Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

A teoria endossimbiótica fala sobre a origem de organelas celulares a partir de organismos procariontes.

Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?
Os cloroplastos originaram-se da relação endossimbiótica entre um organismo autotrófico e um heterotrófico

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

Nesse tipo de relação, um organismo vive em uma associação íntima com o outro. Na endossimbiose, um organismo menor, denominado de simbionte, vive dentro de outro maior, o hospedeiro, em uma relação mutuamente benéfica.

→ Origem das mitocôndrias

Como todas as células possuem mitocôndrias, mas nem todas possuem plastos, um modelo de endossimbiose sugere que as mitocôndrias surgiram primeiro que os plastídios. Acredita-se que um organismo anaeróbio tenha englobado um organismo aeróbio que utilizava o oxigênio de forma bastante vantajosa, liberando mais energia por molécula de glicose do que realizando um processo anaeróbio. Assim, com o hospedeiro ganhando mais energia e o simbiótico ganhando proteção, esses organismos tornaram-se um só, dependentes um do outro e inseparáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Origem dos cloroplastos

Um processo semelhante aconteceu com o cloroplasto, mas em várias etapas, em razão da diversidade existente desses plastídios. Um organismo autotrófico, capaz de produzir seu próprio alimento, como uma cianobactéria, teria sido englobado e passou a viver harmoniosamente dentro do hospedeiro, auxiliando na produção de alimento e ganhando proteção.

→ Evidências da endossimbiose:

  • Mitocôndrias e cloroplastos possuem maquinaria celular e material genético próprios, sendo o DNA circular, como o das bactérias;

  • Apresentam ribossomos mais semelhantes aos de células procarióticas do que eucarióticas;

  • As membranas internas apresentam enzimas e sistemas de transporte que se assemelham aos encontrados na membrana plasmática de organismos procariotos atuais;

    As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas encontradas em organismos eucarióticos (por exemplo, os organismos com um núcleo). Apesar de terem funções muito diferentes (as mitocôndrias produzem principalmente energia para a célula, e os cloroplastos estão envolvidos na fotossíntese), há uma semelhança na estrutura dessas duas organelas, o que pode ser explicado por meio de um processo conhecido como endossimbiose.

    Mitocôndrias

    O objetivo principal da mitocôndria em um organismo eucarionte é fornecer energia para o resto da célula. Nas mitocôndrias, as moléculas de adenosina trifosfato (ATP) são produzidas e armazenadas. A ATP é o resultado da respiração celular e requer uma fonte de alimento (produzida através da fotossíntese em organismos autotróficos ou ingeridos exteriormente em heterotróficos) para ser feita. A quantidade de mitocôndrias varia nas células; a célula animal comum tem mais de 1000 delas.

    Cloroplastos

    A fotossíntese ocorre nos cloroplastos em organismos autotróficos, como as plantas. Dentro do cloroplasto está a clorofila, que capta a luz solar. Em seguida, com uma combinação de água e dióxido de carbono, a luz é convertida em glicose, que é então utilizada pelas mitocôndrias para fazer moléculas de ATP (a ATP também é produzida durante a fotossíntese dentro do cloroplasto). A clorofila no cloroplasto é o que dá às plantas a cor verde.

    Similaridades

    A semelhança mais óbvia entre as mitocôndrias e os cloroplastos é que eles estão envolvidos na alimentação da célula, pois ambos produzem e armazenam alguma forma de energia. Outra semelhança é que ambos contêm uma certa quantidade de DNA (apesar de a maior parte do DNA ser encontrada no núcleo da célula). Mais importante, o DNA das mitocôndrias e dos cloroplastos não é o mesmo que o do núcleo e ele tem formato circular, que é a forma do DNA em procariontes (organismos unicelulares sem núcleo). O DNA do núcleo de uma célula eucariótica é espiral sob a forma de um cromossomo.

    Endossimbiose

    A similaridade entre as estruturas do DNA em mitocôndrias e cloroplastos é explicada pela teoria da endossimbiose, que foi originalmente proposta por Lynn Margulis, em 1970, em sua obra "The Origin of Eukaryotic Cells" (A origem das células eucarióticas, em tradução livre). Segundo a teoria de Margulis, a célula eucariótica veio da junção de procariontes simbióticos; efetivamente, as células procariotas se uniram e eventualmente evoluíram para uma só célula. Essa teoria explica por que as mitocôndrias e os cloroplastos ainda têm o seu próprio DNA independente, porque eles são restos do que costumava ser organismos individuais.

    Mais Artigos

    Diferenças entre os reinos fungi e plantae

    A diferença entre algas e protozoários

    Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

    As semelhanças entre o amido e o glicogênio

    Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

    Semelhanças e diferenças entre os reinos Fungi e Monera

    Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

    Qual é a diferença entre plantas, fungos e animais?

    Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

    Como aumentar a produção de acetilcolina

    Quais as características comuns entre mitocôndrias e cloroplastos?

    Referências

    • Berkeley; Endosymbosis; Lynn Margulis [em inglês]
    • Georgia State University: Mitocôndrias [em inglês]
    • Georgia State University: Cloroplastos [em inglês]

    Sobre o Autor

    Drew Lichtenstein started writing in 2008. His articles have appeared in the collegiate newspaper "The Red and Black." He holds a Master of Arts in comparative literature from the University of Georgia.

    Qual é a característica em comum entre as mitocôndrias e os cloroplastos?

    Mitocôndrias e cloroplastos possuem dupla membrana, resultado, provavelmente, do englobamento desses organismos. A mais interna seria proveniente do organismo englobado, e a mais externa seria resultado da membrana do organismo que o englobou; II. Mitocôndrias e cloroplastos possuem seu próprio genoma.

    Qual é a relação entre mitocôndrias e cloroplastos?

    Os cloropastos estão encontrados em plantas e são responsáveis pela captura de energia do sol para fabricar açúcares na fotossíntese. A Mitocôndria é a célula responsável por gerar energia em nosso corpo, pela respiração celular. Ou seja, ambos tem a função de gerar energia.

    Quais as características comuns de cloroplasto e mitocôndria que reforçam a teoria da endossimbiose?

    Cloroplastos e mitocôndrias possuem DNA próprio. Esse DNA difere-se daquele existente no núcleo celular e assemelha-se às moléculas de DNA encontradas em bactérias; Possuem capacidade de autoduplicação; Tanto mitocôndrias quanto cloroplastos apresentam ribossomos próprios.

    Quais são as características encontradas nas mitocôndrias e nos cloroplastos as quais as destacam das demais organelas?

    As mitocôndrias são organelas membranosas e, assim como os cloroplastos, apresentam duas características bem peculiares: a presença de dupla membrana e material genético próprio.