da inadimplência, tomando ações e estratégias para minimizar ao máximo o Churn.