Cite três condições naturais favoráveis e existência e a manutenção da vida no planeta terra

Condições que tornam possível a existência de vida na Terra.

A existência e manutenção da grande diversidade de seres vivos é consequência das condições excepcionais existentes na Terra. Entre essas condições destacam-se as seguintes:

-Distância ideal da Terra ao Sol.

O Sol dista da Terra cerca de 144 milhões de km. Um raio de Sol leva 8 minutos a chegar à  Terra.

A Terra está a uma distância ideal do Sol. Nem demasiado perto, como Mercúrio, permitindo assim, a Terra ter atmosfera, nem demasiado longe, permitindo à Terra ter temperaturas (média 22ºC) ideais para a existência de vida.

A existência da camada de ozonoque filtra os raios e de uma Atmosfera com oxigénio e dióxido de Carbono

A temperatura média da Terra anda na ordem dos 22ºC. Esta temperatura, deve-se em parte, à distância ideal entre Terra e Sol mas também à existência de um atmosfera filtradora, rica em oxigénio e dióxido de carbono *e de uma camada protectora dos raios ultravioletas do Sol, a camada do Ozono.

* Vénus é um planeta com atmosfera que absorve os raios do Sol e não permite que estes saiam do planeta, fazendo o efeito de estufa (Vénus está cada vez mais quente). Na verdade Vénus é o segundo planeta mais perto do Sol, no entanto, como sabes, é o planeta mais quente do S.Solar. Este facto está relacionado com a existência de determinados gases tóxicos, como dióxido de carbono e vapores de enxofre. Pensa-se que a atmosfera primitiva da Terra era muito semelhante à atmosfera actual de Vénus. Pensa-se também que a continuar com o aumento do nível de poluição, a atmosfera da Terra voltará a ser como dantes, o mesmo é dizer que se o homem continuar com as mesmas atitudes perante o ambiente, a vida na Terra será insustentável.

A existência de uma atmosfera rica em dióxido de carbono e de oxigénio, está relacionada com a fotossíntese. Este fenómeno é realizado pelas plantas verdes. As plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio que vai ser utilizado, para a própria respiração das tais plantas e dos restantes seres (nem todos os seres respiram oxigénio).

A existência de substâncias químicas que permitem  a reprodução e adaptação dos seres vivos a vários ambientes.

Com toda a certeza já deves ter pensado qual será a diferença entre seres vivos e inanimados. A diferença está exactamente nestas substâncias orgânicas e na sua organização e são exclusivas dos seres vivos.

Estamos a falar de substâncias que já ouviste falar em anos anteriores, como as proteínas, os glícidos, os lípidos. E também já deves ter ouvido falar no Código Genético, aquele código complexo em dupla hélice que permite que sejas semelhante aos teus pais.

Cite três condições naturais favoráveis e existência e a manutenção da vida no planeta terra

A existência de água no estado líquido. A água é fundamental para a existência de vida, aliás a vida começou na Água.

A água faz parte da composição de todos os seres vivos numa grande percentagem (no caso humano ronda os 65 a 75% ) As nossas células só trabalham em presença de água. A água tem realmente um papel fundamental na existência de vida. Sem água não existiria vida.

 A Terra está bem equipada como planeta e ocupa uma posição ideal no nosso Sistema Solar e galáxia para suportar a vida tal como a conhecemos. Resultado de cerca de 4.600 milhões de construção cósmica, a vida no nosso planeta fervilha graças a um conjunto fortuito de condições, desde a composição química ideal do nosso núcleo planetário à distância segura face ao buraco negro que se esconde no coração da nossa galáxia.

Texto: Manuel Canales, Matthew W. Chwastyk e Eve Conant

Cite três condições naturais favoráveis e existência e a manutenção da vida no planeta terra

Nem todos os planetas possuem as condições necessárias para suportar a vida tal como a conhecemos. Embora se tenham formado oito planetas no Sistema Solar, a Terra é o único no qual sabemos ter surgido e prosperado a vida.
A combinação dos ingredientes certos, no sítio exacto, em redor de uma estrela grande, parece ser fundamental para criar um mundo com vida.

1, O planeta recicla carbono, substância necessária à vida

O dióxido de carbono é um de vários gases com efeito de estufa que retêm o calor e mantêm a superfície hospitaleira para a vida. As superfícies de Vénus e Marte mantêm o carbono retido na atmosfera e nas rochas. Durante milhões de anos, a Terra circulou este elemento vital através da sua atmosfera, solo e oceanos devido à acção das placas tectónicas.

2, A camada de ozono que bloqueia os raios nocivos

Organismos ancestrais semelhantes a plantas nos oceanos acrescentaram oxigénio à atmosfera e criaram uma camada de ozono que protegeu as espécies terrestres primitivas de radiações mortais.

3, Uma Lua para estabilizar as oscilações do nosso eixo

A Terra está inclinada em relação ao Sol e balança enquanto gira. Esta minúscula oscilação pode alterar o clima, de quente para gelado, a cada 41 mil anos e poderia variar ainda mais sem a força de atracção estabilizadora da Lua.

4, Superfícies diversificadas suportam muitas formas de vida

Os efeitos dramáticos das placas tectónicas formaram diferentes habitats e terrenos à superfície, estimulando a adaptação, ajudando a vida a diversificar-se e a sobreviver a várias extinções em massa.

5, O campo magnético desvia as tempestades solares

Desencadeadas por partículas carregadas vindas do Sol, as auroras hipnotizantes são um lembrete visual do nosso campo magnético, que desvia a maior parte da radiação nociva emitida pela nossa estrela e pelas erupções solares.

6, A distância certa do Sol

A Terra orbita na denominada zona habitável (Goldilocks): nem demasiado perto nem demasiado longe do Sol para que exista água em estado líquido à superfície.

Cite três condições naturais favoráveis e existência e a manutenção da vida no planeta terra

7, Uma distância segura dos gigantes gasosos

Se as órbitas dos maiores planetas do Sistema Solar fossem mais próximas, a força exercida pela sua poderosa gravidade poderia provocar flutuações desastrosas na distância entre a Terra e o Sol.

8, O Sol é uma estrela estável e duradoura

As estrelas com mais massa do que o Sol queimam o seu combustível mais depressa e não costumam durar para os planetas desenvolverem vida. As mais jovens e com menos massa costumam ser instáveis e propensas a bombardear os planetas com emissões de radiação.

9, Os ingredientes certos para alojar um núcleo dinâmico

A nuvem de gás e poeira interestelar que deu origem à Terra continha elementos radioactivos suficientes para alimentar um núcleo agitado durante milhares
de milhões de anos, permitindo criar um campo magnético que protege o planeta de perigos como as erupções solares.

10, Planetas gigantes que nos protegem à distância

A gravidade forte de Júpiter enviou asteróides ricos em água em direcção à Terra primitiva. Actualmente, o planeta gigante dilui a cintura de asteróides, protegendo a Terra de colisões demasiado frequentes que poderiam desencadear extinções.

11, O nosso Sol protege-nos dos detritos galácticos

O Sol envolve os seus planetas numa bolha de partículas carregadas que repelem radiação perigosa e materiais nocivos provenientes do espaço interestelar.

12, O trajecto galáctico mantém-nos livres de perigo

O Sistema Solar encontra-se confortavelmente aninhado num porto de abrigo entre dois grandes braços espirais e a sua órbita quase circular ajuda-o a evitar as regiões perigosas do interior da galáxia.

Cite três condições naturais favoráveis e existência e a manutenção da vida no planeta terra

13, Uma localização distante de multidões de estrelas

Há poucas estrelas perto do Sol, reduzindo os riscos de a Terra sofrer abalos gravitacionais, erupções de raios gama ou explosões de estrelas denominadas supernovas.

Quais são as três condições naturais favoráveis à existência e a manutenção da vida no planeta Terra?

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.

Quais são as condições favoráveis para a manutenção da vida na Terra?

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

Que condições favorecem a terra em relação a sobrevivência dos seres vivos e a manutenção da superfície terrestre?

A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Quais são os fatores principais para a existência da vida na Terra explique a importância de cada um?

Resposta. Resposta: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.