Diferença aditivo organico e sintetico

Está com dúvidas sobre os tipos aditivos para radiador? E qual a melhor marca de aditivo ? Confira o artigo e descubra tudo sobre os tipos de aditivo para seu automóvel

Se você tem um carro, saiba que é muito importante entender para que serve o aditivo para radiador. Esse liquido de arrefecimento pode ser orgânico ou inorgânico , e interfere diretamente no funcionamento do seu carro.

Cada fabricante de automóvel especifica o tipo de aditivo para radiador mais indicado para seus modelos, já que existem diferentes composições no mercado. Além disso, é fundamental estar por dentro de outras questões, como o uso de água destilada para carros.

Isso porque a água destilada é parte fundamental na diluição do aditivo do radiador. A seguir, você entenderá melhor os tipos de aditivo e qual é a função de um aditivo para radiador em seu carro. Confira a seguir!

Aditivo orgânico

aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.

Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas. Deste modo, os principais benefícios estão na preservação do meio ambiente e também no tempo de duração do aditivo, que deve ser trocado em média, a cada 240 mil quilômetros rodados.

Este tipo de aditivo deve atender a norma “NBR 15297”, que regula o desenvolvimento e fabricação de aditivos coolants orgânicos concentrados. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O objetivo desta norma é especificar os requisitos exigíveis e os ensaios para determinação das características dos líquidos de arrefecimento concentrados tipo orgânico à base de monoetilenoglicol.

Além disso, mostrar o que são destinados à preparação da solução refrigerante que, por sua vez, deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão.

Aditivo inorgânico ou sintético

Diferentemente do anterior, o aditivo sintético é produzido em laboratório, ou seja, para sua fabricação são usadas substâncias de caráter não orgânico, portanto não biodegradáveis.

O descarte irregular deste produto pode causar degradação ao meio ambiente e o seu tempo de vida é inferior ao aditivo orgânico.

A norma que este tipo de aditivo deve seguir é a a “NBR 13705”, que segundo a ABNT, tem como objetivo especificar os requisitos e os métodos de ensaio para a determinação das características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B, destinados à preparação da solução refrigerante, que por sua vez deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra o congelamento, fervura, cavitação e corrosão

Aditivo concentrado ou diluído?

Deve-se ficar atento ao tipo de aditivo a ser utilizado, pois a distinção entre um e outro faz grande diferença.

Diferença aditivo organico e sintetico

Aditivos concentrados: são usados proporcionalmente diante do volume de água do sistema, podendo ser dosados de 30 a 50% do total. Por exemplo, em um motor cujo volume líquido total é de 6L (seis litros), deve-se usar de 1,8L a 3L de aditivo concentrado e o restante completado com água desmineralizada.

Aditivos diluídos: pelo fato desse tipo de aditivo ter diluição de fábrica, deve ser colocado no sistema sem adição de água desmineralizada. Ou seja, a capacidade líquida total do sistema deve ser preenchida com o aditivo diluído.

Aditivos Procooler

Existem muitas marcas no mercado para líquidos de arrefecimento, mas algo que você deve ficar atento é “NBR 15297”, nem todas as marcas de aditivos possuem essa NBR, essa norma válida a qualidade e o controle de temperatura do aditivo ! E você não vai querer colocar um aditivo de má qualidade em seu carro né ?

Além disso os Aditivos Procooler são 100% orgânicos portanto a durabilidade do produto dentro do sistema de arrefecimento é muito maior e por serem orgânicos ainda são biodegradáveis (não poluem a natureza) Os aditivos da Procooler contém glicóis que ajudam na dissipação térmica e possuem ponto de ebulição acima de 127 graus e ponto de congelamento abaixo dos 27 graus (Incrível né?)

E ainda tem mais, os Aditivos Procooler concentrado duram 5 anos ou 100 mil Kms e o Fluido dura 3 anos ou 60 mil kms dentro do seu carro !

Além dos aditivos de altíssima qualidade, a Procooler também fornece a agua desmineralizada totalmente isenta de minerais e esta bem acima dos padrões exigidos pela norma ! Podendo ser usadas até em baterias devido a sua alta qualidade !

Nos da Macrocar indicamos os Aditivos Procooler, pois os mesmos possuem na NBR 15297, e estão muito acima do padrão de qualidade exigido pela ABNTa

Os aditivos Procooler não somente fazem o controle de temperatura, mas também são anticorrosivo, antiespumante, anticongelante, anti-incrustrante e principalmente são anti-fervura !

Diferença aditivo organico e sintetico

Se você quer saber mais sobre carros, clique aqui !

Pode misturar aditivo orgânico com sintético?

Vale ressaltar que jamais deve-se misturar aditivo orgânico com o sintético, isso fará com que eles percam suas propriedades originais de modo a provocar corrosão nos componentes do sistema de arrefecimento, o que pode acarretar desagradáveis consequências.

O que significa aditivo sintético?

Diferentemente do anterior, o aditivo sintético é produzido em laboratório, ou seja, para sua fabricação são usadas substâncias de caráter não orgânico, portanto não biodegradáveis. O descarte irregular deste produto pode causar degradação ao meio ambiente e o seu tempo de vida é inferior ao aditivo orgânico.

Qual a diferença dos aditivos?

Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.