Dia de são cosme e damião 2022

Foto: Reprodução

Dia de são cosme e damião 2022

O dia dos padroeiros dos irmãos gêmeos médicos São Cosme e Damião é automaticamente lembrado por muitas pessoas por conta da distribuição dos doces, da festa e muita alegria das crianças. Embora popularmente celebrada em 27 de setembro no Brasil, a data para a Igreja Católica é 26 deste mês. Você sabe o por quê?

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo a Igreja Católica, a partir de uma reforma no calendário, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados nesta segunda-feira, 26 de setembro, para não haver choque de datas com São Vicente de Paula, cuja morte foi comprovadamente no dia 27 de setembro, o que não há confirmação no caso dos irmãos gêmeos.

Entretanto, para umbandistas, candomblecistas e na tradição popular brasileira, as figuras são cultuadas no dia 27, data em que teria ocorrido o falecimento dos dois irmãos. Seja qual for o dia, para os que acreditam, o fundamental é celebrar esses santos, tão antigos e conhecidos, considerados os padroeiros dos cirurgiões, médicos, dos farmacêuticos e das crianças.

LEIA TAMB´ÉM: >> Devota de São Cosme e Damião distribui doces há anos no ES após promessa para engravidar

Qual a relação com os doces?

Sacolinhas recheadas de balas, pipocas, paçocas e guloseimas não podem faltar durante as celebrações de São Cosme e Damião. Mas, qual a grande relação dos irmãos com as iguarias?

Segundo a cigana e magista Sibyla Rudana, Cosme e Damião eram gêmeos, foram para Síria e lá se aprofundaram nos estudos das ciências e medicina. Após algum tempo, se tornaram médicos que curavam, sem cobrar, recebendo doces em agradecimento. 

Foto: Divulgação
Dia de são cosme e damião 2022

Por isso, para os católicos, os doces são distribuídos como maneira de perpetuar a bondade e a caridade dos irmãos. 

Já para os umbandistas e candomblecistas, as guloseimas são um agrado aos orixás Ibejis, uma entidade infantil que é de modo comum sincretizada com São Cosme, Damião e os filhos gêmeos de Iansã e Xangô. Além disso, a distribuição dos doces significa partilhar as alegrias.

Simpatias de São Cosme e Damião

A pedido do Folha Vitória, a cigana e magista, Sibyla Rudana, separou algumas simpatias e orações para ajudar a terem suas preces atendidas. 

1 - Simpatia para proteger a casa: no dia de Cosme e Damião, a pessoa deve comprar duas chupetas, uma rosa e outra azul. Além disso,  também deve comprar uma vela rosa e uma azul. 

Após isso, deve colocar as chupetas perto das velas e deixar que elas queimem até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade dos santos gêmeos durante todo o ano. 

2 - Simpatia para acalmar a criança: a pessoa deve pegar uma peça de roupa da criança agitada e lavar ela normalmente, mas na última água, colocar a peça de molho com uma colher de café de açúcar. 

Após isso, é necessário deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais doçura nos caminhos. Quando as velas terminarem de queimar, deve torcer a roupa, deixar secar normalmente e colocar na criança agitada. 

3 - Simpatia para não faltar dinheiro:  a pessoa deve comprar uma figa de metal, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Após, vai colocar os pães de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. 

Deve acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar é necessário colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte. 

Levar os pães de mel a uma praça e colocar aos pés de uma planta. No ano seguinte repetir deixando a figa velha com os pães de mel no jardim.

Oração de São Cosme e Damião

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'. 

São Cosme e Damião, rogai por nós.

O Dia de São Cosme e Damião é uma data comemorativa celebrada pelos cristãos católicos no dia 26 de setembro e pelas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro. Cosme e Damião foram dois médicos árabes que prestavam seu serviço sem cobrar nada das pessoas. Foram martirizados por ser cristãos.

Acesse também: Senhor do Bonfim – devoção foi introduzida no Brasil no século XVIII

Resumo sobre Dia de São Cosme e Damião

  • São Cosme e Damião foram dois médicos cristãos árabes que praticaram seu ofício sem cobrar nada das pessoas.
  • Ficaram reconhecidos por operar alguns milagres.
  • Foram martirizados a mando de Lísias, governante da Cilícia.
  • Foram canonizados no século VI.
  • O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 26 de setembro por cristãos católicos e no dia 27 de setembro por candomblecistas e umbandistas.

Conhecendo São Cosme e Damião

São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos reconhecidos como santos pela Igreja Católica e atualmente são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Sabe-se pouco sobre a vida de Cosme e Damião, e a tradição católica diz que eles eram originários da Arábia, nascidos em algum momento do século III d.C.

Conta-se que sua origem era nobre, e seus nomes de fato eram Acta e Passio. Provavelmente pela condição de sua família, conseguiram tornar-se médicos, fato determinante na vida deles. Outro ponto importante era sua devoção ao cristianismo, uma religião perseguida nos primeiros séculos da era comum.

Cosme e Damião foram criados para a devoção ao cristianismo por sua mãe, Teodata. Supostamente, eles tiveram um pai que fora perseguido por ser cristão. Além disso, tiveram mais irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio.

Os gêmeos ficaram marcados por sua atuação como médicos. A sua devoção a Cristo fez com que eles se dedicassem ao ofício da medicina de maneira totalmente voluntária. Eles não aceitavam pagamento pelos serviços médicos que prestavam e, por isso, ficaram conhecidos como santos anárgiros (termo usado para se referir aos santos cristãos que fazem caridade).

O trabalho de Cosme e Damião enquanto médicos ficou bastante conhecido porque supostamente eles curavam muitas pessoas, inclusive realizando alguns milagres. Entre os milagres que supostamente eles operavam, estava a cura de pessoas cegas ou paralíticas, por exemplo. O trabalho médico dos irmãos fez com que várias pessoas fossem convertidas ao cristianismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Perseguição

Como mencionado, Cosme e Damião tornaram-se figuras conhecidas porque curavam muitas pessoas e levavam a mensagem de Jesus a seus pacientes, atribuindo a Ele todos os milagres que supostamente praticavam. Entretanto, a época em que eles viviam era um período conturbado para os cristãos.

Esse era o período da perseguição promovida pelo imperador romano Diocleciano. Apesar de terem nascido na Arábia, o trabalho de Cosme e Damião se deu na Ásia Menor, que fazia parte do Império Romano. Diocleciano era devotado aos deuses tradicionais e pagãos de Roma, e isso fez com que ele iniciasse uma violenta perseguição aos cristãos em seu império.

A fama de Cosme e Damião chegou aos ouvidos de Lísias, governador da Cilícia, província na Ásia Menor. Ele foi atrás dos irmãos, e, ao receber a confirmação de que eles eram cristãos, autorizou a prisão deles. Em sua prisão, Cosme e Damião foram condenados à morte.

Não se sabe exatamente, mas acredita-se que essa tentativa de execução tenha acontecido por volta de 303, quando oficialmente começou a perseguição de Diocleciano. Supostamente, eles teriam sido lançados no mar para se afogar, mas sobreviveram; depois foram colocados em uma fogueira, mas não se queimaram; então foram apedrejados, crucificados e alvejados com flechas, e ainda assim sobreviveram.

Por fim, eles foram decapitados, e seus corpos foram enterrados em Cirro, na Síria. A perseguição também se estendeu à família de Cosme e Damião, e todos os demais irmãos morreram martirizados. A data precisa da morte dos outros três irmãos é desconhecida até hoje.

  • Veneração

Dia de são cosme e damião 2022
Interior da Basílica de São Cosme e Damião em Roma.

Posteriormente, Cosme e Damião tornaram-se figuras veneradas, e isso ganhou força durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I. Esse imperador decidiu homenageá-los depois que foi curado de uma doença após ter recebido uma intercessão no nome dos dois médicos. Ele ordenou que uma basílica fosse construída no lugar onde estava a tumba deles, e isso transformou o local em ponto de peregrinação de fiéis.

A veneração a essas duas figuras se espalhou, e novos templos em homenagem a elas foram construídos em diferentes partes. A veneração aos irmãos chegou a Roma, sede da Igreja Católica, e lá foi criada a Basílica de São Cosme e Damião. Também entre os cristãos ortodoxos existe uma grande adoração a Cosme e Damião.

No século VI, durante o pontificado do papa Félix IV, Cosme e Damião foram canonizados e passaram a ser reconhecidos como santos. Por fim, o dia 27 de setembro passou a ser considerado como o Dia de São Cosme e Damião, mas não se sabe o porquê dessa data. A partir de 1969, houve uma alteração nela por conta de mudanças que aconteceram no calendário litúrgico da Igreja Católica.

Essas mudanças determinaram a alteração do Dia de São Cosme e Damião para 26 de setembro, porque, no 27 de setembro, é celebrado o Dia de São Vicente de Paulo. Para evitar esse choque de datas comemorativas, houve a mudança.

Acesse também: Missa do Galo – tradição muito antiga da Igreja Católica

Dia de São Cosme e Damião no Brasil

No Brasil, a devoção a São Cosme e Damião foi trazida pelos portugueses em meados do século XVI. Em nosso país, a devoção a eles passou por um fenômeno de sincretismo religioso, e o seu culto passou a ser associado com religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.

No candomblé e umbanda, Cosme e Damião são associados com Ibeji, dois orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã. Aqui no Brasil, as religiões de matriz africana decidiram manter a celebração a Cosme e Damião/Ibejis no dia 27 de setembro. Por ser visto como protetor das crianças, a celebração de Cosme e Damião nas religiões de matriz africana se relaciona bastante com o ato de dar doces para as crianças.

Créditos das imagens

[1] Massimo Todaro e Shutterstock

[2] AlexNow e Shutterstock

Qual é o verdadeiro dia de Cosme Damião?

Considerados dois santos populares, São Cosme e Damião são celebrados no mês de setembro pelo calendário antigo no dia 27, e pelo calendário recente, no dia 26, e é uma data esperada especialmente pelas crianças, já que é um momento que marca o pagamento de promessas, por meio da entrega de doces.

Que dia é Cosme Damião 2022?

Na igreja Católica, o Dia de São Cosme e São Damião é celebrado em 27 de setembro. Para os católicos, os irmãos gêmeos eram médicos que viveram na Ásia Menor, há dois mil anos.

Qual é o dia de Cosme e Damião na umbanda?

Dia de festa nos terreiros Já na umbanda, Cosme e Damião são divindades protetoras das crianças. No dia 27 de setembro, nos terreiros de umbanda, o clima é de festa. As crianças são recebidas com pacotinhos de doces variados para celebrar os irmãos que, desde pequenos, exerciam a medicina e curavam as pessoas.

Qual é o dia de pegar doce de são Cosme Damião?

Doce tradição: Alguns saíram de cena, mas distribuição no dia de Cosme e Damião resiste. Os que têm mais de 30 anos se lembram de um tempo em que todo dia 27 de setembro deixava mais doce a infância a cada esquina.