Quais as diferenças morfológicas entre nematelmintos e platelmintos?

1255 palavras 5 páginas

Morfologia dos Platelmintos e Nematelmintos

Morfologia dos Platelmintos

Os platelmintos são vermes de corpo achatado (platy= chato; helminto= verme),com simetria bilateral (aparece pela primeira vez na escala evolutiva). Existem aproximadamente 20 mil espécies descritas de platelmintos. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Como parasitas de seres humanos podemos citar a tênia e o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Outros animais também podem ser parasitados como o boi, o porco, os cachorros, gatos, etc. O corpo pode ou não possuir uma segmentação. A maioria das espécies são monóicas. São acelomados (não possuem celoma) e triblásticos (possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme). Possuem simetria bilateral.
A ectoderme dá origem ao revestimento externo, a mesoderme dá origem à musculatura e ao parênquima, que é um tecido que preenche todo o espaço entre o intestino e a parede do corpo. A endoderme dá origem ao intestino e seu revestimento. Os platelmintos possuem um epitélio simples, sendo a epiderme formada por uma camada simples de células. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosas para fixação. Alguns apresentam cílios na região ventral, para fins de locomoção. Podem possuir células mucosas, que produzem lubrificação


Relacionados

  • Platelmintos e nematelmintos principais doenças

    2714 palavras | 11 páginas

    FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE CAMPOS GERAIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Platelmintos e Nematelmintos Principais doenças Campos Gerais 2011 6 º Período de Ciências Biológicas Platelmintos e Nematelmintos Principais doenças Trabalho a apresentado ao curso de Ciências Biológicas para obtenção de nota na disciplina de Zoologia. Campos Gerais 2011 INTRODUÇÃO Platelmintos Os platelmintos apresentam o corpo achatado dorso-ventralmente. Não apresentam sistema respiratório….

  • anatomia

    8483 palavras | 34 páginas

    Questão 01) Considere as afirmativas abaixo. I. Animal que excreta por células-flama II. Animal com corpo metamerizado e com simetria bilateral III. Animal de corpo mole com concha interna É correto afirmar que os animais acima são, respectivamente: a) planária, lula e minhoca b) minhoca, planária e polvo c) planária, minhoca e lula d) polvo, minhoca e planária Questão 02) O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) chamava as minhocas de “intestinos da Terra”, em….

  • microbiologia para técnicos em enfermagem

    8756 palavras | 35 páginas

    Enfermagem 14. Origem do estudo dos parasitas 15. Parasitas microscópicos e parasitas macroscópicos 16. Ectoparasitas e endoparasitas 17. Principais doenças parasitárias endêmicas do Brasil 18. Ciclos de vida de Platelmintos (vermes achatados) 19. Ciclos de vida de Nematelmintos (vermes cilíndricos) 20. Profilaxia e tratamento de parasitoses 21. Bibliografia geral para Microbiologia e Parasitologia 22. Figuras METODOLOGIA DE ESTUDO Esta é uma apostila com resumos dos principais assuntos….

  • teste

    2344 palavras | 10 páginas

    platelmintos. poliquetas. oligoquetas. 09 - (CEFET PR) Entre os diferentes tipos de doenças da pele humana causadas por organismos patogênicos, há uma dermatite causada pela penetração de larvas, através da pele, transmitidas por fezes de cães portadores….

  • reino animal

    14067 palavras | 57 páginas

    LISTA DE EXERCÍCIOS – REINO ANIMAL 2015 Aqui você encontrará as últimas questões cobradas em provas das principais instituições de ensino do País, como UnB, UNICAMP, FUVEST, URJ, UFRJ, UFG, UFMG, dentre outras. Para estudar a teoria você também poderá fazer download das aulas no site www.professormarcao.com.br, no perfil denominado 2º Para quaisquer dúvidas você poderá entrar em contato com o professor Marcão pelo endereço . Vamos lá, prepare-se e bons estudos.….

  • anelideos

    1991 palavras | 8 páginas

    ANELÍDEOS 1. (Unicamp) O jornal "O Estado de São Paulo" de 2 de agosto de 1997 noticiou a descoberta de "colônias de vermes desconhecidos escondidos em metano congelado emergindo do fundo do mar (...) As criaturas parecem pertencer a uma espécie nova na família dos organismos conhecidos como poliquetos (...). Elas parecem cegas, mas têm bocas, aparelho digestivo e um sistema de circulação complexo." As características mencionadas não permitem classificar esses novos organismos como poliquetos….

  • TRABALHO SOBRE PSIQUISMO E SISTEMA NERVOSO

    2243 palavras | 10 páginas

    ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 SISTEMA NERVOSO 2 FIBRAS NERVOSAS. 3 COMO FUNCIONA O SISTEMA NERVOSO 4 O NEURÔNIO 4 ANATOMIA COMPARADA 5 PLATELMINTOS E NEMATOIDES 5 ARTRÓPODES 6 MOLUSCOS 7 VERTEBRADOS 7 SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO 8 SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO 8 SISTEMA CENTRAL (SNC) 9 PSIQUISMO 9 CONCEPÇÃO DO PSIQUISMO 9 CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE 9 CONCLUSÃO 11 BIBLIOGRAFIA REFERÊNCIAS. 12 INTRODUÇÃO O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e….

  • Diversidade e desenvolvimeno das plantas

    6276 palavras | 26 páginas

    * Diversidade e desenvolvimento das plantas Existe uma grande diversidade de plantas, cerca de 35.000 espécies. Se desenvolvem através de um processo chamado fotossíntese onde transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso. * Algas Verdes Divisão Chlorophyta Também conhecidas como algas verdes. - Com pelo menos 7000 espécies, é o grupo mais diversificado de algas. Podem ou não ter tido um ancestral….

  • todos

    16060 palavras | 65 páginas

    externa. 13) (FUVEST-2006) Qual das alternativas relaciona corretamente cada um dos animais designados pelas letras de A a D com as características indicadas pelos números de I a IV? A. Água-viva (celenterado) de pseudoceloma B. Lombriga (nematelminto) circulatório fechado C. Mosquito (inseto) respiratório traqueal D. Sapo (anfíbio) digestório incompleto I. Presença II. Sistema III. Sistema IV. Sistema a) A-I B-IV C-II D-III. b) A-I B-II C-III D-IV. c) A-II B-I C-III….

  • taxonomia resumo

    2777 palavras | 12 páginas

    usa critérios arbitrários, não refletindo as semelhanças e diferenças fundamentais entre os indivíduos. Este sistema classifica os seres vivos com base em uma única característica escolhida aleatoriamente, sem levar em conta as características morfológicas e fisiológicas dos indivíduos, nem as relações filogenéticas (de parentesco) existentes entre eles. Exs.: classificação dos animais quanto ao seu habitat, ou quanto a sua forma de locomoção; classificação dos vegetais quanto a sua altura (Platão….

Trabalhos Populares

Qual a diferença morfológica entre os platelmintos e nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Quais são as características morfológicas dos nematelmintos?

3. Morfologia. Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas.

Quais são as diferenças morfológicas e fisiológicas entre os animais do filo Platelminto e nematelmintos?

De modo geral, os nematelmintos apresentam muita similaridade fisiológica com os platelmintos. As principais diferenças estão nos processos digestivos e em algumas particularidades do sistema excretor.

Quais as diferenças entre nematóides e platelmintos?

As principais diferenças entre os dois são os seus formatos (um é arredondado e o outro achatado) e como processam o que ingerem. Os nematódeos possuem sistema digestivo, já os platelmintos somente uma espécie de cavidade digestiva.