Por que se diz que o espaço geográfico está sempre em transformação?

Por Priscila Melo em 12/08/2014

Faz tempo que você mora na casa onde está? Se sim, observe com calma como é a sua rua e bairro e tente lembrar como eram as coisas há alguns anos atrás. Provavelmente muita coisa deve ter mudado, não é mesmo? Com o passar do tempo os lugares vão se modificando, as pessoas vão construindo casas, prédios, asfaltando ruas e mudando o meio onde vivem. Todas essas coisas fazem parte da modificação do espaço geográfico.

O espaço geográfico é aquela região ou fração de espaço que foi modificado pelo homem ao longo dos tempos. Esse local possui um passado histórico e com o tempo foi sendo transformado pela organização social, técnica e econômica das pessoas que habitaram ou habitam esses lugares.

Por que se diz que o espaço geográfico está sempre em transformação?

Foto: Repodução

O espaço natural

Para que o espaço geográfico exista, antes havia no local o espaço natural. Como o próprio nome já diz, é um ambiente natural, original próprio da natureza, composto pelos rios, vegetação, relevos, elementos climáticos e outros fatores. No espaço natural não há modificações do homem, quando o homem passa a modificar e transformar esse espaço, deixando suas marcas culturais, ele deixa de ser natural e passa a ser geográfico.

As primeiras transformações

Imagine como era o Brasil antes da chegada dos portugueses, no início só haviam os índios em suas aldeias. Nesse período o espaço geográfico não era muito grande, pois os índios não faziam grandes transformações no meio onde viviam e isso fazia com que grande parte do território fosse considerado um espaço natural.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil e passaram a coloniza-lo, mudanças ocorreram e as primeiras regiões a se transformarem em espaço geográfico foram as litorâneas, pois era nessas regiões que estavam as primeiras riquezas descobertas pelos portugueses.

Boa parte da região litorânea passou a ser modificada, as terras passaram a ser cultivadas, vilas começaram a ser construídas e toda a paisagem que antes era apenas natural passou a se modificar, as árvores foram sendo substituídas por casa, ruas, e pequenos comércios. As transformações eram feitas, mas sempre fica um pouco da antiga paisagem.

A contínua transformação

Desde que o homem começou a mudar o espaço geográfico não parou mais. Com o passar do tempo, com as mudanças e evoluções tecnológicas, sociais, políticas e econômicas se tornam necessárias as transformações no meio onde vivemos.

As paisagens mudam por necessidade da evolução, com a ciência e tecnologia o homem passa a criar novas ferramentas que direta ou indiretamente acabam modificando o lugar em que vivemos. Mesmo com tantas mudanças ainda encontramos muitos elementos naturais que são essenciais para nossa vida.

As transformações não param nunca, os lugares estão em constante mudança e vai ser sempre assim. Mas existem algumas paisagens geográficas que não mudam, pois possuem elementos culturais de outras épocas e acabam sendo preservadas pelo homem.

Índice:

  1. O que promove a modificação no espaço geográfico?
  2. Como o ser humano produz e transforma o espaço geográfico?
  3. Por que o ser humano precisa modificar o espaço geográfico?
  4. Quais as transformações ocorridas no espaço geográfico com o surgimento da indústria?
  5. Quais foram as mudanças realizadas pelo ser humano no espaço geográfico?
  6. Qual é a relação entre o desmatamento e a modificação do espaço pelo ser humano?
  7. Como é produzido o espaço geográfico?
  8. Como o ser humano pode transformar o espaço geográfico?
  9. Quais ações o ser humano pode transformar o espaço geográfico?
  10. Como podemos perceber que ocorre transformações no ambiente?
  11. Qual a transformação do espaço geográfico?
  12. Como ocorrem as modificações no espaço?
  13. Qual é o espaço geográfico?
  14. Por que o espaço geográfico não é estático?

O que promove a modificação no espaço geográfico?

O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. ... O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

Como o ser humano produz e transforma o espaço geográfico?

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.

Por que o ser humano precisa modificar o espaço geográfico?

Resposta: O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

Quais as transformações ocorridas no espaço geográfico com o surgimento da indústria?

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. ... Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc.

Quais foram as mudanças realizadas pelo ser humano no espaço geográfico?

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.

Qual é a relação entre o desmatamento e a modificação do espaço pelo ser humano?

A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.

Como é produzido o espaço geográfico?

O espaço geográfico, concebido enquanto elemento da sociedade, é produzido e correntemente transformado, apresentando diversas formas, funções e características. ... O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado.

Como o ser humano pode transformar o espaço geográfico?

Com desmatamentos, queimadas, criação de cidades, criação de rodovias, exploração de minérios e vegetais, plantações de alimentos e criação de animais.

Quais ações o ser humano pode transformar o espaço geográfico?

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

Como podemos perceber que ocorre transformações no ambiente?

A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:

  1. Alteração na cor;
  2. Surgimento de chama ou luminosidade. Exemplo: queima do álcool;
  3. Efervescência (liberação de um gás). Exemplo: quando dissolvemos um antiácido estomacal na água.

Qual a transformação do espaço geográfico?

  • A modificação do espaço geográfico O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Como ocorrem as modificações no espaço?

  • Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.

Qual é o espaço geográfico?

  • O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza.

Por que o espaço geográfico não é estático?

  • Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas.

Por que podemos dizer que o espaço geográfico está em constante transformação?

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Como se dá a transformação do espaço geográfico?

A transformação do espaço geográfico ocorre em função das mudanças e fenômenos climáticos em função do tempo, ou, através da ação do homem. Exemplo disso é a formação do desertos, que ocorre em função do clima e dos ventos, que acabam levando areia por quilômetro, criando e expandindo desertos.

Qual o principal fator responsável pela transformação do espaço geográfico?

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

Desde quando o espaço geográfico passou a ser transformado?

Resposta. O espaço geográfico passou a ser modificado quando o homem começou a produzir, ou seja, a extrair da natureza os elementos indispensáveis à manutenção da vida. Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as mais profundas alterações nesse espaço.