Por que carboidratos e lipídios são considerados nutrientes energéticos?

Alimentos e nutri��o 

Tudo que comemos � aproveitado pelo organismo? Como � a composi��o dos alimentos?

Chamamos de nutriente toda subst�ncia que � indispens�vel ao crescimento, desenvolvimento e manuten��o das fun��es vitais dos organismos vivos. H� dois tipos de nutrientes conforme a abund�ncia:

MACRONUTRIENTES: componentes necess�rios diariamente e em grande quantidade. Pertencem a tr�s grupos: carboidratos, prote�nas e lip�deos (ou gorduras).

MICRONUTRIENTES: componentes requeridos em pouca quantidade e incluem as vitaminas e v�rios elementos minerais.

Nem sempre, todos os macronutrientes est�o contidos em um mesmo alimento. Quando comemos um p�o franc�s, feito de farinha, �gua e �leo ou banha estamos ingerindo carboidratos (proveniente da farinha) e lip�deos (provenientes do �leo ou banha), al�m de �gua. Por�m, se estivermos comendo um bolo (que tamb�m pode conter ovos e leite), haver� acr�scimo de prote�nas j� que s�o componentes dos ovos e do leite. O leite, que parece ser um alimento bem simples, tem todos os tr�s tipos de macronutrientes. Portanto, podemos concluir que existe uma uniformidade entre diferentes alimentos quando analisados por sua constitui��o qu�mica. No entanto, ao analisarmos um alimento � sempre bom saber qual a porcentagem de cada nutriente na sua composi��o. Veja na tabela abaixo a propor��o de macronutrientes no leite de vaca.

Composi��o do leite

 Valores percentuais (%)

�gua

88,0 a 90,0

Prote�na

3,5 a 4,0

Gordura

2,9 a 3,5

Carboidrato

4,5 a 5,0

Para que servem e onde s�o encontrados os carboidratos?

Os carboidratos s�o considerados os grandes fornecedores de energia das dietas. S�o exemplos de carboidratos o a��car caseiro (sacarose) e o amido, contido nos gr�os. Al�m destes, podemos relacionar o a��car do leite (lactose) e o glicog�nio, encontrado nas carnes. Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias (unidade de energia) para o organismo. A forma mais simples de carboidrato, de grande import�ncia para o organismo, � a glicose. Quase todos os carboidratos, com raras exce��es, t�m glicose na sua forma��o. A glicose � utilizada diretamente pelas c�lulas como fonte de energia.

Para que servem e onde s�o encontradas as prote�nas?

As prote�nas s�o subst�ncias fundamentais para a forma��o n�o s� de tecidos do organismo como de outros elementos como, por exemplo, enzimas, que participam da digest�o e horm�nios, que regulam v�rias fun��es. Al�m disso, podem atuar como transportadores tanto nas membranas celulares como no pr�prio sangue. As prote�nas s�o formadas de amino�cidos. Cada uma delas pode apresentar um arranjo diferente de amino�cidos, entre os 20 amino�cidos j� descritos. O amino�cido �, portanto, a unidade b�sica das prote�nas. As prote�nas s�o encontradas em alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite e em produtos vegetais, como leguminosas, cereais, frutas e vegetais. As prote�nas, como os carboidratos, podem ser consideradas fontes de energia, fornecendo 4 kcal/g. No entanto, s�o a �ltima fonte a ser usada nos casos de defici�ncia energ�tica.

Para que servem e onde s�o encontrados os lip�deos?

Os lip�deos tamb�m s�o grandes fornecedores de energia, al�m de fazer parte de estruturas como a membrana celular e serem precursores de horm�nios. Os lip�deos  incluem, principalmente, �leos e gorduras, al�m das vitaminas lipossol�veis (vitaminas A, D, E e K). Fazem parte dos lip�deos os �cidos graxos e o glicerol. Os �cidos graxos constituem uma importante fonte de energia que pode ser utilizada por quase todas as c�lulas do organismo. Os lip�deos ingeridos, ap�s sofrerem v�rias modifica��es, podem ser armazenados no tecido adiposo, funcionando como uma reserva de energia a ser acionada em caso de necessidade. Cada grama de lip�deo fornece 9 kcal de energia.

A quantidade e, em menor grau, o tipo de alimento necess�rio para uma nutri��o adequada varia ao longo das diferentes fases da vida como, por exemplo, na inf�ncia, adolesc�ncia ou gravidez. Veja a representa��o gr�fica do equil�brio alimentar representada pela pir�mide alimentar.


Alimentação equilibrada deve ser muito variada, colorida e ter proporções adequadas dos macronutrientes, distribuídos entre 4 e 6 refeições diárias

Cada vez mais a população tem se preocupado com a qualidade e não só com a quantidade dos alimentos ingeridos. A alimentação equilibrada, aliás, deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas de carboidratos, proteínas e lipídios, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias.

Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.

Por que carboidratos e lipídios são considerados nutrientes energéticos?
Carboidratos e proteínas: macronutrientes fundamentais na alimentação (Foto: Getty Images)

Carboidratos
- Componentes de 50 a 60 % da dieta, os carboidratos fornecem energia (cérebro é um órgão totalmente dependente de glicose) e melhoram a recuperação muscular pós atividade. Cada 1g fornece 4 Kcal às células do corpo. Estão presentes nos pães, hortaliças A (folhas)/B (legumes) e C (batata, aipim, inhame), cereais, macarrão, frutas, leguminosas.

Lipídios 
- Componentes de 20 a 30 % da dieta, a maior fonte de energia para o corpo. Cada 1g fornece 9 Kcal. Ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K

Podem ser divididos em:

Gorduras boas
- ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Pará;
- ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3: semente de linhaça, arenque, óleo de bacalhau, atum, salmão, sardinha, cavalinha, espinafre, couve e rúcula;
- ácidos graxos Ômega 6: óleo de soja, milho, girassol e algodão.

Gorduras ruins
- ácidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dendê, carne de boi gorda, toucinho, óleo de coco
- Gordura trans: margarinas sólidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, produtos de panificação (folheados, croissants), congelados industrializados.

Elimine as indesejáveis gorduras e evite as doenças cardiovasculares

Proteínas 
- Constituem de 15 a 20 % da dieta. Maiores componentes estruturais das células do corpo humano. As proteínas são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia. Cada 1g fornece 4 Kcal. Estão presentes em: carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, soja, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) e embutidos/frios.

Por que carboidratos e lipídios são considerados nutrientes energéticos?

saiba mais

  •  Dietas radicais reduzem desempenho físico e afetam a saúde de corredoras
  •  Os benefícios dos alimentos integrais
  •  Fuja das dietas da moda e adote um programa adequado para emagrecer
  •  Alimentos termogênicos carregam polêmica, mas dão disposição extra
  •  Veja os alimentos que prometem melhorar a imunidade dos atletas

Por que os carboidratos e lipídios são considerados nutrientes energéticos?

Nutrientes energéticos Sua principal função é fornecer energia às células. Os grupos alimentares com este tipo de nutrientes, são: carboidratos e lipídios. Carboidratos: responsável por fornecer, no mínimo, 50% de energia para o nosso organismo. Por isso, é tão perigoso praticar uma dieta baseada em proteínas.

Por que dizemos que os carboidratos são alimentos energéticos?

O principal nutriente desse grupo alimentar é o carboidrato. Isso porque nosso organismo é programado para priorizá-lo como fonte de energia, sendo usado por nós antes das proteínas e das gorduras.

Qual é a função dos nutrientes energéticos e carboidratos e gorduras?

Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.

Por que os lipídios liberam mais energia que os carboidratos?

Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.