Diferença entre valores e principios

Diferença entre valores e princípios

Autor: John Pratt

Data De Criação: 11 Janeiro 2021

Data De Atualização: 22 Dezembro 2022

Diferença entre valores e principios
Diferença entre valores e princípios - Vida

Valores vs Princípios

Como ser humano, é impossível viver isolado. Vivemos em uma sociedade da qual fazemos parte e seguimos as regras não escritas, costumes, costumes e tradições consideradas certas para os indivíduos. Essas regras podem ser sobre moralidade quanto ao que é certo e o que é errado ou podem ser de natureza religiosa. Existem dois conceitos de valores e princípios que se tornam uma força orientadora na vida da maioria de nós. Embora intimamente relacionados e quase interligados, os valores e princípios têm diferenças que serão discutidas neste artigo.

Valores

Valores são conjuntos de crenças sobre o bem e o mal, o certo e o errado e sobre muitos outros aspectos da vida e da interação na sociedade com os outros. Embora existam valores universais como amor e compaixão, verifica-se que os valores variam de cultura para cultura, e também existem valores pessoais que são caros às pessoas. Valores são crenças e opiniões que as pessoas têm sobre questões e conceitos como liberdade, liberdade, amor, sexo, educação, relações, amizade etc. Na maioria das vezes, os valores tendem a ter uma sanção religiosa e as pessoas os defendem sem saber muito sobre eles . Eles consideram algumas coisas sagradas e outras profanas apenas porque estão escritas em seus textos sagrados.

Os valores servem como uma força orientadora na vida e fornecem um senso de direção para um indivíduo em uma sociedade. Há momentos em que há muita confusão na mente das pessoas a respeito de um problema ou sentimento. Em momentos como esses, valores bem definidos ajudam o indivíduo a sair do dilema e seguir em frente na vida. Por exemplo, o aborto pode ser proibido e reprovado por uma religião, mas o governo moderno de um país pode permitir que as mulheres decidam o tamanho de sua família. Se uma mulher tem opiniões positivas sobre o aborto, ela não terá nenhum dilema e não haverá batalha entre seu próprio valor sobre o aborto e o que sua religião diz sobre esse assunto. No caso de contradição entre valores, pode haver muitos conflitos mentais que podem atormentar um indivíduo.

Princípios

Os princípios podem ser descritos como regras ou leis universais por natureza. Esses princípios tratam do comportamento humano e definem ou governam a interação entre as pessoas em uma sociedade. Princípios são leis não escritas que devem ser seguidas e aqueles que infringem esses princípios são desprezados em uma sociedade. As pessoas também fazem seus próprios princípios orientadores na vida. Sempre que estiverem em dúvida, podem recorrer a esses princípios, e todas as dúvidas serão esclarecidas. Ter um conjunto de princípios é como ter uma bússola na jornada da vida quando sentimos que estamos perdidos ou incapazes de encontrar o caminho certo.

Conforme descrito acima, os princípios são sempre sobre verdades ou padrões universais. Deve-se ter princípios claros sobre conceitos como equidade, justiça, igualdade, veracidade, honestidade, etc, para ser capaz de se posicionar sobre qualquer questão ou evento social. Ter um princípio permite que alguém tenha uma posição que é um pensamento reconfortante, pois ele não está tateando no escuro quanto ao que sente sobre questões e conceitos importantes.

Qual é a diferença entre valores e princípios?

• Ambos os valores e princípios desempenham papéis importantes na vida de um indivíduo ao lidar com outras pessoas e com questões e conceitos sociais.

• Valores são conjuntos de crenças sobre traços subjetivos e ideais, enquanto os princípios são leis e verdades universais.

• Princípios cumprem o papel de âncora para um navio em sua jornada quando confrontado com questões conflitantes, enquanto os valores nos permitem seguir em frente com confiança expressando nossas crenças.

Para muitos, essas palavras são similares e até usadas como sinônimos. Minha sugestão é que há uma diferença importante:

PRINCÍPIOS SÃO OBJETIVOS E EXTERNOS

VALORES SÃO SUBJETIVOS E INTERNOS

Princípios são leis universais, atemporais, objetivas e governantes. Para entender tal afirmação darei 2 exemplos:

A Lei da Colheita é um principio – se você plantar e seguir os critérios necessários para germinar uma semente tais como terra fértil, agua e luz a semente germinará, tanto no ocidente quanto no oriente, tanto no hemisfério sul quanto do norte. Se você plantasse ontem seguindo esses critérios geraria frutos depois de um tempo, se plantar hoje o mesmo ocorrerá e se plantar amanha, advinha?! O mesmo resultado se colherá porque um principio é atemporal, valia ontem, vale para o hoje e valerá amanha. A lei da colheita é objetiva e isso significa que pensar positivo não ajudará muito e que negligenciar a época de plantio e tentar correr contra o tempo, ou mesmo tentar encontrar atalhos para produzir mais, em suma, tentar enganar a mãe natureza, não dará certo por que a lei é objetiva, trabalhe, plante, colha. Simples assim. Por ultimo, um principio é governante no sentido de que ele é imperativo, ou seja, se você acredita nele ou não, se você gosta dele ou não, tem ciência dele ou não, não importa! O principio é governante e permanece independentemente de seu conhecimento ou ignorância a respeito.

A lei da Nutrição Humana é outro exemplo de principio – observe que estou falando de nutrição e não alimentação. Muitas vezes, apenas matamos a fome, nos alimentamos, mas não nos nutrimos. Deixamos de levar as nossas células as substancias essenciais a uma vida isenta de doenças e com qualidade a longo prazo. Ela é universal. Se você se nutrir bem em qualquer região do planeta, terá os mesmos resultados. Se você se nutria bem ontem, nutre bem hoje e se nutrirá bem amanha, o resultado será o mesmo. Ela é atemporal. Ela também é objetiva, afinal, não adianta comer o que quiser e não arcar com as consequências depois. E por ultimo é governante, se você sabe o que é uma boa nutrição ou não, acredita nela ou não, não importa. Ela é governante.

E os valores? São tentativas internas e subjetivas de tentar expressar, alinhar ou conduzir crenças, percepções, modelos mentais de maneira consistente. A meu ver, todo líder tem esse primeiro papel, de modelar ou alinhar os valores da organização.

Certa vez questionei alguns alunos na universidade: Quem aqui é honesto? Todos ergueram a mão. Quem cola na prova? Quase todos ergueram a mão. Então finalizei: aqueles que acreditam ser honestos e colam são honestos ou não? Ouvi 3 respostas: Não, Sim e depende. Todos concluíram que tinham visões diferentes do valor honestidade, afinal dentro de nós ela é subjetiva. Então provoquei: O que acontece em uma organização quando os participantes ou responsáveis tem crenças, percepções e visão totalmente distintas da honestidade? Qual a consequência disso para a organização? Eles responderam: Caos. Exato! Qualquer organização que não alinhar seus valores existirá em caos e a meu ver os lideres são imperativos e necessários como atalaias, guardiões e exemplos vivos da pratica de valores e principios.

Qual é a diferença entre valores e princípios?

Os princípios dão base para a formação dos valores. Enquanto princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.

O que são princípios e valores de uma pessoa?

Princípios e valores são as diretrizes, normas e qualidades que orientam os pensamentos e os hábitos de qualquer pessoa e que são espelhados em outras pessoas, situações e exemplos. Princípios e valores conectam e unem pessoas.

Quais são os seus princípios e valores?

Conheça agora alguns destes valores..
Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ... .
Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ... .
Humildade. ... .
Empatia. ... .
Senso de justiça. ... .
Educação. ... .
Solidariedade. ... .
Ética..

O que é ter um princípio?

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo. São os pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão.