Quais os tipos de microrganismos são utilizados na indústria de alimentos Quais suas aplicações?

26/05/2011

10 Aplica��es ben�ficas dos micr�bios

Eles t�m a fama de serem maus, de prejudicarem a sa�de humana e de serem perigosos. Mas n�o � bem assim.
Muitos microrganismos s�o ben�ficos, auxiliando a vida no planeta, das pessoas e dos animais. Abaixo separamos 10 aplica��es do bem dos micr�bios.
10� - S�ntese de vitaminas e auxilio na digest�o humana
As bact�rias da nossa flora intestinal, atualmente chamada de microbiota, nos auxiliam na digest�o e sintetizam para nos vitaminas como a K, que nos n�o produzimos. A presen�a destes microrganismos tamb�m nos protege de outros que s�o patog�nicos. Este prote��o pode ser trav�s da competi��o pelos nutrientes dispon�veis ou pela forma��o de certos produtos inibit�rios para as bact�rias patog�nicas.
9� - Biorremedia��o
Misturas de microrganismos como bact�rias e fungos s�o uteis para tratar �reas polu�das e efluentes industriais contaminados com subst�ncias t�xicas como os compostos fen�licos, arom�ticos, corantes de ind�strias t�xteis, hidrocarbonetos poliarom�ticos presentes no petr�leo, inseticidas e herbicidas. � interessante acrescentar que estes microrganismos, normalmente, s�o isolados da pr�pria �rea polu�da, onde conseguem sobreviver na presen�a destes agentes t�xicos.
8� - Forma��o do h�mus
A plantas que caem no solo e os animais mortos s�o decompostos por microrganismos que vivem no solo . Deste modo ocorre uma reciclagem dos elementos e nutrientes que ficam no solo na forma de h�mus que � rico em mat�ria org�nica, podendo ser absorvidos pelas ra�zes das plantas e reaproveitados. Cada grama de solo pode ter bilh�es de microrganismos de diferentes esp�cies.
7� - Produ��o de oxig�nio
As plantas t�m fama de serem as principais respons�veis pelo oxig�nio da terra, mas as algas microsc�picas aqu�ticas s�o as verdadeiras estrelas deste setor. Produzem mais oxig�nio pela fotoss�ntese do que precisam usar na respira��o e o excesso � liberado para o ambiente. As plantas tamb�m produzem oxig�nio, � claro, mas gastam bastante na pr�pria respira��o e outra parte � consumida na decomposi��o de animais e plantas para formando o h�mus no solo das floresta . As algas, por sua vez, ocupam uma �rea maior do que as plantas considerando que os oceanos cobrem 70% do planeta e todos possuem algas. Acredita-se que 60-70% aproximadamente do oxig�nio venha das algas. Mais um motivo para tratarmos bem nossos oceanos n�o contribuindo, nunca, para a sua polui��o.
6� - Alimentos: Iogurte, queijos e fermento
Iogurtes, queijos de todos os tipos e bebidas l�cteas fermentadas s�o produzidos por microrganismos, do grupo dos lactobacilos que fermentam a prote�na do leite que � case�na produzindo o acido l�tico e outras substancias org�nicas. Na maioria dos queijos ainda � adicionado uma protease de fungo (chamada de coalho) para ajudar no processo de coagula��o. O fermento que compramos para fazer massas em geral nada mais � do que c�lulas vivas da levedura Saccharomyces cerevisiae que fermentam o carboidrato da massa formando o CO2 (que faz as bolhas respons�veis pelo crescimento da massa) e o �lcool (que evapora durante o cozimento) .
5� - Produ��o de antibi�ticos e medicamentos
A Penicilina (produzida, inicialmente, pelo fungo Penicillum notatum), a estreptomicina (produzido pela bact�ria Streptomyces spp. ) e a ciclosporina (produzida pelo fungo Tolypocladium inflatum) s�o apenas alguns exemplos de antibi�ticos produzidos por microrganismos. Novos antibi�ticos e tamb�m agentes anti-tumorais s�o alvo de extensas pesquisas em todos o mundo na procura de novos medicamentos.
4� - Produ��o de biocombust�veis
O bioetanol � produzido pelos microrganismos, atrav�s das enzimas celulases e do processo de fermenta��o dos carboidratos formados, produzindo �lcool em escala industrial.
3� - Produ��o de enzimas em processos industrias
Enzimas produzidas principalmente por procariotos (bact�rias e arqueas) e fungos t�m grande aplica��o industrial. Elas est�o presente nos detergentes para tirar manchas de gordura e de materiais prote�cos , na ind�stria de tecidos, na produ��o do papel e at� em �peelings� cosm�ticos .Estas s�o apenas algumas da in�mera aplica��es de enzimas microbianas como as celulases, proteases, amilases, catalases e xilanases.
V�rios microrganismos produzem bioaromas naturais. As leveduras produzem o aroma de v�rios tipos de frutas que podem ser comercializados na ind�stria de alimentos e cosm�ticos .Temos tamb�m um aroma muito especial e natural que � o cheiro da chuva, produzido pelos actinomicetos do solo que liberam uma subst�ncia vol�til chamada geosmina.
1� - Microrganismos como sistemas para express�o de prote�nas recombinantes
Uma prote�na recombinante � uma prote�na produzida artificialmente a partir de genes clonados Estes genes s�o inseridos em micr�bios para produ��o em larga escala. Um exemplo cl�ssico � a produ��o do horm�nio insulina Quando se usa a insulina de porco ou bovina sempre uma parte � perdida pelos pr�prios anticorpos e pode tamb�m induzir uma inflama��o local . Usando a tecnologia do DNA recombinante o gene da insulina humana foi adicionado em uma bact�ria, a Escherichia coli, e � produzido em escala comercial.


Esta not�cia foi publicada em 24/05/2011 no s�tio do Jornal Ci�ncias. Todas as informa��es nela contida s�o de responsabilidade do autor.

Recomendar esta not�cia via e-mail:

Quais os tipos de microrganismos são utilizados na indústria de alimentos?

Desses microrganismos, muitos são usados como probióticos, tais como, as bactérias Page 2 àcido-lácticas, bactérias não ácido-lácticas e leveduras (COPPOLA; TURNES, 2004), Lactobacillus e Bifidobactérias.

Quais são os microrganismos utilizados na indústria?

Bactérias, leveduras e microalgas podem ser utilizadas na conversão da matéria-prima ao produto de interesse (bioetanol e biogás, por exemplo). Isso representa uma alternativa sustentável aos processos tradicionais de geração de energia, principalmente pelo aproveitamento de resíduos.

Quais as aplicações da microbiologia de alimentos?

A microbiologia dos alimentos é a parte da microbiologia que trata dos processos em que os microorganismos influenciam nas características dos produtos de consumo alimentício humano ou animal. A microbiologia dos alimentos, por conseqüência, engloba aspectos da ecologia microbiana e de biotecnologia para a produção.

Qual é o nome do microrganismo utilizado na produção dos alimentos?

As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.