Por que o oceano Atlântico e importante para a sociedade brasileira?

Por que o oceano Atlântico e importante para a sociedade brasileira?

Escrito por Bruna Soldera em 24 Março 2021 Postado em Blog.

O Oceano Atlântico banha vários países do mundo, e está localizado entre três continentes: América, a leste e Europa e África, a oeste. Suas águas correspondem a 20% da superfície terrestre e a maioria dos rios do planeta deságuam nele.

O oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, superado somente pelo Pacífico. No entanto, mesmo sendo o segundo maior em extensão, o Atlântico ocupa o primeiro lugar em importância, uma vez que grande parte do fluxo comercial circula por ele. 

É um dos oceanos mais movimentados devido a sua localização: está entre as principais potências da Europa e dos Estados Unidos e Canadá! Por isso, recebe fluxo comercial e de transporte de pessoas, tornando-se rota de navegação, contribuindo assim, para o desenvolvimento econômico dessas potências.

Por que o oceano Atlântico e importante para a sociedade brasileira?

Esse é o único oceano que se comunica com todos os outros. Ao norte, ele se encontra com o Glacial Ártico; ao sul, com o Glacial Antártico; ao oeste, com o Índico, e, ao leste, com o Pacífico.

O oceano Atlântico é importante por diversos fatores como: econômico, social e ambiental, além de exercer influência no clima mundial com suas correntes marinhas, que são capazes de levar ventos, umidade e chuva para diversos territórios do mundo. 

Com uma área aproximada de 106 milhões de km² e uma profundidade máxima de 7.750 metros, ele está dividido em duas partes. Assim, dependendo de sua localização recebe o nome de Atlântico Norte (acima da linha do Equador) e Atlântico Sul (abaixo da linha do Equador).

Fazem parte desse oceano o mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar das Caraíbas, Báltico. Além de banhar a costa brasileira e africana. 

Alguns dos maiores rios do mundo desembocam suas águas no Atlântico também, dos quais podemos citar: Rio Amazonas, São Lourenço, Mississipi, Paraná, Congo, Níger e Loire.

Oceano Atlântico na História

Por que o oceano Atlântico e importante para a sociedade brasileira?

Idade (em milhões de anos) do fundo oceânico do Atlântico Norte. Fonte: Laboratório de Paleontologia da Amazônia

Durante a Segunda Guerra Mundial, equipamentos foram criados para mapear o fundo dos oceanos e facilitar o movimento dos submarinos militares. Apesar de ter origem para fins de guerra, esse mapeamento colaborou para a descoberta das enormes cadeias de montanhas que existem no Oceano Atlântico: as dorsais meso-oceânicas. 

Os métodos de datar rochas também foram aperfeiçoados e foi analisado que quanto mais perto das dorsais meso-oceânicas, mais jovens são as rochas, enquanto que rochas próximas dos continentes são mais antigas. Essa descoberta colaborou para a teoria da Deriva Continental que explica que, há 200 milhões de anos, não existia uma separação entre os continentes. Havia apenas um continente, Pangeia, e um único oceano, o Pantalassa.

Problemas Ambientais

Os oceanos são ecossistemas aquáticos que abrangem uma grande biodiversidade de animais e vegetais. Contudo, a poluição das águas, exploração descontrolada de minerais, a pesca excessiva e o descarte de lixo têm sido alguns dos problemas que Oceano Atlântico vem sofrendo nas últimas décadas.

Por que o oceano Atlântico e importante para a sociedade brasileira?

As mudanças climáticas (aquecimento global, efeito estufa, chuva ácida, etc.) têm forte impacto sobre os oceanos também. Descubra como elas afetam os oceanos. CLIQUE AQUI

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o oceano que banha o Brasil, que tal refletir sobre como suas ações impactam esse bem tão precioso que temos?

Continue aprendendo sobre os oceanos. Acesse o site do "Mês da Água do Professor Água- Oceanos" e confira diversos conteúdos educativos (entrevistas, artigos e vídeos) sobre práticas que põem em risco o futuro da qualidade da água dos oceanos e mares, e consequentemente, da vida no planeta. Acesse: 

https://materiais.aguasustentavel.org.br/mes-da-agua-do-professor-agua-oceanos

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-atlantico.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/oceano-atlantico.htm

http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2094 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deriva-continental.htm 

https://www.todamateria.com.br/oceano-atlantico/#

oceanos

Porque o Oceano Atlântico e importante para o Brasil?

Relevância do Oceano Atlântico O Oceano Atlântico possui grande relevância econômica já que nele acontecem os maiores fluxos comerciais (importação e exportação) do planeta. Dentre as atividades mais desenvolvidas estão o transporte de mercadorias e de pessoas e o turismo.

Porque o Oceano Atlântico e o mais importante?

O Oceano Atlântico também é um dos oceanos mais movimentados do mundo em decorrência de sua localização geográfica estratégica. Com isso, ele possui um grande fluxo de mercadorias e pessoas, tornando-se uma importante rota de navegação. Ainda, ele fornece peixes para alimentar grande parte da população mundial.

Qual e a importância do oceano para o Brasil?

Dos mares retiramos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro.

Qual e a importância dos oceanos para o desenvolvimento das sociedades?

Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.