Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles

Existem sim países fáceis para brasileiro morar e trabalhar. Apesar de muita gente acreditar que é necessário cidadania europeia para poder morar fora do Brasil, alguns países facilitam a imigração para quem tem apenas passaporte brasileiro.

Selecionei os melhores países para brasileiros morar legalmente baseado na facilidade da emissão do visto, custos e de adaptação. Cito os tipos de visto disponíveis para brasileiros, falo um pouco das oportunidades e valores dos salário mínimo em cada um destes países. No final também comento os países mais difíceis e restritos para brasileiro morar.

Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira a lista de melhores países para brasileiro morar e trabalhar no exterior. Veja no vídeo mais dicas!

  • 5 Países fáceis para brasileiro morar e trabalhar
    • Dicas para brasileiro morar fora do Brasil
    • Por que é difícil imigrar para outro país?
    • 5 Países fáceis para brasileiro imigrar
    • 1 – Chile
    • 2 – Alemanha
    • 3 – Irlanda
    • 4 – Portugal
    • 5 – Canadá
    • Países difíceis para brasileiro morar e trabalhar

Dicas para brasileiro morar fora do Brasil

Esses lugares foram escolhidos pela facilidade de visto para brasileiros para trabalhar em outro país, relatos de amigos que moram no país, preços dos documentos e alguns detalhes interessantes. Dependendo da sorte e da sua paciência, o processo pode ser fácil ou não.

É importante ter em mente que para morar fora do Brasil é preciso ter uma boa qualificação, experiência e falar uma segunda língua. Pesquisar bastante sobre o país é um dos pontos vitais para quem deseja ir embora do Brasil.

Quanto mais diplomas você tiver, mais fácil seu visto será aprovado. Se você realiza uma atividade que está em falta e é necessária ao país, como enfermeiro, engenheiros, fica mais fácil ainda conseguir trabalhar no exterior. Existem alguns trabalhos que são muito comuns por aqui e escrevi neste artigo Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa

Por que é difícil imigrar para outro país?

É importante observar que as empresas preferem pessoas com cidadania europeia pois o processo de aprovação junto ao departamento de imigração fica mais fácil. Isso acontece por causa das leis no país que priorizam os trabalhadores locais e nem toda empresa tem licença para contratar estrangeiros.

Dessa forma, algumas empresas só conseguem contratar brasileiros se não houver pessoas qualificadas daquele país. Somente após esta etapa é permitido contratar um estrangeiro e a empresa se tornará responsável por ele. O processo pode ser demorado e caro, por isso pode ser difícil a contratação.

5 Países fáceis para brasileiro imigrar

Confira o vídeo abaixo com mais dicas de 5 Países fáceis para brasileiro morar e trabalhar, clique para assistir.

1 – Chile

A localização do Chile facilita muito para quem deseja morar fora do Brasil. Fica pertinho do nosso país e um voo de São Paulo até Santiago dura em torno de 4 horas. Além disso, o Chile tem paisagens incríveis como o lindo deserto do Atacama, vulcões, lagos e várias cidades charmosas.

Acho que a parte mais difícil de morar no Chile é se acostumar com o espanhol, pois os chilenos são famosos por usarem muitas gírias e falar muito rápido. É fácil para brasileiro morar no Chile pois o país possui acordo com o Brasil.

É possível morar no Chile como brasileiro com a permissão de residência temporária até um ano para procurar emprego. Depois disso você aplica para a permissão de trabalho que é válida por 2 anos. Esses dois documentos custam 100 USD cada. O processo para emissão pode ser bem demorado, de 3 a 12 meses, e ainda é necessário emitir o carnet, uma espécie de identidade chilena.

A média salarial em Santiago é de 552 mil pesos, o que equivale a 3 mil reais. O salário mínimo fica em 310 mil pesos, em torno de R$1680. O Chile procura profissões nas áreas de tecnologia, mineração e turismo.

O Chile também está na lista de lugares que pagam para você morar!

2 – Alemanha

A Alemanha é um destino muito procurado por brasileiros descendentes de alemães. No entanto, brasileiros sem dupla cidadã alemã são muito bem vindos. O país é famoso pela arquitetura, cerveja (a famosa Oktoberfest em Munique), florestas e engenharia no geral. Estudar alemão antes de viajar é uma ótima ideia, pois nem todo mundo fala inglês. Quanto mais certificados e diplomas de universidades reconhecidas você tiver, mais fácil fica de conseguir emprego.

Brasileiros conseguem emitir um visto de 6 meses para procurar emprego na Alemanha no consulado no Brasil. É preciso ter diploma da universidade, carta de motivação, currículo e possuir 853 euros mensais para emitir esse visto.

Depois que estiver lá, pode aplicar para o visto de trabalho alemão diretamente no Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehorde) chamado de Blaue Karte e custa 75 euros. O trabalho deve pagar no mínimo 47600 euros no ano. A emissão desse visto pode sair rapidamente se morar em uma cidade pequena, do contrário será muito demorado. No site do Consulado você encontra mais informações para trabalho qualificado.

Eu já morei na Alemanha e fiz uma comparação neste artigo: Morar na Alemanha ou na Inglaterra: qual é melhor e diferenças

Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles

Outra opção legal além do intercâmbio para aprender alemão e au pair, há a possibilidade de aplicar para um Working Holiday Visa na Alemanha. Esse visto é válido para quem tem 18 a 30 anos e quer trabalhar em empregos de férias nas áreas agrícola, turismo, negócios online ou call center. Pode trabalhar até 6 meses em um lugar só e depois é preciso trocar. Para quem é mais velho até 35 anos, pode aplicar para o Youth Mobility.

O salário mínimo na Alemanha é de 1498 euros, lembre-se que a Alemanha é um dos países que cobra mais impostos e o sistema de saúde é obrigatório e descontado do seu salário.

É importante saber que nem todo mundo fala inglês na Alemanha e toda a burocracia será em alemão. Por isso é bom estudar bastante antes de se mudar.Uma ideia legal para melhorar o idioma é fazer aulas online com PROFESSORES NATIVOS na plataforma do Italki! Os preços são acessíveis e você pode melhorar rapidinho. Faça o cadastro neste link e ganhe 10 USD de desconto na sua primeira aula.

Eu morei na Alemanha 2 vezes: fiz um intercâmbio com estágio e curso de alemão em Schwäbish Hall e em Berlime outra para morar e essa última não deu certo. Veja o por quê fui embora da Alemanha.

Leia: 6 Trabalhos que te pagam para viajar

3 – Irlanda

A Irlanda é um dos países fáceis para brasileiro morar e trabalhar, pois facilita o visto de intercâmbio de inglês e trabalho de 20 horas semanais. Esse visto dura 8 meses e você deve estar matriculado num curso e atender as aulas. Pode ser renovado 2 vezes por 8 meses cada.

O visto pode ser feito no Brasil e é necessário ter um curso pago, ter 3 mil euros de reserva em extrato de conta no Brasil ou em espécie, seguro e a IRP Letter emitida pela escola. A taxa de emissão custa 300 euros. Além disso recomenda-se levar 1500 euros a mais para pagar as contas como transporte, alimentação e primeiro mês de aluguel.

A Irlanda possui o maior salário mínimo da Europa: 1614 euros, porém Dublin é uma cidade muito cara, então pode sobrar pouco dinheiro. A grande vantagem é que a Irlanda é base da companhia low cost Ryanair que oferece voos a partir de 4 euros para diversos lugares da Europa (veja as dicas no artigo como é voar RyanAir).

Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles

Minha amiga Taiane viajou muito enquanto estudava lá e deu as dicas no artigo como é morar na Irlanda. Também tem um amigo meu que atua como figurante em séries de tv como vikings em Dublin e ganha um bom dinheiro.

O visto de trabalho na Irlanda é mais complicado pois você precisa ter uma habilidade crítica (critical skills) para poder ficar no país. Essa lista de Critical Skills Occupations é atualizada anualmente e consta diversas áreas como enfermagem, ciências, engenharia, medicina e por aí vai. Confira a lista de trabalhos na Irlanda. Também tem uma lista de profissões que não aceitam para visto de trabalho.

Neste vídeo converso com o Edu do E-Dublin sobre morar na Irlanda.

4 – Portugal

Portugal é um dos melhores países para brasileiro morar por causa da língua, clima, diversas praias e comida boa. Atualmente teve um boom, o que causou o aumento dos aluguéis nas principais cidades (como Lisboa e arredores Cascais) enquanto o salário mínimo se manteve o mais baixo da zona do Euro: 750 euros. Para comparação, o salário mínimo da vizinha Espanha é de 1047. Portugal está entre os 10 mais mais baratos para morar na Europa

É possível aplicar visto de trabalho em Portugal para quem será contratado por uma empresa (tipo D1), prestador de serviços ou empreendedor (tipo D2) ou profissional altamente qualificado (D3). Para o D1 é necessário que o salário seja de mínimo 1300 euros de 1 ano de duração.

Também é possível emitir o visto para Trabalhar em Portugal pelo artigo 88 que seria uma autorização de residência para realizar atividade profissional subordinada. Precisa comprovar que possui residência em Portugal, visto Schengen Válido (3 meses), promessa de contrato de trabalho e registros criminais. Veja mais no site oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal 

Outras opções são: estudante, compradores de imóveis, esportistas…

Confira quanto custa morar na Europa e como calcular o orçamento da sua mudança.

5 – Canadá

O Canadá é reconhecido pela segurança, proximidade com a natureza e muito frio no inverno, chegando a uma temperatura de -20ºC! Há duas línguas oficiais no países: inglês e francês. O salário mínimo do Canadá varia conforme a província que você irá morar, em algumas pode ser 11 dólares, outras 13 e o máximo é 15.

O Canadá tem um processo online de elegibilidade chamado Express Entry. Você preenche todos os dados como diplomas, experiência de trabalho, certificado de idiomas e também da sua esposa ou marido. Tudo isso conta pontos e se você for elegível, poderá ter seus dados salvos no sistema para que outras empresas busquem o seu currículo. Claro que você precisa ir atrás disso. Depois das entrevistas, terá 60 dias para aplicar para o visto de trabalho e se mudar para o Canadá.

Parece um sistema fácil, mas pode demorar um pouco até conseguir uma vaga.

Lembre-se que para visitar e morar na Europa até o visto sair é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Países difíceis para brasileiro morar e trabalhar

Eu já li em diversos sites vários Países fáceis para brasileiros, mas que na verdade não o são. O processo de visto é longo, caro, muito burocrático e tortuoso, mas não é impossível. Estes são os mais comuns

Austrália

É necessário fazer diversos exames de saúde como radiografias, exames de urina e por ai vaí. As taxas podem custar mais de 1000 dólares. O seu trabalho precisa pertencer a lista de Skilled Occupations. Confira 5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

Nova Zelândia

Mesmo esquema da Austrála, porém mais barato, pois custa 400 dólares para renovar o visto para um ano. Se você for da área agrícola, é mais fácil encontrar trabalho. Uma opção legal é tentar o Working Holiday Vista que te dá direito a ficar um ano no país trabalhando em fazendas, só que é difícil conseguir pois é online no mês de agosto e apenas 300 vagas são disponíveis anualmente.

Eu fiquei 6 meses na Nova Zelândia em Auckland em um curso de Business, o qual permite trabalhar 20 horas semanais. Curso de inglês não é permitido trabalhar.

Suécia

Processo longo de visto, pode ser negado várias vezes e dependendo demora para emitir a identidade nacional (sem ela você não faz nada). O mais fácil é ir como au pair ou estudante. A maioria das pessoas vivem em Estocolmo, a maior cidade e capital do país.

Suíça

É díficil até para europeus imigrar (o país não faz parte da União Europeia), imagina para brasileiros. Além disso,aSuíça está no topo da lista de 10 países mais caros para morar.  Acho que é melhor viajar por lá né! Confira o roteiro na Suíça de 15 dias!

Em qual destes países fáceis para brasileiro morar e trabalhar você viveria?

Salve no Pinterest

Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles

Israelenses estao indo em bora do brasil por quê metropoles
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Onde fica a maior comunidade brasileira fora do Brasil?

Na Flórida, a comunidade é composta de 101.417 brasileiros. Foto: Unsplash. De acordo com programa de pesquisa demográfica conduzido pelo U.S. Census Bureau, o American Community Survey (ACS) de 2019*, a população brasileira permanece concentrada em maior parte na Flórida e em Massachusetts.

Porque as pessoas querem ir embora do Brasil?

A qualidade de vida no Brasil, principalmente, comparado aos países mais desenvolvidos é bastante precária, é um dos principais motivos que levam os brasileiros a saírem do seu país, em busca de uma vida melhor.

Por que ocorre a emigração no Brasil?

Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras.

Qual é o país que mais gosta do Brasil?

Estados unidos..
Canadá.
Inglaterra..
Nova Zelândia..
Austrália..