Quais são as principais características da educação híbrida ou blended learning?

Se você trabalha com treinamentos corporativos, já deve ter percebido como eventos presenciais podem ser complicados de serem ajustados à rotina de alguns profissionais. Também, nem todos os participantes mantém disciplina no desenvolvimento a distância. Como solução para esses problemas, muitas empresas estão adotando o blended learning, ou ensino híbrido.

Esse modelo de ensino corporativo busca eliminar as desvantagens do presencial e a distância, criando um projeto de educação corporativa que usa os dois formatos em sua composição. Como resultado, está o aumento da eficiência e o retorno dos treinamentos de uma empresa.

Por esses motivos, colocamos, a seguir, as principais informações sobre o blended learning, mostrando como esse modelo é interessante para o seu negócio. Acompanhe!

O que é blended learning?

O blended learning também é chamado de ensino híbrido, misto ou b-learning. Ele pode ser definido como um modelo de educação formado por mais de um tipo de ensino, que integra aprendizado presencial e a distância, normalmente usando a tecnologia.

O objetivo desse formato é aproveitar os benefícios do ensino presencial e do digital, ao mesmo tempo em que minimiza suas desvantagens. Dessa forma, um programa de educação corporativa criado no modelo blended learning apresenta mais benefícios para a empresa, como aumento da eficiência, mobilidade e possibilidade de personalização do ensino.

Como esse modelo funciona?

Existem duas estruturas possíveis para o ensino híbrido: síncrono e assíncrono. Entenda melhor cada um deles, a seguir!

Estrutura de ensino síncrono

Nesse modelo, os participantes (professores, alunos, tutores, etc.) precisam estar presentes em tempo real durante os momentos de ensino. O objetivo é promover a interação entre eles e usar esse momento como ponto de discussão, engajamento, resolução de problemas e atividades que são mais bem desenvolvidas em grupo.

Alguns exemplos desse modelo são fóruns, bate-papos, salas de aula, webinars. Dessa forma, eles podem ser realizados tanto de forma presencial, quanto a distância, mesmo com seus participantes conectados ao mesmo tempo.

Estrutura de ensino assíncrono

A estrutura de ensino assíncrono não exige que os participantes de um treinamento estejam todos presentes durante o ensino. Na realidade, ele promove o desenvolvimento de forma individual de cada pessoa.

Para isso, o conteúdo e material de estudo são disponibilizados para todos, e seu acesso é feito no tempo do aluno, adequando-se melhor à sua agenda, velocidade de aprendizado e ao perfil de estudo.

O objetivo é respeitar as características de desenvolvimento de cada indivíduo, gerando maior reflexão e flexibilidade de ensino, facilitando ainda mais a assimilação do conteúdo passado. Alguns exemplos que seguem esse modelo são microlearning, mobile learning, plataformas digitais e conteúdo gamificado.

Um projeto de educação corporativa pode conter elementos das duas estruturas, aproveitando os pontos positivos de cada um deles e promovendo um ensino mais personalizado e individual, bem como integrado e participativo.

Quais são os benefícios do blended learning?

Como falamos, o modelo misto de ensino garante diversos benefícios para as empresas que optam por ele. Entre os principais, estão:

   maior integração, engajamento e participação dos profissionais, resultado da troca de experiências e atividades em grupo;

   possibilidade de criar dinâmicas e momentos de desenvolvimento coletivo;

  redução de custos com desenvolvimento de turmas, permitindo que todo o grupo comece e finalize o treinamento no mesmo prazo;

  acesso a melhores modelos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento do profissional;

  possibilidade de usar diferentes tipos de treinamento, principalmente os que são tendência no mercado;

  humanização de projetos digitais, incluindo pontos de interação e contato entre os envolvidos no processo;

  maior assimilação do conteúdo; • mais colaboração e interesse pelo ensino corporativo;

  melhores resultados para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da empresa;

  possibilidade de personalizar e promover o ensino seguindo o perfil do profissional;

  viabilização da criação de uma cultura de aprendizado contínua.

Esses são alguns dos benefícios de usar esse modelo de ensino dentro de uma organização. Quando usado de forma correta, o blended learning garante diversas vantagens para o programa de educação corporativa, principalmente o ganho de eficiência e retorno sobre os investimentos feitos.

Como produzir conteúdos para esse modelo de treinamento corporativo?

A produção de conteúdo é uma das atividades mais importantes de qualquer tipo de treinamento. É durante esse processo que devem ser formados os materiais para desenvolvimento e análise de sucesso do ensino passado aos participantes, seja ele presencial, a distância ou misto. 

Neste último caso, é necessário tomar um cuidado a mais no momento de produção. Isso porque parte do material será usada de forma presencial, enquanto a outra será destinada ao ensino a distância. Dessa forma, eles devem ser construídos de modo a atender às necessidades desses dois modelos de ensino. 

Outra consideração é a estrutura usada. Os materiais para o modelo síncrono podem ser apenas de apoio, suporte e acompanhamento, uma vez que os participantes acompanham o conteúdo com a ajuda de um tutor ou professor. Já na estrutura assíncrona, o material deve ser completo e didático, uma vez que o usuário aprenderá sozinho.

Como aplicar o blended learning na sua empresa?

Existem diversas formas de um projeto de educação corporativa ser construído com o blended learning. Alguns profissionais optam por usar os formatos digitais apenas para avaliação de um treinamento presencial, outros disponibilizam o conteúdo antes do evento corporativo, outros, ainda, realizam aulas de forma digital e finalizam um processo de desenvolvimento com uma aula final presencial. 

A flexibilidade de criação é enorme, porém é preciso seguir alguns passos para que o seu projeto aproveite melhor os benefícios desse modelo e atenda às necessidades da sua organização. 

  Definição de objetivos de aprendizagem: é necessário realizar um diagnóstico e mapeamento das necessidades da equipe, definindo o que se espera de resultado de cada ação feita. 

  Escolha de mídias, técnicas e métodos de ensino: após o levantamento do primeiro passo, é possível determinar quais tipos de treinamento são mais eficazes para atingir os objetivos do projeto, considerando também o perfil dos participantes. 

 • Desenvolvimento de conteúdo e material: essa etapa consiste na preparação e criação de tudo que será usado durante as ações, como vídeos, apresentações e avaliações. 

 • Implementação, monitoramento e otimização: definir e realizar a implementação de cada ação, fazer seu acompanhamento, monitorar resultados e definir formas de otimizar o projeto.

Fica evidente que adotar o blended learning é uma ótima estratégia para qualquer negócio. O modelo apresenta diversos benefícios e permite que um projeto de educação corporativa seja construído com o melhor dos dois lados: presencial e a distância. 

Além disso, a prática é considerada uma tendência global. Dessa forma, sua adoção é uma forma de acompanhar o mercado e não ficar pra trás na estratégia de desenvolvimento interno dos colaboradores. 

Você já conhecia o blended learning como opção para o treinamento corporativo? Acha que esse modelo é uma boa estratégia para o seu negócio? Deixe aqui seus comentários sobre o assunto!

Quais são as principais características do ensino híbrido?

A principal característica do estudo híbrido é que o plano de aula deve ter atividades presenciais e remotas, que devem estar integradas e com objetivo previamente estabelecido. Entre as vantagens do estudo híbrido estão o aumento do engajamento dos alunos, a motivação dos estudantes e a personalização do ensino.

Como podemos descrever o blended learning?

Blended Learning, também conhecida como aprendizagem híbrida, é uma modalidade de ensino baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Esse método de ensino geralmente envolve disponibilizar conteúdos em uma plataforma EAD para, posteriormente, discuti-los de forma presencial na sala de aula.

O que caracteriza o ensino híbrido na sala de aula?

Ensino Híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, com algum elemento de controle ao longo do tempo, local, percurso e / ou ritmo, e em parte por meio do encontro face a face com o professor, no espaço físico da escola.

Quais são os principais modelos do ensino híbrido?

Quais os principais modelos de ensino híbrido e como implementá-los?.
laboratório rotacional;.
sala de aula invertida;.
à la carte;.
modelo flex..