O que é aço Qual a diferença entre aço e ferro fundido?

O que é aço Qual a diferença entre aço e ferro fundido?

Você sabe a diferença entre aço e ferro fundido? Os dois materiais são muito utilizados na indústria, na construção civil e em vários outros setores de produção por serem muito versáteis.

Muita gente não sabe que a composição desses dois materiais é quase idêntica. Os dois são uma liga de ferro e carbono, apesar do ferro fundido ter uma quantidade significativa de silício também.

O que diferencia é a proporção desses elementos na composição dos materiais, o que tem um impacto direto em suas propriedades físicas e o uso de cada um deles. Quer saber mais? Leia até o final!

Características do aço

Nem todo aço é igual. Na verdade, o aço é um material que pode variar bastante, mas existem duas principais categorias que são usadas para descrever o tipo de aço que estamos falando: o aço carbono e o aço-liga.

Essa diferença está na composição do aço, e interfere nas aplicações do material. Vamos começar falando do aço carbono, o aço “básico”.

  • Aço carbono

O aço carbono tem esse nome porque sua composição é principalmente Ferro + Carbono. Existem outros elementos misturados porém só em quantidades residuais.

A maior parte do aço carbono é ferro, enquanto o carbono pode variar entre 0,008% e 2,11% do total. A variação da quantidade de carbono faz do aço mais ou menos duro. Quanto mais carbono, maior a dureza e menor a ductilidade (capacidade do metal de se moldar ou deformar sem quebrar).

Em termos simples, ele fica menos flexível e mais duro quanto mais carbono.

  • Aço-liga

Como o nome indica, o aço-liga está ligado a algo. Isso acontece quando o aço tem outros materiais em quantidade expressiva além do ferro e do carbono.

Alguns exemplos de ligações são o níquel, o vanádio, cromo, silício, entre outros. Cada material acrescentado altera determinada característica do aço, como sua resistência, dureza, ductilidade, etc.

Características do ferro fundido

Assim como o aço carbono, o ferro fundido também é composto de ferro e carbono, mas também tem até 4% de silício.

A quantidade de carbono no ferro fundido pode variar entre 2,11% e 6,67%, ou seja, é maior do que o aço.

Assim como o aço tem suas divisões, nem todo ferro fundido é igual. As três principais divisões do material são o ferro fundido cinzento, branco e nodular. Vamos ver um pouco mais sobre cada um.

  • Ferro fundido cinzento

O ferro fundido cinzento é o tipo mais usado de ferro fundido. Sua fabricação também é mais barata, já que ele é feito a partir de sucata.

Dentre suas características estão a fácil usinabilidade e a capacidade de amortecer vibrações. Por outro lado, quebra fácil quando submetido à tração.

Esse tipo de ferro fundido é bastante presente em máquinas e equipamentos. É usado em discos de freio, polias, redutores, tampas, entre outros.

  • Ferro fundido branco

A principal característica do ferro fundido branco é sua alta taxa de resfriamento, sua fragilidade e alta resistência à abrasão.

É bastante utilizado na mineração e em equipamentos para manuseio de terra.

  • Ferro fundido nodular

O ferro fundido nodular é mais parecido com o aço em suas características físicas, como alta resistência, ductilidade e tenacidade (capacidade de absorver energia sem quebrar). Também tem ótima maquinabilidade e pode ser deformado a quente.

É muito usado em placas, dutos, roldanas, cunhas de fricção, etc.

A diferença entre aço e ferro fundido

Como vimos, esses dois materiais são semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros.

Principais diferenças:

  • Dureza e ductilidade

O que tem maior impacto nessa diferença é a quantidade de carbono, mais presente no ferro fundido do que no aço, e que faz com que o primeiro seja mais duro e menos maleável, enquanto o segundo é mais resistente à deformação sem quebrar.

  • Preço

O ferro fundido é mais amplamente fabricado, podendo ser feito até mesmo de sucata, o que o torna mais barato do que o aço

  • Fabricação

O ferro fundido tem seus componentes elevados a mais de 1000ºC e passa pelo processo de fundição e usinagem. Já o aço, por ser mais flexível, é mais fácil de se modelar pela forja, laminação e extrusão.

Aço e ferro fundido: qual é melhor?

Sendo bem direto, não existe um melhor que o outro. Os dois materiais são bons, desde que usados para o propósito correto. É como perguntar se a chave de fenda é melhor que o martelo. Cada um serve para uma coisa diferente.

Cada um deles tem suas características que precisam ser avaliadas na hora da escolha do material. Por isso, é preciso entender bem a necessidade da aplicação para determinar a melhor opção.

Nesse artigo procuramos explicar as principais diferenças entre aço e ferro fundido. Nós da Brasil Aços trabalhamos só com os melhores produtores de aço do Brasil e estamos prontos para atender às suas demandas por aço! entre em contato!

Qual a diferença em aço e ferro fundido?

As ligas metálicas denominadas aços e ferros fundidos são formadas pela combinação de ferro (Fe) e carbono (C) . As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto que no ferro fundido, o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.

Qual e a diferença entre ferro e aço?

A principal diferença vem do fato de que o ferro é um elemento químico puro, presente na natureza. Já o aço é uma liga metálica que é criada através da junção do ferro e do carbono.

Qual e a definição de aço?

Aços são ligas ferro-carbono com teor de carbono de até 2% em peso. É de longe o material mais amplamente empregado na fabricação de bens de consumo e bens de produção, nas indústrias, na fabricação de máquinas, veículos automo- tores, na construção civil, etc.

Quais são as duas diferenças entre o aço e o ferro?

O ferro é um elemento químico, enquanto o aço é um material formado por ferro e carbono, outro elemento da tabela períodica. Portanto, as diferenças se baseiam na mistura do ferro com carbono, que dá origem ao aço. Por sua vez, ferro é um elemento puro e está presente, inclusive, no sangue. É um elemento químico.