As amplitudes térmicas são maiores no interior dos continentes do que na costa porque

  1. Home
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Maritimidade e continentalidade

As amplitudes térmicas são maiores no interior dos continentes do que na costa porque

Matemática do Zero

Matemática do Zero | Fração e tipos de fração

Nessa aula veremos o que é uma fração, o significado de uma fração, como se lê uma fração e os tipos de fração (própria, imprópria e aparente).

Outras matérias

As amplitudes térmicas são maiores no interior dos continentes do que na costa porque

Matemática

Área da esfera

Clique para aprender a calcular a área da esfera.

As amplitudes térmicas são maiores no interior dos continentes do que na costa porque

Inglês

Estrangeirismo

Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."

As amplitudes térmicas são maiores no interior dos continentes do que na costa porque

História

Crise de 1929

A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!

Ouça este artigo:

Os fenômenos da maritimidade e continentalidade estão relacionados com a interferência da proximidade ou distância de um determinado local com relação às grandes quantidades de água, tais como os oceanos ou mares.

As grandes massas de água possuem a característica de reter o calor dos raios solares por mais tempo do que o solo. Assim como, também, possuem a característica de resfriar mais lentamente.

Isso acaba interferindo no clima das regiões próximas, tais como as regiões costeiras.

Como a água retém calor por mais tempo que o solo, a temperatura das regiões litorâneas se mantém praticamente constante, pois de dia enquanto ainda está quente, a água absorve o calor do sol e, à noite, quando deveria estar frio, a irradiação lenta do calor absorvido pela massa de água faz com que o ar em torno se aqueça, mantendo a temperatura.

Essa é a “maritimidade”. Regiões que estão expostas a este efeito, possuem baixa amplitude térmica anual e diurna (pouca variação da temperatura ao longo do ano, e entre a temperatura de dia e de noite) e invernos menos rigorosos.

Já a continentalidade é o contrário. Quanto mais distante do litoral (ou mais no interior dos continentes), maior é a amplitude térmica de determinada região. Ou seja, devido à rapidez com que o solo irradia calor e baixa capacidade de absorção, os invernos são mais rigorosos e a diferença de temperatura entre o dia e a noite também é grande.

A proximidade dos oceanos também acaba interferindo na quantidade de precipitações, fazendo com que as regiões litorâneas tenham taxas de precipitação maiores que as regiões interiores dos continentes, devido à grande evaporação e condensação.

São esses fatores climáticos (continentalidade e maritimidade, além de outros, é claro) que fazem com que os invernos sejam mais rigorosos no hemisfério norte do que no hemisfério sul, já que o hemisfério norte possui uma quantidade muito maior de terras emersas, fazendo com que boa parte dele sofra os efeitos da continentalidade.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/maritimidade-e-continentalidade/

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ouça este artigo:

Quem nunca ouviu na previsão do tempo das televisões falando que em determinado local a previsão era de mínima de tantos graus e máxima de tantos outros graus? Quem nunca percebeu que a temperatura varia em um mesmo dia? Ao longo do ano a variação é muito maior. Todos nós já falamos ou ouvimos falar sobre a amplitude térmica sem, no entanto, sabermos disso.

A amplitude térmica nada mais é do que a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima de um determinado local ao longo de um determinado tempo. Vamos supor que no Rio de Janeiro ao longo de uma semana a temperatura mínima foi 20º e a máxima foi de 25º, então a amplitude térmica do Rio de Janeiro naquela semana foi de 5º.

É importante relembrar que esta variação de temperatura, conhecida amplitude térmica, pode ser contada em qualquer localidade, bem como em qualquer período de tempo (diária, semanal, mensal, anual), sendo que alguns fatores influenciam diretamente na amplitude térmica de um local. Um dos principais elementos é a maritimidade e continentalidade.

A proximidade de um determinado local em relação aos mares e oceanos (maritimidade) ou a distância em relação aos mesmos por se situar em parte mais central/interiorana do continente (continentalidade) possuem grande influência na amplitude térmica, pois as águas marítimas/oceânicas servem como moderadores da temperatura, amenizando as variações de temperatura. Basta lembrarmos que a água resiste melhor às mudanças de temperatura do que os sólidos secos como a terra, sendo muito comum nas escolas o uso da experiência de aquecer uma panela com água e aquecer uma panela seca ou com um sólido seco como farinha. Em pouco tempo a panela seca estará queimando, enquanto a com água demorará muito mais.

Esta diferença de comportamento entre a água e a terra em relação ao calor, afeta diretamente o clima e, por isso, teremos uma amplitude térmica muito superior no clima tropical continental do que no seu clima costeiro correspondente (clima tropical litorâneo). Por isso que um local famoso por sua variação de temperatura diária é o deserto, já que o clima desértico se destaca em função de possuir um calor extremo durante o período diurno e frio durante o período noturno.

A maior amplitude térmica anual registrada no mundo (100º de variação na temperatura) ocorre em algumas cidades russas, localizadas na região da Sibéria, sendo elas as cidades de: Oymyakon, Verkhoyansk e Yakutsk. Estas localidades, que estão entre as mais frias do mundo que são permanentemente habitadas podem sair dos 35º no curtíssimo verão para abaixo de -70º no inverno. Uma tão elevada amplitude térmica permite alternar entre um frio extremo e um calor demasiadamente forte.

Referências:

http://www.mundoporterra.com.br/historias-e-momentos/o-lugar-habitado-mais-frio-do-mundo/

https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/por-que-os-ventos-sopram-da-terra-para-o-mar-durante-o-dia-e-a-noite-do-mar-para-a-terra/

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/clima/amplitude-termica/

Porque a amplitude térmica é maior no interior do continente?

Quanto mais distante do litoral (ou mais no interior dos continentes), maior é a amplitude térmica de determinada região. Ou seja, devido à rapidez com que o solo irradia calor e baixa capacidade de absorção, os invernos são mais rigorosos e a diferença de temperatura entre o dia e a noite também é grande.

Onde a amplitude térmica é maior?

A maior amplitude térmica anual registrada no mundo (100º de variação na temperatura) ocorre em algumas cidades russas, localizadas na região da Sibéria, sendo elas as cidades de: Oymyakon, Verkhoyansk e Yakutsk.

O que é maior amplitude térmica?

A amplitude é pequena quando a diferença entre a máxima (maior temperatura) e a mínima (menor temperatura) é baixa, caso contrário, se a diferença for alta é a chamada grande amplitude térmica. A amplitude térmica está presente no dia a dia, é algo impossível de ser evitado, ou seja, acontece durante o ano todo.

Quanto maior a amplitude térmica?

A amplitude térmica é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de algum local e num determinado período de tempo. Quando essa diferença é grande dizemos que a amplitude térmica é alta. Por outro lado, se a diferença entre a mínima e a máxima é pequena, dizemos que a amplitude térmica é baixa.