Quais são as duas funções executadas na subcamada LLC da camada de enlace de dados OSI escolha dois?

Modelo OSI: Camadas 2 a 7

Camada 2: Enlace de Dados

O objetivo básico da Camada de Enlace de Dados é assegurar a transferência confiável de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio físico.

O meio físico está freqüentemente sujeito a ruídos e às interferências mais diversas, necessitando, desta forma que funções mais inteligentes venham a suprir suas limitações.

A Camada de Enlace de Dados envolve tipicamente as seguintes funções:

  • Ativação e desativação do Enlace de Dados;
  • Supervisão e Recuperação em caso de anormalidades;
  • Sincronização;
  • Segmentação e delimitação das unidades de dados;
  • Controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados;
  • Controle de Fluxo.

A ativação e desativação de Enlaces de Dados constituem normalmente protocolos que estabelecem uma conexão de enlace de dados para a transferência de dados sobre o enlace de dados. A condição de sucesso deste protocolo é a seleção de uma conexão física confiável e com taxa de erros aceitável para todas as conexões de rede que a utilizarão. Em determinados ambientes, isto pode implicar em estabelecer uma conexão de enlace de dados a cada conexão de rede, em outros não. Esta é a flexibilidade e abertura do Modelo OSI.

As funções de sincronização, delimitação das unidades de sinal, controle de erros e seqüenciamento já são características da Camada de Enlace de Dados. Existe um padrão bastante conhecido para estas funções, denominado High-level Data Link Control (HDLC) baseado no Synchronous Data Link Control (SDLC) .

O SDLC foi criado pela IBM para substituir o antigo Bisynchronous protocol (BSC) para conexões de dados em áreas metropolitanas envolvendo equipamentos IBM. A rede SDLC é constituída de uma estação primária que controla as comunicações e uma ou mais estações secundárias. Hoje, constitui também uma variante do protocolo HDLC da ISO denominado Normal Response Mode (NRM).

A principal diferença entre o HDLC e o SDLC é que este suporta apenas o NRM, onde as estações secundárias não se comunicam com a primária, a menos que esta o permita . Além deste, o HDLC também suporta o Asynchronous response mode (ARM) onde as estações secundárias podem iniciar a comunicação com a primária, sem sua permissão prévia e o Asynchronous balanced mode (ABM) onde cada estação pode atuar como primária ou secundária.

Estes padrões deram origem também ao protocolo Link Access Procedure-Balanced (LAP B ou Camada 2 do padrão X.25) que é uma variante do HDLC no modo ABM (onde o endereço se resume a estação remota) e ao IEEE 802.2, mais conhecido como Logical Link Control (LLC) e extremamente popular em ambientes LAN.

A figura abaixo ilustra a unidade de dados ou quadro HDLC.

Quais são as duas funções executadas na subcamada LLC da camada de enlace de dados OSI escolha dois?

Figura 15: Quadro HDLC

Camada 3: Rede

A camada de rede tem por objetivo fornecer um suporte de comunicação fim a fim para as camadas superiores. Isto inclui a escolha do modo de transferência e da qualidade de serviço (por exemplo no se que refere aos requisitos de retardo na transferência), o endereçamento da unidade de dados ao seu destino final na rede ou na sub-rede (segmento de rede) externa, o interfuncionamento com elementos de rede externos se necessário, a notificação de eventuais deficiências de segmentos externos, controle de fluxo fim a fim e outras funções.

Camada 4: Transporte

A Camada de Transporte é a camada responsável pelo controle da transferência de dados, incluindo a qualidade do serviço e a correção de erros fim a fim. O exemplo mais bem sucedido da Camada de Transporte são os padrões associados a redes IP (Internet Protocol), TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol). O protocolo TCP é orientado à conexão, permite a entrega sem erros de um fluxo de dados e realiza controle de fluxo. O protocolo UDP , por outro lado é não orientado à conexão, sem controle de fluxos e garantia de entrega. A Camada de Transporte deve considerar os requisitos da aplicação, através dos parâmetros que descrevem as Classes de Serviço e as limitações da rede. São parâmetros de definição da Classe de Serviço:

  • Vazão ou throughput (bit/s);
  • Atraso ou latência de propagação (ms);
  • Jitter ou Variação no atraso de propagação (ms) ;
  • Probabilidade de falha no estabelecimento da conexão;
  • Taxa de erro residual.

Camada 5: Sessão

A Camada de Sessão tem por objetivo o controle dos procedimentos de diálogo através da abertura e fechamento de sessões.

A camada de Sessão inclui as seguintes funções, entre outras:

  • Transferência de dados em ambas direções, normal ou expressa;
  • Gerência de Token , permitindo às aplicações solicitar e transferir a primazia da comunicação ou de exercício de determinadas funções;
  • Controle de Diálogo, permitindo às aplicações acordar a forma de diálogo, half duplex ou duplex;
  • Sincronização e gerência de atividades, permitindo estratificar o diálogo, colocando títulos, subtítulos e marcas de delimitação.

Camada 6: Apresentação

A Camada de Apresentação é responsável pela sintaxe de dados, da mesma forma que a camada de Aplicação será pela semântica. Significa que a forma como os conteúdos serão manipulados pela Camada de Aplicação é montada e desmontada pela Camada de Apresentação. Os aspectos de criptografia, se necessários por questões de segurança da comunicação, são também de responsabilidade desta Camada.

Camada 7: Aplicação

A Camada de Aplicação é responsável pela semântica da comunicação.

A estrutura da Camada de Aplicação (Recomendação X.207) foi modelada diferenciando elementos comuns a todas as aplicações, Common Application Service Elements(CASE) cuja objetivo é prover capacitações genéricas necessárias a transferência de informações, independentemente de sua natureza, de elementos de serviço de aplicação específicos ou Specific Applications Service Elements (SASE) cujo objetivo é fornecer capacitações de transferência de informações destinadas a atender requisitos específicos de determinadas aplicações. Entre as funções CASE estão o estabelecimento e liberação de associações entre processos de aplicação e entre as funções SASE estão a transferência de arquivos ou tarefas, acesso a bases de dados, etc...

Entre os protocolos bem sucedidos da camada de Aplicação estão o Application Common Service Element - ACSE (ver Recomendações X.217, X.217 bis, X.227 e X.227 bis) que estabelece contextos onde os protocolos de aplicação podem ocorrer (inclusive quando versões diferentes de protocolos de aplicação co-existem), o Remote Operation Service Element - ROSE (ver Recomendações X.219 e X.229) que permite a realização de operações remotas concebidas como a forma padrão de interação entre processos de aplicação pares para realização de uma função, ou seja ações genéricas solicitadas para execução em um processo de aplicação remoto.

Finalmente, cabe mencionar os aplicativos utilizados em redes baseadas nos protocolos TCP/IP como o File Transfer Protocol (FTP), Telnet, Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) e outros que se revelaram autênticos best sellers dado sua popularidade e praticidade.

Quais são as duas funções realizadas na subcamada LLC da camada de enlace de dados OSI escolha dois?

Quais são as duas funções realizadas na subcamada LLC da camada de enlace de dados OSI? (Escolha dois.) Adiciona informações de controle da camada 2 aos dados do protocolo de rede. Permite que IPv4 e IPv6 utilizem a mesma interface de rede e mídia. Fornece endereçamento de camada de enlace de dados.

Quais duas funções são executadas na subcamada LLC?

A subcamada LLC obtém os dados do protocolo de rede, normalmente um pacote IPv4, e adiciona informações de controle para ajudar a entregar o pacote no nó destino. O LLC é usado para comunicar com as camadas superiores do aplicativo e mover o pacote para as camadas inferiores para entrega.
A subcamada MAC é responsável por determinar como o canal será alocado e a LLC, também chamada de Enlace Lógico, oculta as diferenças entre as variações do 802. Depois, vamos analisar a camada física. Para cada tipo diferente de 802.11 temos diferentes protocolos da camada física.

Quais duas funções são executadas na subcamada MAC?

O uso de quadros ajuda na transmissão de bits, pois eles são colocados no meio e no agrupamento de bits no nó receptor. A segunda responsabilidade da subcamada MAC é o controle de acesso à mídia. O controle de acesso à mídia é responsável pela colocação e remoção de quadros no meio físico.