Quais as competências e habilidades necessárias ao profissional técnico de enfermagem?

A atuação na área da saúde exige compromisso com a vida e o bem-estar das pessoas atendidas em qualquer nível de atendimento – hospitais, ambulatórios, clínicas. Para oferecer o melhor cuidado possível, os profissionais precisam de habilidades que vão além das técnicas e teorias aprendidas nos cursos de qualificação.

São inúmeros os desafios enfrentados no dia a dia de quem atua com a saúde, inclusive em atuações solo. Para que quaisquer obstáculos sejam superados, tanto as equipes quanto os profissionais que as compõem precisam estar aptos a reagir adequadamente a cada evento – inclusive a surpresas. Esse aspecto pode acabar fazendo a diferença no desfecho clínico dos pacientes.

Nesse contexto, munir-se de competências de diferentes naturezas é um trunfo para otimizar a rotina. Trata-se de aptidões cognitivas e psicológicas adquiridas por meio de experiências e relacionamentos atrelados ao trabalho em equipe e à comunicação interpessoal.

Saiba mais sobre cinco habilidades que todo profissional de saúde precisa desenvolver para alcançar seu melhor desempenho e ofereça o melhor atendimento possível – técnico e humanizado.

1. Empatia

É a regra de ouro para profissionais de todas as áreas. Ter empatia significa ser capaz de se colocar emocionalmente no lugar de outra pessoa, imaginando como ela reagiria a uma determinada situação de acordo com as suas experiências e personalidade. “Quando faz isso, o profissional consegue compreender melhor as necessidades do paciente”, explica o psicólogo clínico Ricardo Gorayeb, um dos coordenadores do Programa de Atualização em Psicologia Clínica e Saúde.

2. Resiliência

Profissionais resilientes são de extrema importância nos serviços de assistência à saúde por saberem reagir e solucionar problemas que surgem na rotina de trabalho. São peças centrais na rápida tomada de decisão e agregam agilidade aos processos com sua capacidade analítica. A resiliência costuma ser acompanhada por flexibilidade e proatividade, outras características desejáveis.

3. Comunicação interpessoal

A falha de comunicação entre membros de uma mesma equipe ou do serviço de assistência à saúde pode ser a primeira peça do dominó a cair e iniciar uma série de erros que impactará a saúde e o bem-estar do paciente. Por isso, desde o início do atendimento, os profissionais envolvidos devem manter uma comunicação clara. Isso pode ser alcançado, inclusive, com a disponibilização de todas as informações de interesse conjunto em prontuário.

A tática não apenas poupa tempo no atendimento. Ela também torna o serviço mais eficiente e, em casos sensíveis, que envolvem algum tipo de trauma ou violência, por exemplo, a vítima atendida não precisa relatar repetidas vezes o motivo da busca por ajuda. Manter uma boa comunicação e utilizar habilidades sociais garante uma melhor abordagem dos pacientes.

4. Trabalho em equipe

Quem faz parte de uma equipe e depende de outras pessoas para realizar suas tarefas sabe que, sem a ajuda mútua, é muito difícil oferecer o melhor serviço possível. Embora uma boa comunicação interpessoal contribua para o alcance desse objetivo, o trabalho em conjunto também exige que cada membro cumpra com a sua função.

Boas lideranças regem essa orquestra de modo a otimizar processos e rotinas, reduzir custos, gerenciar recursos e aprimorar produtos e serviços. Além disso, direcionam demandas a profissionais capacitados para executá-las, identificam necessidades e reparam falhas.

5. Atualização constante

Os conhecimentos na área da saúde se renovam a todo momento, principalmente no contexto atual de pandemia, em que há urgência na resolução de uma doença ainda pouco esclarecida. “A ciência não é estática”, aponta Gorayeb.

A falta de qualificação pode acarretar diversos empecilhos na prestação de serviços – como ineficácia no atendimento e prejuízo à saúde do paciente –, esteja ela presente em cargos de liderança ou entre membros de uma equipe. Buscar capacitação é princípio básico para qualquer profissional que deseja atender os pacientes da melhor forma possível.

A atualização constante pode ser feita por meio de cursos de pós-graduação, além da busca ativa por novidades na área de atuação – cientificamente comprovadas e de fontes seguras, como periódicos e publicações de entidades representativas.

Quer desenvolver essas habilidades com quem é referência na área? Conheça os Programas de Atualização do Secad e qualifique-se com conteúdos chancelados pelas principais instituições da área da saúde!

Quais as competências e habilidades necessárias ao profissional técnico de enfermagem?

Matéria por

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

A profissão de enfermeiro exige muito mais do que o gosto pelo cuidado da saúde das pessoas. Assim, é essencial que o profissional desenvolva certas habilidades para ter sucesso na carreira e executar seu trabalho com maestria.

O que você verá neste artigo:

  • 6 habilidades importantes na carreira de enfermeiro
  • 1 – Comprometer-se com a saúde
  • 2 – Estabilidade emocional
  • 3 – Habilidades de comunicação
  • 4 – Empatia
  • 5 – Liderança
  • 6 – O enfermeiro deve se manter atualizado
    • Especializações para o enfermeiro
  • Enfermeiro: uma profissão humanizadora

6 habilidades importantes na carreira de enfermeiro

O mercado de trabalho para a área da enfermagem é muito concorrido. Por isso, se dedicar e trabalhar com competência, sempre visando o bem estar humano é primordial. Além do mais, é preciso estar sempre atualizado das inovações que possam surgir na área.

Confira, a seguir, seis habilidades para quem deseja fazer carreira na enfermagem e se destacar com sucesso neste emprego.

1 – Comprometer-se com a saúde

O enfermeiro trabalha junto ao paciente que, por alguma razão, precisa de atendimento em relação à sua saúde, atuando no cuidado e no zelo do seu bem estar diário. Dessa forma, se comprometer com a saúde é uma das principais habilidades desse profissional.

Ele deve ser capaz de realizar seu trabalho de forma adequada, sempre em busca da melhoria do paciente. Além disso, a ética deve estar presente em todos os momentos e lugares onde desempenha sua profissão.

Caso este profissional não demonstre compromisso real com a saúde, não realizará bem o serviço. A preocupação dos profissionais envolvidos com a melhora de um indivíduo é essencial para que o paciente se recupere mais rápido. Portanto, para ser bom nesta profissão, o bem-estar dos pacientes deve vir em primeiro lugar sempre.

2 – Estabilidade emocional

A rotina da enfermagem, principalmente nos hospitais, exige que o profissional consiga ter um emocional estável para lidar com as situações. Presenciar pessoas em sofrimento e morte de pacientes, por exemplo, é comum na vida do enfermeiro.

É essencial, então, desenvolver a resiliência, ou seja, conseguir lidar com momentos difíceis sem se abater. Mas, repare que isto não significa se tornar frio, a ponto de não ter compaixão pelo próximo, mas de uma postura de entender que isso faz parte do dia a dia.

Nesta carreira, o profissional deve saber lidar com as pressões do ambiente de trabalho, com as frustrações e momentos tristes. Assim, é ideal administrar as situações com equilíbrio e um emocional forte.

3 – Habilidades de comunicação

A comunicação é de extrema importância em todos os setores. Entretanto, na área da enfermagem, ela se mostra ainda mais essencial, pois, nesta profissão, se lida com pessoas em seu momento mais frágil e delicado.

Por isso, o profissional tem que ter cuidado também na hora de se comunicar, seja com o próprio paciente ou com sua família. Portanto, a empatia e a delicadeza na hora de falar fazem toda a diferença em momentos difíceis.

A maneira de se comunicar com os demais profissionais que compõem a equipe deve ser clara para evitar possíveis erros nos consultas. Inclusive, em se tratando de vidas, qualquer fala errada pode trazer riscos aos pacientes.

É importante destacar que comunicar-se bem não é somente saber falar com sabedoria, mas também escutar o outro com respeito pela situação vivida. Ou seja, a fala pode ser uma forma de confortar e acolher o próximo.

4 – Empatia

Quem trabalha na área da saúde deve se colocar no lugar do outro para fazer um bom trabalho. Assim, um enfermeiro de sucesso precisa ser empático na relação com os pacientes, suas famílias e também com o restante da equipe de saúde.

Ele deve sempre ter em mente que os pacientes estão em um momento frágil, por isso é ideal prestar um atendimento humano, ou seja, acolher o indivíduo. Então, o profissional deve:

  • Saber ouvir as queixas;
  • Explicar com calma e em detalhes as orientações;
  • Estar sempre disponível;
  • Ajudar sempre que a pessoa precisar.

Vale ressaltar que a forma como se trata o paciente, com empatia e compaixão, transmite segurança e confiança. Aliás, pode até gerar reflexos positivos no tratamento e melhora do paciente.

5 – Liderança

Desenvolver a liderança também se mostra importante para o sucesso na carreira da enfermagem. Um líder, por sua vez, sabe como delegar tarefas e deve ser o exemplo e inspirar sua equipe.

O enfermeiro que assume esta postura, e trabalha sempre em busca de soluções e melhorias no ambiente, com certeza se destaca entre os demais.

Para isso, é preciso ter uma visão geral do local onde se trabalha, acompanhar todas as situações e verificar se as funções estão sendo cumpridas da maneira correta. Além disso, ter uma atitude positiva também é um ponto a se considerar.

6 – O enfermeiro deve se manter atualizado

Quem quer crescer na carreira precisa se manter atualizado. Isso porque as instituições buscam profissionais preparados em relação às novas técnicas, habilidades e equipamentos. Dessa forma, na enfermagem não se pode parar de estudar.

A faculdade fornece toda a base do trabalho, mas para conseguir dar um passo além, é necessário fazer cursos de pós-graduação. Ademais, estar em constante atualização sobre as novidades da área também é essencial.

Especializações para o enfermeiro

As especializações, voltadas para diferentes ramos da enfermagem, além de valorizar o currículo, abrirão mais portas no mercado de trabalho. Há diversas áreas em que o profissional pode aprimorar seus conhecimentos e competências, tais como:

  • Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde;
  • Gestão de Serviços em Saúde;
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, em Emergência e Urgência com ênfase em Transporte Aéreo;
  • Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, Gestão de Bloco Cirúrgico;
  • Enfermagem Estética e Dermatológica.

Uma pós-graduação pode trazer novas perspectivas profissionais, como a formação voltada para a área de gestão de serviços de saúde ou ainda a de auditoria. Inclusive, esses são ramos com alta demanda de profissionais qualificados.

Enfermeiro: uma profissão humanizadora

Perceba que as habilidades para se tornar um bom enfermeiro são muitas. Todavia, a principal delas é a busca constante pelo conhecimento e pelo novo, proporcionada pelos estudos.

Então, caso você pense em entrar para esta incrível área, ou já faz parte do ramo da saúde, lembre-se que a principal função deste profissional é proporcionar o bem estar das pessoas, para trazer um pouco de calmaria para os momentos difíceis.

Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook


Quais são as competências de um técnico de enfermagem?

Competências expressas pelo técnico de enfermagem Realizar coleta de exames laboratoriais. Auxiliar os pacientes na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientação. Realizar coleta de exames laboratoriais. Verificar as condições gerais dos clientes, segundo prescrição médica e de enfermagem.

Quais habilidades da enfermagem?

6 habilidades que o enfermeiro precisa ter.
6 habilidades importantes na carreira de enfermeiro..
1 – Comprometer-se com a saúde..
2 – Estabilidade emocional..
3 – Habilidades de comunicação..
4 – Empatia..
5 – Liderança..
6 – O enfermeiro deve se manter atualizado. ... .
Enfermeiro: uma profissão humanizadora..

O que colocar no resumo profissional técnico de enfermagem?

Precisa ser breve, em torno de três linhas, com as principais informações que podem ser colocadas em um resumo sobre sua trajetória:.
fale sobre sua identidade profissional..
quanto tempo trabalha como técnico de enfermagem..
principais lugares onde trabalhou..

Qual o perfil de um técnico de enfermagem?

Afinal, qual é o perfil do profissional de enfermagem?.
Ser dedicado e paciente. ... .
Trabalhar bem em equipe. ... .
Manter sempre o foco. ... .
Saber lidar com pessoas. ... .
Ter autocontrole. ... .
Manter-se atualizado..