Quais foram as principais características do feudalismo na Europa?

Explicamos o que era feudalismo, seu exercício de poder e o que era feudo. Além disso, suas características, quando surgiu e como terminou.

Quais foram as principais características do feudalismo na Europa?
O feudo era um contrato entre o senhor feudal e o vassalo.

O que foi feudalismo?

O feudalismo foi um sistema social, político e econômico que prevaleceu durante a  Idade Média , do século IX ao século XV. Caracterizou-se pelo sistema de vassalagem e é considerada por muitos como a “Idade das Trevas”, devido a guerras sangrentas  , epidemias e pouco progresso científico.

Uma das principais características do sistema feudal era a descentralização do  poder , exercido por nobres organizados em feudos, que possuíam relativa independência do monarca, mas eram subordinados ao rei por laços estreitos de  lealdade . Os nobres herdaram seus títulos, que foram passados ​​de geração em geração.

Veja também:  Modo de produção feudal

Qual era o feudo?

A palavra  feudalismo  vem de “feudo”, nome dado à organização básica da época. O feudo  era um contrato entre duas pessoas: o  senhor feudal e o vassalo.

Neste “pacto” foram estabelecidas relações mútuas, o vassalo recebeu um terreno para habitar e protecção militar em troca de uma relação de dependência com o senhor feudal. O vassalo tinha que administrar a terra e pegar em armas em defesa de seu senhor, se necessário. Além disso, ele teve que homenagear sua colheita ou produção.

Dentro desta estrutura havia também os camponeses, que eram aqueles que trabalhavam na terra e estavam sob o controle total do senhor feudal, portanto não eram considerados homens livres.

Na época feudal, a terra era fiadora do dinheiro e, portanto, o bem mais precioso. As atividades econômicas eram restritas e consistiam principalmente na  agricultura e na produção artesanal.

Origem do feudalismo

O feudalismo surge, em primeiro lugar, com o declínio do Império Romano , que ao perder grandes extensões de terra começou a perder influência sobre os povos.

A insegurança decorrente das constantes invasões bárbaras levou ao declínio das cidades e à formação da estrutura feudal , na qual os vassalos se colocaram à disposição de um senhor feudal e receberam proteção atrás das muralhas do castelo.

Todo o ordenamento social e moral da época foi explicado sob a figura de Deus, visto que o rei havia perdido o poder político e era apenas o representante divino na terra.

Diante da incompetência dos monarcas para enfrentar as invasões e a consequente crise política e social, o poder passou a ficar nas mãos dos senhores feudais , que se tornaram os mais altos líderes sociais. Eles tinham que regular a ordem e manter a paz dentro de sua estrutura, distribuir justiça , coletar impostos e proteger a população do castelo, que foi erguido como um novo símbolo de poder.

Características do feudalismo

Quais foram as principais características do feudalismo na Europa?
O feudo era a estrutura social e política durante o feudalismo.

Entre as principais características do feudalismo estão:

  • O surgimento da relação de vassalagem entre um senhor feudal e seus vassalos.
  • Uma sociedade dividida em três classes sociais diferentes : a nobreza, o clero e o Terceiro Estado ou estado simples.
  • A construção de castelos murados .
  • Uma economia baseada na agricultura e pecuária .
  • As guerras frequentes pela disputa dos territórios.
  • O pagamento de impostos .
  • A Igreja Católica como grande fonte de poder.
  • A descentralização do poder político.

Classes sociais de feudalismo

Durante o feudalismo, as classes sociais eram estáticas, ou seja, era um sistema social fechado em que não havia mobilidade social, mas a sociedade estava dividida em classes. Dentro desta estrutura, que era piramidal, estavam:

  • A realeza. Compostos por senhores da realeza e feudais, eles possuíam a maior parte das terras e do poder político. Esse estrato geralmente era acessado por linhagem.
  • O clero. Formada por religiosos que representavam a Igreja e desempenhavam funções eclesiásticas, políticas, educacionais e / ou sociais, e possuíam privilégios.
  • O terceiro estado. Formados pela maioria da população , os cidadãos que não eram nobres ou clérigos, não tinham privilégios e pagavam impostos. Era um grupo muito variado, formado por camponeses, mercadores e burgueses.

 Fim do feudalismo

O processo histórico que marcou o fim do feudalismo  não tem uma data exata , ele se desenvolveu de forma desigual em diferentes partes da  Europa a partir do século XIV.

São várias as causas que levaram ao seu fim, entre as quais estão:

  • Surgimento da burguesia . Muitos historiadores concordam que as viagens ao Oriente para fins comerciais geraram uma nova classe social: a burguesia, composta por homens livres, mas não nobres.
  • Declínio demográfico. A população diminuiu como resultado das pragas e guerras, o que levou a uma redução da força de trabalho disponível .
  • Novas formas de desenvolvimento econômico . A saturação das terras levou à busca de novas formas de expansão econômica entre as quais a indústria se destacou , seu surgimento marcou a passagem da Idade Média para a Moderna .
  • Descontentamento dos camponeses. A pressão e a sobreexploração da mão-de-obra pelos senhores feudais, a ineficiência do sistema agrícola da época e a baixa população geraram a redução da mão-de-obra disponível.
  • Crescimento das cidades. As cidades receberam pessoas expulsas ou que não queriam pertencer ao sistema feudal.

 Continue com: Modern Age

O que foi o feudalismo e quais foram as suas principais características?

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Quais são as principais características do feudalismo Brainly?

Algumas características do feudalismo: - A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. - Todos os poderes (jurídico, econômico e político) concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. - A população era estática e hierarquizada.

Como ocorreu o feudalismo na Europa?

O feudalismo foi o sistema político, social e econômico que vigorou durante a Idade Média (século V ao século XV). Originou-se após o fim do Império Romano e as invasões bárbaras, quando, em troca de proteção, houve um êxodo urbano, ou seja, as pessoas abandonaram as cidades e migraram para o campo.

Quais são as principais características do modo de produção feudal?

O sistema de produção feudal era caracterizado pelo emprego da técnica de rotação de culturas. O sistema de rotação garantia um maior tempo de uso das terras cultiváveis. Ao falarmos sobre a produção agrícola no mundo feudal, logo nos lembramos que o trabalho nas terras buscava o atendimento de necessidades básicas.