Quais são as vantagens de usar os lipídios como fonte de armazenamento energético?

Os lipídios, substâncias de baixa solubilidade em água, são encontrados em grande quantidade em animais e vegetais.

Quais são as vantagens de usar os lipídios como fonte de armazenamento energético?
Os favos advêm da cera produzida pelas abelhas

Os lipídios são substâncias que se caracterizam pela sua baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos, como o álcool e o éter. A sua grande maioria deriva ou possui, na sua estrutura, a presença de ácidos graxos e é caloricamente mais densa que os carboidratos.

Funções dos lipídios

Os lipídios são substâncias encontradas em todos os seres vivos, sendo abundantes em vegetais e animais. Eles desempenham importante papel na sobrevivência dos organismos, além de terem ampla aplicação econômica. Entre as principais funções dos lipídios, destacam-se:

-Reserva de energia;

-Componente das membranas celulares;

-Transporte de nutrientes e vitaminas lipossolúveis;

-Isolante térmico;

-Isolante que permite a condução do impulso nervoso;

- Protege contra impactos;

-Precursor de hormônios;

-Melhora sabor e textura de alimentos.

Lipídios de importância biológica

Glicerídios – São lipídios que atuam como reserva energética e isolante térmico, além de amenizarem impactos mecânicos. Óleos e gorduras são exemplos de glicerídios e podem ser classificados de acordo com o seu ponto de fusão. Gorduras são lipídios sólidos, na temperatura ambiente, obtidos a partir de animais. Já os óleos são lipídios líquidos, na temperatura ambiente, obtidos a partir de produtos vegetais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ceras – Atuam como importantes substâncias impermeabilizantes. São comuns em folhas e frutos, mas também são produzidas por animais, como é o caso das aves e das abelhas.

Esteroides – Destacam-se por não possuírem ácidos graxos em sua estrutura, sendo bastante diferentes dos outros lipídios. Como exemplo de esteroides, podemos citar os hormônios sexuais e o colesterol. Sem dúvidas, o esteroide mais conhecido e mais importante é o colesterol, que, apesar de ser fundamental para o organismo, está bastante relacionado com problemas cardíacos.

Fosfolipídios – Lipídios que possuem fosfato em sua estrutura e são encontrados nas membranas celulares e no tecido nervoso.

Carotenoides – São importantes pigmentos fotossintetizantes que, além de participarem desse processo, dão coloração a frutos, flores e outras partes vegetais. A coloração gerada pelos carotenoides vai do amarelo ao vermelho.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quais são as vantagens de usar os lipídios como fonte de armazenamento energético?

 Quando o assunto é alimentação, a maioria das pessoas tem uma dica ou opinião para compartilhar com as outras, o que é perfeitamente normal, visto que as nossas vidas dependem da alimentação para serem mantidas. Entretanto, é necessário ter cuidado com a fonte e a veracidade dessas informações, antes de sair aplicando tudo que ouvimos ou lemos pela frente.

      Talvez você já tenha ouvido falar que comer carboidratos em tal hora do dia é melhor ou pior, ou que a dieta da proteína faz isso ou assado com o nosso corpo, ou ainda, que as gorduras devem ser aumentadas ou diminuídas para ter resultados melhores nos exames de saúde. A verdade é que a nossa alimentação, assim como a vida, precisa de equilíbrio e ter um pouco de tudo, sem vangloriar ou demonizar quaisquer alimentos. Além disso, cada indivíduo é único, e as recomendações passadas para uma determinada pessoa podem não valer para você.

Mas, afinal, o que são carboidratos, lipídios e proteínas ?

       Carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras) são os principais substratos de energia para o nosso corpo, os quais são oriundos através da nossa alimentação. Entre os carboidratos mais presentes na dieta de seres humanos estão o amido, a sacarose, a lactose, frutose e a glicose. O amido é a forma de armazenamento de carboidrato presente nos vegetais, sendo o principal carboidrato da nossa alimentação. Cada grama de carboidrato fornece em média 4kcal.

       Depois que o carboidrato é ingerido, ocorre a sua “quebra” em estruturas menores chamadas de monossacarídeos, a fim de facilitar a absorção pelo organismo. O principal monossacarídeo produzido é a glicose, a qual é utilizada para fornecer energia para as diferentes funções do corpo. A glicose também pode ser armazenada em locais como o fígado e músculos na forma de glicogênio, o qual será responsável de fornecer a energia para o corpo em estado de jejum.

      As proteínas são formadas por aminoácidos unidos em cadeias lineares. Quando ocorre a sua digestão, as proteínas, então, são quebradas nos aminoácidos que as constituem para que sejam absorvidos no sangue. Aqui, existe a denominação de aminoácidos essenciais e  não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem estar presentes na nossa alimentação pois o corpo não consegue produzir. Entre os aminoácidos essenciais estão lisina, isoleucina, leucina, treonina, valina, triptofano, fenilalanina, metionina e histidina. 

       A combinação de arroz com feijão é fonte de dois desses aminoácidos essenciais, a metionina e a lisina, além de outros nutrientes importantes, como já comentamos aqui no blog. Os aminoácidos não essenciais também são igualmente importantes para nosso organismo, no entanto nós conseguimos sintetizá-los. Cada grama de proteína pode fornecer, assim como os carboidratos, até 4 kcal. 

      Uma questão interessante de entender é que se a ingestão de proteína for baixa ou se faltar algum aminoácido essencial na nossa alimentação, nosso corpo não vai conseguir produzir as proteínas que geralmente produz para o seu bom funcionamento e os aminoácidos não usados vão ser excretados, o que chamamos de balanço nitrogenado negativo. Se essa situação persistir por muito tempo, a função corporal será diminuída. A boa notícia é que pessoas saudáveis vão ter equilíbrio nesse cálculo, ou seja, não vão ter balanço negativo nem positivo! Mais um indicativo de que o equilíbrio significa saúde.

       Em relação às gorduras, elas são lipídios formados pelos triglicerídeos. A sua digestão é mais complexa que a dos carboidratos e das proteínas, pois não são muito solúveis em água, por isso, quando comemos uma refeição muito rica em gorduras, sentimos nosso estômago pesado por mais tempo. Após a sua digestão, as gorduras se transformam em triglicerídeos, os quais são “empacotados” nos quilomícrons, e são transportados pelo corpo. É na forma de triglicerídeos, também, que ficam armazenados no tecido adiposo, como forma de estoque de energia. Cada grama de gordura que ingerimos pode fornecer até 9kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas.

     A grande maioria dos ácidos graxos (gorduras) podem ser sintetizados pelo nosso organismo a partir de carboidratos e proteínas, porém, existe um grupo seleto que deve ser obtido através da nossa alimentação, os quais são chamados de ácidos graxos essenciais.  É o caso dos famosos ômega-3 e ômega-6, os quais são importantes funções imunológicas e anti-inflamatórias do nosso corpo. Já falamos sobre isso aqui no nosso blog também! 

   Como vimos, o equilíbrio entre todos os elementos da nossa alimentação se refletirá no equilíbrio da nossa saúde e do nosso corpo. Por isso, pense muito antes de reproduzir discursos que vangloriem ou demonizem determinados alimentos. Não existem alimentos milagrosos! Acompanhem nossas postagens para ficarem mais informados sobre alimentação e nutrição!

.

Fabiana Tanabe
Nutricionista – CRN 2 9727

.

Referências

Smith, Colleen. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica / Colleen Smith, Allan D. Marks, Michael Lieberman; tradução Ângela de Mattos Dutra … [et al.]. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

Sociedade Vegetariana Brasileira. Departamento de Medicina e Nutrição. Guia Alimentar De Dietas Vegetarianas Para Adultos. Florianópolis: SVB, 2012.

Slywitch, Eric. Tudo que você precisa saber sobre nutrição vegetariana. 2ª ed. Florianópolis: SVB, 2018.

Quais são as vantagens de usar os lipídeos como fonte de armazenamento energético?

Função dos lipídios Confira as mais importantes: armazenamento de energia, uma vez que cada grama de lipídios contém 9 quilocalorias de energia; isolamento térmico, essencial para a manutenção da temperatura corporal, sendo essencial para suportar baixas temperaturas.

Qual a importância dos lipídios como fonte energética?

Os lipídios são os principais depósitos de energia. Constituem o combustível celular ideal, pois cada molécula carreia grandes quantidades de energia por unidade de peso. Podem ser encontrados livres nas células como reserva energética e são as moléculas mais eficientes como reserva energética.

Quais as vantagens dos lipídios?

Os lipídios são as gorduras que os alimentos apresentam e que trazem benefícios para a saúde, especialmente aqueles que tem origem vegetal e animal. O consumo dos lipídios auxilia no desenvolvimento e manutenção no organismo, atuando como reserva de energia, isolante térmico e no auxílio na absorção de vitaminas.

Quais as vantagens em se armazenar energia na forma de lipídeos em nosso organismo ao invés de armazenar carboidratos?

Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.