Qual a artéria que envia sangue do ventrículo esquerdo para o corpo?

O coração humano, assim como o de todos os mamíferos, é um órgão musculoso formado por quatro cavidades e que apresenta como função primordial garantir que o sangue seja enviado para todas as partes do nosso corpo. Esse órgão, que apresenta o tamanho médio de um punho fechado, está localizado atrás do esterno e entre os pulmões, no mediastino médio. Ele garante o bombeamento graças a contrações rítmicas do músculo cardíaco.

Leia também: Conheça todo o sistema cardiovascular

Tópicos deste artigo

  • 1 - Anatomia do coração
  • 2 - Câmaras do coração
  • 3 - Válvulas do coração
  • 4 - O caminho do sangue no coração
  • 5 - Impulso do coração
  • 6 - Dia Mundial do Coração

O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g.

Qual a artéria que envia sangue do ventrículo esquerdo para o corpo?

Observe as principais partes do coração humano.

As paredes do coração são compostas por três túnicas:

  • Endocárdio: túnica formada por endotélio que repousa sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a camada subendotelial. Essa última camada é conectada ao miocárdio pela camada subendocardial, a qual apresenta nervos, veias e ramos do sistema que conduz o impulso nervoso.

  • Miocárdio: camada mais espessa do coração e responsável pela capacidade de contração do órgão. Essa camada é formada por feixes de fibras musculares cardíacas, as quais estão orientadas em várias direções. O miocárdio envolve as câmeras do coração, sendo mais espesso nos ventrículos – em especial, no ventrículo esquerdo – e mais fino nas paredes dos átrios.

  • Pericárdio: saco invaginado que envolve o coração e formado pelo pericárdio parietal e o pericárdio visceral.O pericárdio parietal é uma camada externa, enquanto o pericárdio visceral é uma camada mais interna. O pericárdio visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Câmaras do coração

O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

Tendo em vista o papel de cada câmera do coração, fica fácil compreender por que os ventrículos apresentam paredes mais desenvolvidas, e os átrios, paredes mais delgadas. As paredes espessas proporcionam uma contração com muito mais vigor do que as paredes delgadas, garantindo, assim, que o sangue seja enviado para diversas partes do corpo.

O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.

O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares. O ventrículo esquerdo recebe o sangue do átrio esquerdo e dele parte a artéria aorta, que é responsável por levar sangue para o restante do corpo, exceto os pulmões.

Leia também: Coração dos vertebrados – veja as diferenças entre os grupos

Válvulas do coração

Qual a artéria que envia sangue do ventrículo esquerdo para o corpo?

Observe as quatro válvulas encontradas no coração.

Entre os átrios e os ventrículos, encontramos as válvulas atrioventriculares. No coração, também estão presentes as válvulas semilunares pulmonar e aórtica, localizadas entre os ventrículos e a artéria pulmonar e aorta, respectivamente. Temos, portanto, quatro válvulas no coração, as quais impedem o refluxo do sangue, proporcionando, desse modo, uma movimentação do sangue em uma única direção.

O sopro cardíaco nada mais é que um som anormal ouvido entre um batimento e outro que é resultado de uma turbulência no fluxo sanguíneo. Nem sempre o sopro cardíaco determina uma patologia, sendo chamado de sopro cardíaco inocente aquele que ocorre mesmo sem alterações anatômicas e/ou funcionais do sistema cardiovascular. Em outras situações, o sopro pode ser resultado de alguns problemas, como a passagem do sangue por uma estrutura valvular anormal.

O caminho do sangue no coração

Qual a artéria que envia sangue do ventrículo esquerdo para o corpo?

Observe atentamente as setas e perceba o caminho percorrido pelo sangue dentro do coração.

O sangue chega das diversas partes do corpo, exceto do pulmão, pelo átrio direito. Nessa cavidade desembocam as veias cavas superior e inferior, que trazem o sangue do corpo, e também o seio coronário, que é responsável por drenar o sangue presente no próprio coração.

Do átrio o sangue flui para o ventrículo direito e é levado para os pulmões pela artéria pulmonar. Após sofrer hematose nos pulmões, o sangue é levado por quatro veias pulmonares até o átrio esquerdo, de onde flui para o ventrículo esquerdo. Dessa última cavidade, o sangue é impulsionado a sair pela artéria aorta, que leva sangue para todas as partes do corpo, com exceção do pulmão, por meio de inúmeras ramificações.

Leia também: Vasos sanguíneos - o que são, tipos, função, estrutura

Impulso do coração

O coração bate de maneira rítmica, alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole. A sístole garante que o sangue seja bombeado, e a diástole, que é a fase de relaxamento, garante que as cavidades do coração encham-se de sangue.

A geração do batimento cardíaco é atribuída ao chamado nó sinoatrial, que é formado por uma massa de células especializadas, localizadas na parede do átrio direito, responsáveis por gerar espontaneamente um impulso elétrico. Esses impulsos elétricos são semelhantes aos gerados pelas células nervosas e propagam-se rapidamente pelo tecido muscular cardíaco.

Esses impulsos chegam a outro ponto que garante a transmissão de impulsos: o nó atrioventricular, que está localizado entre a parede dos dois átrios. Os sinais então partem do nó atrioventricular e seguem em direção a todas as partes dos ventrículos e ao ápice do coração por meio de estruturas especializadas denominadas de sistema de Purkinje.

Você sabia que o ritmo cardíaco médio normal é de, aproximadamente, 70 batimentos por minuto. Quando esse ritmo está muito aumentado, há taquicardia e, quando está muito baixo, braquicardia.

Leia também: 10 principais causas de morte no mundo

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro e tem por objetivo alertar a população da necessidade de cuidar desse importante órgão do nosso sistema cardiovascular. A criação da data, de acordo com o Ministério da Saúde, foi motivada pelo fato de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Assim sendo, o Dia Mundial do Coração é um importante momento para refletirmos sobre nossos hábitos de vida e como podemos melhorar a saúde do nosso coração.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual é a artéria que envia sangue do ventrículo esquerdo para o corpo?

O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.

Qual artéria que envia sangue para o corpo?

As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.