Quais são os investimentos que podem ser recomendados para os investidores com perfil conservador moderado e agressivo?

O perfil de investidor nada mais é do que uma análise das preferências de cada indivíduo em relação às suas decisões de investimentos. Em resumo, o perfil serve para avaliar o risco que uma pessoa está disposta a correr para ter acesso a determinados rendimentos. 

Não existe certo e errado quando o assunto é perfil de investidor: isso depende das preferências de cada pessoa, já que influencia diretamente nas decisões que serão tomadas junto com o banco e/ou corretora de seguros. 

Por isso, é muito importante que cada investidor conheça os seus valores e saiba os tipos de investimentos que se sente mais confortável em fazer. A seguir, conheça os tipos de investimentos indicados para cada perfil de investidor:

Perfil conservador

Para começar, vamos falar sobre o perfil conservador. Como o nome indica, as pessoas enquadradas neste perfil evitam correr riscos, o que na prática significa que abrem mão de certa rentabilidade. Em resumo, os indivíduos com esse perfil colocam a segurança financeira sempre em primeiro lugar. Os investimentos sugeridos para esse grupo são de baixo risco, como: 

  • Tesouro Direto
  • Fundos de Renda Fixa
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Perfil moderado

O perfil moderado é o meio do caminho entre o conservador e o agressivo, ou seja, engloba pessoas que arcam com um risco médio em seus investimentos. Isso significa que elas estão dispostas a enfrentar determinados riscos para ter uma rentabilidade mais elevada, mas sem jamais abrir mão da segurança. Confira os investimentos indicados para quem tem o perfil moderado: 

  • Debêntures
  • Fundos de Ação
  • Fundos Multimercado
  • Fundos Imobiliários
  • Letras Financeiras
  • Produtos conservadores

Perfil agressivo

Por fim, o perfil agressivo ou arrojado assume riscos maiores para ter acesso a rentabilidades mais elevadas. Essas pessoas optam por investir em produtos de renda variável, como, por exemplo, ações e fundos de ações. Ainda assim, recomenda-se que mantenham parte do patrimônio em investimentos mais seguros. Confira os investimentos indicados para esse grupo de investidores: 

  • Ações Derivativos
  • Fundos de investimento no exterior
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas)
  • BDRs (Brazilian Depositary Receipts)
  • Produtos moderados

O importante é conhecer o mercado

Engana-se quem pensa que quem assume um perfil agressivo topa qualquer situação em nome da lucratividade. É claro que há pessoas que aceitam esse cenário mas, em geral, investidores arrojados têm um conhecimento aprofundado do mercado que os permite avaliar as situações dos investimentos e escolher os riscos que querem correr. 

Da mesma forma, pessoas com perfil conservador em geral têm um conhecimento limitado do mercado de investimentos e, justamente por isso, assumem uma postura de defesa, o que é perfeitamente compreensível, embora comprometa a lucratividade.

A boa notícia é que a avaliação do perfil do investidor pode ser refeita sempre que necessário, permitindo que as pessoas conheçam mais o mercado financeiro e ajustem as suas preferências conforme o seu domínio sobre o tema e de acordo com o seu momento de vida.

Nos dias de hoje, o acesso a plataformas de investimento ficou muito mais fácil. Bastam alguns cliques para que qualquer pessoa crie uma conta em uma corretora e comece a aplicar seu dinheiro. Porém, escolher o melhor investimento ainda continua sendo uma tarefa complicada para a maioria.

De acordo com a pesquisa Raio X do Investidor de 2021, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada com 3408 pessoas das 5 regiões do Brasil, 81,9% das pessoas que pouparam seu dinheiro não fizeram nenhum tipo de aplicação. 

Além disso, o estudo também mostrou que da parte dos entrevistados que investiu, 69,8% não sabe a razão pela qual escolheu o tipo de investimento que fez. 

Descubra rápido o seu perfil de investidor com este quiz!

Os dados levantados pela Anbima mostram que falta educação financeira sobre o mercado financeiro para que as pessoas tomem melhores decisões na hora de aplicar a sua renda. Um dos conhecimentos fundamentais que faltam para quem está começando a investir é identificar o perfil de investidor.

Afinal, o que é o perfil de investidor e como ele pode ser definido?

Descobrir o perfil do investidor é o primeiro passo para quem quer começar a investir, pois é o que vai definir os riscos que o investidor está disposto a tomar no futuro.

Existem três perfis de investidor, o conservador, o moderado e o arrojado.

Descobrindo o seu perfil de investidor você aprende a aplicar o seu dinheiro da melhor forma. Descubra seu perfil de investidor com esse quiz!

1. Conservador

O investidor conservador, como sugerido pelo próprio nome, é o que gosta de tomar menos risco ao aplicar seu dinheiro. São pessoas que não estão muito dispostas a perder e buscam ganhos no longo prazo. Investimentos de renda fixa, como CDB’s e o Tesouro Direto são opções que costumam atrair os conservadores. O perfil conservador é o mais recomendado para aqueles que estão começando os seus primeiros investimentos.

2. Moderado 

O perfil moderado é de investidores que geralmente já têm um maior conhecimento do mercado financeiro. Esse perfil já aceita algum tipo de risco em seus aportes em busca de uma maior rentabilidade. Em sua carteira geralmente há Fundos Imobiliários e algumas ações, mas ele também não abre mão da sua segurança e mantém parte dos seus investimentos em renda fixa.

3. Arrojado 

Como o próprio nome já sugere, o perfil arrojado é aquele que não tem medo de tomar riscos ao investir. Os investidores arrojados são, geralmente, aqueles que já possuem bastante experiência no mercado e um patrimônio maior e mais estabelecido. O arrojado está disposto a perder dinheiro em busca de uma grande rentabilidade e não tem medo de colocar a maioria do seu capital em renda variável. 

Para descobrir o seu perfil de investidor, uma pessoa deve pensar bem na situação financeira em que se encontra, em seus objetivos futuros e se está disposta a correr riscos. Além disso, existem ferramentas que podem ajudar neste processo. Uma delas é o Quiz do Perfil de Investidor que a EXAME produziu em parceria com o BTG Pactual. Responda às questões abaixo e descubra qual é o seu.

Qual é o investimento mais indicado para o investidor com perfil conservador?

Carteira de investimentos para investidor conservador Pensando nisso, espera-se que o investidor conservador invista 100% do seu dinheiro em investimentos de Renda Fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito (LCI e LCA).

Qual o melhor investimento para conservadores?

Confira 3 opções de investimentos conservadores Alguns dos exemplos são: Títulos Públicos, CDBs, LCI e LCA. Todas essas opções contam com a mesma garantia da poupança dada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Qual o melhor investimento para um investidor moderado?

4 Investimentos para o perfil moderado.
Tesouro Selic;.
Tesouro IPCA;.
Tesouro pré-fixado;.
Debêntures;.
Letras de crédito (LCI, LCA);.
Letras de câmbio..

Quais os investimentos indicados para o perfil agressivo?

Perfis agressivos também podem investir em previdência privada. A previdência privada é um ótimo investimento para quem está afim de ter bons rendimentos com uma carteira diversificada. Por ser um investimento flexível, a previdência oferece planos com fundos para todo perfil de investidor.