Quais são os principais processos de socialização?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que só se encerra na morte, realizando-se através da comunicação. O processo de socialização inicia-se após o nascimento e desenvolve-se primeiramente, através, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc.

A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.

Em vários grupos de animais, há um forte sentido de socialização que caracteriza o grupo ou até mesmo o indivíduo. Insetos como formigas, abelhas, cupins; aves como gansos, cisnes, biguás, pelicanos[1], garças-brancas, pinguins, jaburus[2]; peixes como sardinha[3], anchovas[4], atuns e muitos tubarões; répteis como jabutis e crocodilos, mamíferos como o porquinho-da-índia, camundongos, hienas, golfinhos, elefantes, leões, focas, macacos, etc, utilizam-se da socialização do grupo para se protegerem de predadores, coletas de alimento e até reprodução.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Socialização primária: O ser humano aprende a viver em sociedade através da transmissão de regras, normas, linguagens e comportamentos. O início dessa transmissão, durante a infância, é o que pode ser chamado de socialização primária. O processo de socialização começa com a interiorização do mundo exterior, ou seja, quando a criança passa a captar o comportamento de outras pessoas e estabelece sentido para o mundo em que vive. A partir da interiorização surge a identificação, o indivíduo vive e compartilha da realidade de outros sujeitos, principalmente aqueles com quem forma vínculos afetivos. A socialização primária é a fase mais importante do desenvolvimento social, pois define para a criança qual o seu papel na sociedade, um importante fundamento que formará sua identidade [5][6].
  • Socialização secundária: É todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores, do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos e amigas, no trabalho, na igreja, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo.

Referências

  1. «Por que alguns pássaros voam em formação?». Super. Consultado em 1 de agosto de 2020
  2. «Por que as aves voam em bando?». Nova Escola. Consultado em 1 de agosto de 2020
  3. «Sardinha». www.cienciaviva.pt (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2020
  4. «Anchova - Um peixe bem guloso mas assim que é bom🎣». PEIXE e PESCARIA. 26 de novembro de 2019. Consultado em 1 de agosto de 2020
  5. Berger, Peter L. A construção social da realidade:tratado de sociologia do conhecimento por Peter L. Berger a Thomas Luckmann;Petrópolis,Vozes,1985.
  6. Müller, Fernanda (2020). «"Parabéns pra você": reflexões na quarentena sobre a transição de uma bebê para a creche». Campos - Revista de Antropologia. 21 (2): 142–163. ISSN 2317-6830. doi:10.5380/cra.v21i2.74238. Consultado em 20 de novembro de 2021

623 palavras 3 páginas

As principais características dos agentes de socialização * Família: a família é o principal agente de socialização, uma vez que, todos os costumes, e normas são transmitidos através da família para a criança, ou seja, um processo de transmissão pessoal. * Escola: quando a criança começa a estudar, e adquirido principalmente a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações são diferentes das encontradas no núcleo familiar. * Grupo de ‘status’: predominada principalmente por pessoas com um avanço de idade, onde mostram aos jovens o que novas normas e valores alternativos, onde obterão novos gesto, gostos por determinadas leituras, um linguajar próprio, ou ate mesmo um tipo de consumo. * Os meios de comunicação de massa: principalmente a televisão esta no grupo dos novos agentes de socialização, uma vez que a mesma pode ser um meio de inspiração para a socialização, porem pode ser visada por gerar um comportamento negativo, ou comportamento positivo. * Os grupos de referencia: utilizados como modelo de comportamento e atitude ao longo da vida. É a inspiração buscada de um artista de televisão, de um jogador de futebol, e de vários outros ícones referencias, onde são seguidos principalmente pela juventude.

Processos de socialização que acontecem na infância
Desde a infância somos submetidos todos os dias a adquirir novos costumes, crenças, hábitos, conhecimentos ou moral, repassados a nós geralmente por nossos pais, pelos nossos professores nas escolas, pelos nossos líderes espirituais, pela televisão e por todos os meios de comunicação.
A personalidade é o sistema de tendência do comportamento total de uma pessoa, por isso então, ninguém tem necessariamente uma personalidade igual à outra, difere de uma sociedade para outra ou até mesmo dentro da própria sociedade. O que significa que mesmo sendo criados sobre o mesmo conceito, pode ser que minha personalidade seja bem diferente de um vizinho, de um


Relacionados

  • Principais características dos cinco agentes de socialização

    382 palavras | 2 páginas

    Principais características dos cinco agentes de socialização 1- A família - Influência na vida do ser humano desde o nascimento e por um longo período de sua vida. Essa influência varia de acordo com a classe social, grupos culturais diversos etc. Os pais ensinam aos filhos o que aprenderam dentro de sua cultura. Fui criado pela minha avó e ela me ensinou que devemos respeitar as pessoas, nunca pegar o que é dos outros, não comer carne na semana santa, não beber leite após comer manga etc.….

  • AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES COM RELAÇÃO AO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO.

    394 palavras | 2 páginas

    AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES COM RELAÇÃO AO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO. Os principais agentes da socialização são a IMITAÇÃO, APRENDIZAGEM e a IDENTIFICAÇÃO. Na infância, as crianças tendem a imitar os outros, que para si são modelos sociais, reproduzindo os seus comportamentos e atitudes, imitam comportamentos que vêm os outros assumirem. Em um estagio da vida mais avançado, os indivíduos adquirem reflexos, hábitos e atitudes e interiorizam conhecimentos, aos quais vão atribuindo….

  • recalque

    952 palavras | 4 páginas

    para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais. Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes. Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando….

  • trabalho

    640 palavras | 3 páginas

    Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes. Familia está é o principal agente de socialização, faz parte de nossa vida desde o nascimento e nos influência durante quase toda parte dela. O agente Familiar tem como caracteristica nos influênciar a qual parte da sociedade irá partipar….

  • Ciencias

    1551 palavras | 7 páginas

    Processo de socialização A socialização é um processo de aprendizagem e assimilação de hábitos característicos de um grupo social, é continuo e realizado através da comunicação. O processo se dá desde os primeiros dias de vida, porém o primeiro e talvez mas o mais importante é o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece relações com sua família, além do caráter biológico, ao socializar-se com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização da pessoa….

  • socializaçao

    3126 palavras | 13 páginas

    1 Socialização – características, mecanismos e agentes Socialização – processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas da sociedade a que pertencem Ou seja: Quando nascemos, somos integrados numa família, existente numa determinada sociedade, com a sua língua, valores, hábitos, tradições e práticas sociais que nos são ensinados e incutidos num processo permanente e contínuo. A integração no grupo familiar e, posteriormente, a nossa aceitação social….

  • Aula tema 2

    323 palavras | 2 páginas

    1. INTRODUÇÃO O assunto que será falado nesse texto se refere ao processo de socialização, e as caracteristicas dos principais agentes de socialização, que são familiar e a escola. 2. CARACTERISTICAS DOS AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO: FAMILIA E ESCOLA As nossas escolas e familias são os principais agentes de socialização, a escola fica com a parte de transmissão de conhecimento , ou seja, socialização formal, assim desemvolvendo as capacidades cognitivas, efetivas, capacidades de relacionamento….

  • Ciências Sociais

    534 palavras | 3 páginas

    questões da socialização e dos papéis sociais. Mostrar-nos a importância dos agentes da socialização, que são as bases do desenvolvimento dos valores, costumes e modos de um indivíduo, a família e a escola. Principais características dos agentes de socialização A socialização tem inicio na infância e vai com o individuo no decorrer da vida, a família e a escola são consideradas os principais agentes da socialização.A família é considerada o principal agente da socialização, pois é a principal base para….

  • Atividade de auto desenvolvimento

    513 palavras | 3 páginas

    o processo de socialização, e as características dos principais agentes de socialização, que são a família e a escola. E finalmente, os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO: FAMÍLIA E ESCOLA A família e a escola são os principais agentes de socialização, a escola é responsável….

  • O indivíduo e a sociedade

    620 palavras | 3 páginas

    para o trabalho Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes. Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também….

Outros Trabalhos Populares

Qual o principal processo de socialização?

O processo de socialização da seres sociais inicia-se ainda na infância, quando ainda bebês, os indivíduos são socializados e apresentados às regras sociais pelos pais. É a partir, principalmente, da mãe e do pai que a criança começa a estabelecer os vínculos com o mundo do qual fará parte.

O que é socialização e quais seus processos?

A socialização é o processo pelo qual aprendemos normas, regras e costumes de uma sociedade, de forma que consigamos nos conduzir em nossa convivência diária.

Quais os principais agentes do processo de socialização?

Agentes de socialização - grupos sociais, instituições e indivíduos que proporcionam as situações estruturadas em que a socialização ocorre. – Família, vizinhança, escola, pares, religião, local de trabalho, pares, mass media... étnica, de classe, religiosa, educacional e política – afetam os seus membros.

Quantas etapas tem o processo de socialização?

O processo de socialização humana é um processo complexo, sendo composto por duas ou três fases. Na clássica obra A construção social da realidade, publicada originalmente em 1966, Berger e Luckmann (2008) as dividiu em duas: primária e secundária.