Quais são as principais características do espaço geográfico brasileiro?

O espaço geográfico, na geografia, é o lugar de interação entre os elementos naturais e culturais. Os elementos naturais são produzidos pela própria natureza e os culturais, são produzidos pelos seres humanos.

É importante saber que não há espaço geográfico sem a presença e intervenção do indivíduo. Ou seja, sem a intervenção do homem sobre a natureza.

A agricultura foi um dos fatores importantes para a existência do espaço geográfico, já que ela e responsável pela grande interação entre os seres humanos e a natureza.

O espaço geográfico é diferente do espaço natural. O espaço geográfico sofre as consequências das práticas econômicas e sociais dos seres humanos, seja meio rural quanto o meio urbano. Já o espaço natural é todo lugar que ainda não sofreu esta interação.

Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas

Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.

O lugar é onde existe a afetividade, ou seja, se materializa o seu jeito de ser, a sua cultura e costumes.

  • Exemplo de espaço geográfico (lugar): sua casa e seu quarto. Porém, há também os lugares artificiais como os shoppings, por exemplo. São lugares artificialmente criados para os indivíduos se sentirem bem.

Os territórios são espaços delimitados, onde o Estado impõe o seu poder de posse, principalmente a partir de leis.

  • Exemplo de espaço geográfico (territórios): as fronteiras entre países.

A paisagem é tudo aquilo como a nossa percepção distingue como natural ou construída.

  • Exemplo de espaço geográfico (paisagem): uma comunidade, um conjunto de prédios, ilhas artificiais de Dubai.

A região é o local usado para facilitar a administração.

  • Exemplo de espaço geográfico (região): um país tão grande como o Brasil, necessita ser dividido em regiões (estados) para que seja administrado em sua totalidade.

Ver também o significado de Paisagem natural.

Espaço geográfico brasileiro

O desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro teve início com a colonização realizada pela coroa portuguesa.

Alguns fatores foram importantes para o desenvolvimento do território brasileiro, como:

  • a extração do pau brasil e de especiarias;
  • o cultivo da cana-de-açúcar;
  • grande plantação de café;
  • criação de gado bovino.

Inicialmente, o Brasil teve sua expansão apenas nas regiões litorâneas, devido às grandes navegações e a agro-exportação.

Para o século XVII e XVIII, o Brasil começa a expandir mais para o seu interior, através da exploração da pecuária e o minério.

Atualmente, o território brasileiro possui uma área total de 8.515.767,049 km², sendo o 5º maior país. Ele é composto por 26 estados e 1 distrito federal, divididos em cinco regiões (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).

Faz também fronteiras com países como a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (norte); Colômbia e Peru (noroeste); Bolívia (oeste); Paraguai e Argentina (sudoeste); Uruguai (sul).

Veja também o significado de:

  • Território;
  • Tempo Histórico;
  • Tipos de Mapas;
  • Paisagem Cultural;

Quais as características do espaço geográfico brasileiro?

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.

Quais são as principais características do espaço geográfico?

O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem. É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros. Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.

Qual é a principal característica do espaço geográfico?

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).

Quais são as 3 principais características do território brasileiro?

Características do território brasileiro Os principais aspectos da Geografia do país são: Relevo: constituído basicamente de planaltos, planícies e depressões. Clima: predominantemente quente e úmido, dividido em Tropical e suas subdivisões, Subtropical, Semiárido e Equatorial.