Por que a maior ocorrência de terremotos e vulcanismo?

Os terremotos são mais comumente causados por processos tectônicos e pelos falhamentos da crosta terrestre.

Os terremotos são tremores produzidos ao longo da crosta terrestre que geram a vibração da superfície. Eles são resultantes da liberação de energia causada pelas tensões internas da Terra, também chamadas de forças endógenas de transformação do relevo. Dependendo da intensidade, os terremotos podem causar graves desastres sociais, causando mortes e destruição.

Quais são as causas dos terremotos?

As causas dos terremotos podem estar associadas a eventos externos, chamados de atectônicos, e a processos internos, chamados de tectônicos.

Os processos atectônicos são mais raros e provocam pequenos tremores com a queda ou desabamento de grandes blocos de rochas, o que gera certo impacto sobre a superfície. A sua área de abrangência não costuma ser longa.

Já os processos tectônicos são os predominantes para a geração de terremotos e podem ser divididos em dois tipos, conforme suas origens: o vulcanismo e o tectonismo. Os terremotos causados por vulcões ocorrem em função dos efeitos gerados pela pressão exercida pelo magma internamente antes da erupção vulcânica. Eles também possuem uma pequena duração de tempo e uma área de abrangência relativamente curta.

O tectonismo, por sua vez, é o movimento realizado pelas placas tectônicas e os seus efeitos. Por isso, quando duas placas movimentam-se em sentidos contrários, indo uma em direção à outra, há o choque e o acúmulo de energia ao longo do tempo. Com o passar dos anos, essa energia acumulada torna-se tão grande que rompe a resistência das rochas e faz com que haja uma acomodação interna com a consequente liberação de energia, o que ocasiona os terremotos mais fortes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando os terremotos ocorrem em áreas oceânicas, há grandes chances de ocorrência dos tsunamis, uma vez que os abalos sísmicos internos formam grandes ondas. Caso essas ondas estejam próximas a uma zona litorânea, os estragos podem ser incalculáveis. Confira o esquema a seguir:

Por que a maior ocorrência de terremotos e vulcanismo?

Esquema explicando a formação dos terremotos e dos tsunamis

Portanto, é comum que, em áreas próximas às placas tectônicas, exista, além das montanhas e dos vulcões, uma maior incidência de terremotos. Isso também ocorre porque, nessas áreas, formam-se com mais frequência as falhas geológicas, outras grandes responsáveis pelos terremotos.

A intensidade dos terremotos pode ser medida através da Escala Richter, a mais conhecida das formas de determinação da força dos abalos sísmicos. Eles oscilam, em teoria, de 0 graus ao infinito, no entanto, nunca foram registrados terremotos que apresentaram mais do que 10 graus. O terremoto mais forte já medido ocorreu na cidade chilena de Valdívia, em 1950, a 740 quilômetros de Santiago, e apresentou 9,5 graus na Escala Richter. Esse terremoto foi responsável pela morte de quase duas mil pessoas.

¹Créditos da Imagem: Prometheus72 / Shutterstock

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Os terremotos ou abalos s�smicos s�o classificados como eventos geol�gicos. Eles s�o definidos como fen�menos de vibra��o brusca da superf�cie da Terra que podem durar segundos ou minutos. Os terremotos ou abalos s�smicos s�o provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tect�nicas. Al�m disso os tremores tamb�m podem ser resultantes de atividade vulc�nica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra. O movimento � causado pela libera��o r�pida de grandes quantidades de energia na forma de ondas s�smicas.

As placas tect�nicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um cont�nuo processo de press�o e deforma��o nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um ac�mulo de press�o que provoca um movimento brusco.

H� tr�s tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em dire��es contr�rias) e transformante (separa placas que est�o se deslocando lateralmente). Os movimentos convergente e divergente das placas provocam altera��es no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subduc��o. No oeste da Am�rica do Sul, por exemplo, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes.

A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tect�nicas (�tect�nica� tem origem na palavra �constru��o� em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. As regi�es mais sujeitas a terremotos s�o aquelas pr�ximas �s placas tect�nicas como o oeste da Am�rica do Sul onde est� localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regi�es em que se formam novas placas como no oceano Pac�fico onde se localiza o Cintur�o de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de cent�metros a milh�es de quil�metros, como por exemplo, a falha de San Andreas na Calif�rnia, Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, localizado no limite das placas Norte-americana e do Pac�fico , ocorrem de 12 mil a 14 mil eventos s�smicos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros hist�ricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (de 7,0 a 7,9 na Escala Richter) e um terremoto gigante (8 ou acima) podem ser esperados num ano.

Entre os efeitos dos terremotos est�o: vibra��o do solo, abertura de falhas, deslizamento de terra, tsunamis e mudan�as na rota��o da Terra. Al�m disso temos consequ�ncias prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, preju�zos financeiros e sociais, desabamento de constru��es etc.

A regi�o onde ocorre a libera��o de energia s�smica (ondas s�smicas), ou a falha na rocha, � chamada de regi�o focal ou foco s�smico - hipocentro. O ponto diretamente acima do foco, na superf�cie da Terra, � chamado de epicentro. A zona ao redor do epicentro � normalmente a mais afetada por um abalo s�smico.

Em alguns terremotos, os tremores s� podem ser registrados por aparelhos denominados sism�grafos. Outros s�o abalos t�o violentos que devastam extensas regi�es.

O maior terremoto j� registrado foi o Grande Terremoto do Chile, em 1960, atingindo 9.5 na escala de Richter, em seguida o da Indon�sia, em 2004, registrando 9.3 na mesma escala. O que um terremoto provoca na superf�cie da Terra, tal como, tremor sentido pelas pessoas, rachaduras nas paredes ou no solo, desabamentos de edifica��es, etc., pode ser medido como sua intensidade, na escala denominada Escala Mercalli. A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos � a do sism�logo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores.

Um estudo de ge�logos americanos divulgado em Maio de 2008 sugere que terremotos de grandes propor��es � como o que devastou a prov�ncia chinesa de Sichuan, no dia 12 de maio de 2008 � podem provocar tremores secund�rios at� do outro lado do planeta. O ind�cio do fen�meno foi publicado no jornal cient�fico brit�nico Nature Geoscience, por uma equipe de pesquisadores da Ag�ncia de Pesquisa Geol�gica dos Estados Unidos (US Geological Survey). Segundo eles, 12 dos �ltimos 15 grandes terremotos � de magnitude superior a 7 pontos na escala Richter � ocorridos desde 1990 deram origem a ondas s�smicas que provocaram, dias depois, pequenos abalos at� em continentes muito distantes do epicentro do tremor original.

O grande terremoto que sacudiu a costa da Sumatra (Indon�sia), em 2004, por exemplo, provocou abalos secund�rios em lugares como o Alasca, a Calif�rnia e o Equador, segundo os cientistas. Foram tremores menores, entre 3 e 5 graus, mas suficientes para assustar as popula��es destes locais. Os ge�logos n�o deram uma explica��o conclusiva para o fen�meno, apenas apontaram a rela��o entre tremores descoberta depois de analisarem registros de mais de 500 sism�grafos espelhados pelo mundo. E, coincid�ncia ou n�o, a regi�o central da Col�mbia foi abalada por um tremor de magnitude 5,5, duas semanas ap�s o grande terremoto chin�s, o que pode ajudar a comprovar a teoria.

Recomendar esta p�gina via e-mail:

Porque a maior ocorrência de terremotos e vulcanismo?

Porque é o espaço onde há uma fratura de placa tectônica.

Porque os terremotos e vulcões são mais frequentes em certas regiões do planeta?

Resposta verificada por especialistas A principal é que esses eventos são mais frequentes em regiões de encontro de placas tectônicas. Essas placas se encontram em constante movimento, o que faz com os países que se encontram nas bordas das mesmas sejam mais suscetíveis à presença de vulcões e terremotos.

Qual é a principal causa do terremoto?

Causas dos terremotos Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.

Como ocorre os fenômenos de terremotos e Vulcanismos?

Geralmente, estes tremores ocorrem devido à ocorrência de atividade vulcânica, ocasionado pela pressão interna da Terra ou pelo choque de placas tectônicas. O choque libera energia, e, quando esta não consegue soerguer à terra, ocorre um terremoto. Existem dois pontos a serem destacados: o hipocentro e o epicentro.