Como indicado no texto abaixo os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado Mita que consistia?

Grátis

Como indicado no texto abaixo os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado Mita que consistia?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação de História---------Profª. Patrícia.
	Série : 2º Ano
	
Nome:
	
	
Valor:________
	
Data:
	
	
Nota: ________
01. As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:
(A) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.
(B) a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.
(C) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
(D) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.
(E) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
02. Leia atentamente o excerto a seguir.
A América é uma terra vasta. Lá existem muitas tribos de homens selvagens com muitas línguas diversas e numerosos animais esquisitos. Tem um aspecto agradável. As árvores estão sempre verdes. Existem também frutos terrestres e arbóreos dos quais se alimentam homens e animais. Os habitantes andam nus. É gente capaz, astuta e maldosa, sempre pronta a perseguir os inimigos e devorá-los.
STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Belo Horizonte-São Paulo: Itatiaia-Edusp, 1974.
A partir do texto acima, pode-se inferir corretamente que Staden
(A) revela-se constrangido e encantado com o que viu, e valoriza os costumes dos indígenas.
(B) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas em relação às europeias.
(C) valoriza o patrimônio cultural indígena e entende que representam a infância da humanidade.
(D) parece valorizar a exuberância da natureza e desprezar os costumes e hábitos seculares dos indígenas.
03. A descoberta de ouro e prata na América levou a Coroa espanhola a instalar um rígido controle administrativo que tinha como objetivo garantir maior lucratividade. Analise as afirmativas sobre o sistema de controle administrativo na América espanhola e marque a alternativa correspondente:
I – O império colonial espanhol nas Américas era comandado por vice-reis, representantes diretos do Rei escolhidos entre os nativos, que deveriam administrar os domínios e descobrir mais riquezas.
II – Para assegurar o domínio e exercer o controle de maneira rígida, os espanhóis optaram por evitar o contato direto com os nativos e privilegiar a intermediação realizada pelos religiosos que os escravizavam nos aldeamentos.
III – Os espanhóis organizaram a extração dos metais preciosos a partir da mita, um sistema primitivo de trabalho rotativo, que já era praticado pelos povos indígenas.
(A) Apenas a afirmativa I está correta. (B) Apenas a afirmativa II está correta.
(C) Apenas a afirmativa III está correta. (D) As afirmativas I e III estão corretas.
(E) As afirmativas II e III estão corretas.
04. Nos primeiros 250 anos da colonização europeia, a América ibérica teve alguma vantagem sobre a América inglesa. Nos 250 anos seguintes, período em que as colônias viraram países independentes e republicanos, o jogo inverteu-se brutalmente. (PETRY, 2009, p. 140).
As peculiaridades dos diferentes ritmos de desenvolvimento dos países americanos podem ser explicadas a partir de uma questão de ordem histórica, presente na alternativa
(A)A presença da mão de obra escrava, indígena e africana, na América do Norte, ao contrário do que aconteceu em várias áreas da América Latina, onde foi adotado o trabalho livre e assalariado.
(B)Os modelos “colônia de exploração” e “colônia de povoamento”, que predominaram, respectivamente, na formação da América Latina e da América do Norte.
(C)A permissividade moral gerada pelo catolicismo conservador na América Latina, ao contrário do protestantismo liberal da América do Norte. 
(D)Os rigores do clima tropical na América Latina, prejudicando a produtividade colonial, em contraposição ao caráter ameno do clima da América do Norte.
(E)A fragilidade dos laços coloniais na América Latina com suas metrópoles, em relação ao rigoroso controle da Inglaterra sobre suas colônias da América do Norte, desde o início da colonização.
05. Leia o texto abaixo e responda posteriormente ao que é pedido.
“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. in: América Latina Colonial. v. 2. São Paulo: Edusp, 1999. p. 141.
Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
(A) no trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
(B) no emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
(C) no trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
(D) em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
(E) em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.
06. Na América Espanhola, duas formas de exploração do trabalho indígena foram bastante recorrentes na organização, no desenvolvimento e na manutenção da produção econômica colonial. Elas ficaram conhecidas como:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
07. A administração colonial espanhola estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O Conselho Real e Supremo das Índias era o principal órgão administrativo da Monarquia Espanhola. Rapidamente foi estabelecida uma sociedade estratificada para a administração, colonização e exploração das riquezas coloniais. Na estrutura social organizada nas colônias espanholas na América, quem eram os criollos?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
08. A colonização realizada por portugueses e espanhóis na América (século XV-XVIII/XIX) associou os interesses de três agentes: os Estados Nacionais colonizadores (Portugal e Espanha), a burguesia desses países e a Igreja Católica. Assinale a opção que indica os interesses dos três agentes colonizadores:
(A)Igreja: combater os cultos africanos e indígenas através da cristianização desses povos / Estados Nacionais: expandir o mercado consumidor de manufaturados europeus / burguesia: fixar residência no Brasil fugindo das perseguições religiosas nos seus países.
(B)Igreja: combater os cultos pagãos / Estados Nacionais: ganhar adeptos para seus respectivos governos monárquicos / burguesia: fazer a revolução burguesa no Brasil e nas áreas de domínio espanhol.
(C)Igreja: combater todas as formas de religiosidade popular / Estados Nacionais: arrecadação de impostos para investir em serviços na própria colônia / burguesia: organizar uma sociedade baseada nos padrões de civilidade.
(D)Igreja: combater o protestantismo que fazia muitos adeptos no Brasil / Estados Nacionais: escravizar indígenas para venda nos países europeus / burguesia: implementar a produção industrial nas colônias.
(E)Igreja: cristianizar os povos da América e combater as religiosidades populares, dentro do plano de expansão da fé católica / Estados Nacionais: ampliar áreas de domínio político e fortalecimento da economia metropolitana

Página12

Como indicado no texto os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita que consistia Brainly?

141. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia: a) no trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.

Em que consistia um sistema de trabalho denominado mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

Quais são as formas de trabalho encontradas na América espanhola impostas aos indígenas?

Os principais ramos da economia onde se utilizou o trabalho indígena foram a agricultura e a mineração. As comunidades indígenas próximas eram pressionadas pela apropriação de suas terras.

O que era o sistema de encomienda?

A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.