Qual a importância da segurança alimentar e nutricional para nossa saúde?

Você já ouviu falar em segurança alimentar? Esse termo é fundamental para a alimentação e deve ser observado de perto pelos gestores, principalmente nas organizações que oferecem refeições para os colaboradores. A seguir, saiba mais sobre o tema e descubra a importância para a sua empresa!

Segurança de alimentos versus segurança alimentar

Antes de mais nada, é importante saber as diferenças entre segurança alimentar e segurança de alimentos. Você sabia que eles dizem respeito a coisas distintas? A segurança de alimentos está relacionada à qualidade dos alimentos que são comercializados e ela se preocupa com questões como a manipulação e o preparo, até o consumo propriamente dito.

A ideia é garantir que o alimento esteja próprio para consumo e não apresente riscos para o consumidor. Na segurança de alimentos observam-se características relacionadas à procedência, ao manuseio e controle de agentes contaminantes, pensando na integridade do indivíduo.

Já a segurança alimentar está voltada às políticas públicas e ao direito à qualidade nutricional. É uma questão ampla, que tem como objetivo garantir alimentação para uma vida saudável a partir dos nutrientes necessários ao longo de todo o ano.

Para a segurança alimentar consideram-se aspectos como o aumento da população e as mudanças climáticas até situações emergenciais que ocasionam a perda de produção agrícola e crises que culminam no aumento dos preços. Essas situações impactam diretamente no acesso da população ao alimento e podem colocar em risco o conceito de segurança alimentar.

O que segurança alimentar tem a ver com a sua empresa?

Provavelmente, você deve estar se fazendo essa pergunta. E a resposta faz todo o sentido. Estar atento à qualidade de vida, saúde e nutrição do trabalhador deve ser uma função do gestor moderno. Nas organizações que disponibilizam refeitório próprio ou com refeições terceirizadas, mais ainda.

É necessário que a empresa ofereça alimentos de qualidade, com ingredientes saudáveis e de alto valor nutricional. Assim, pode-se observar a manutenção e até mesmo o aumento da qualidade de vida dos funcionários, prezando pela saúde de cada indivíduo. Com acesso aos alimentos, é possível impactar de maneira positiva em diferentes âmbitos da rotina de uma pessoa.

A partir desses cuidados, a empresa colabora para a segurança alimentar de toda a sua rede de colaboradores, abrindo espaço para rotinas saudáveis, com mais qualidade de vida e bem-estar. Em muitos casos, as refeições servidas no ambiente profissional representam a possibilidade de acesso à comida, sendo de grande importância para o combate à insegurança alimentar e à fome.

Leia também: O que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e por que você precisa conhecer?

A Risotolândia é referência no segmento de alimentação coletiva e oferece soluções variadas para empresas que desejam aderir à prática. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.risotolandia.com.br.

A disponibilidade de alimentos e o acesso das pessoas e o consumo adequado a estes são os pilares que fundamentam o conceito de segurança alimentar. A segurança alimentar é um conjunto de práticas, geralmente desenvolvidas por nutricionistas, para garantir os hábitos alimentares das pessoas.

Para que entenda melhor, elaboramos este artigo para apresentar a importância da segurança alimentar e a melhoria da nutrição no país. Veja!

O que é segurança alimentar?

O conceito de segurança alimentar foi desenvolvido nos anos de 1970, e, nessa época, levou-se em consideração, para definir o seu conceito, as variáveis econômicas, sociais e culturais.

Mas, então, de acordo com a definição estabelecida na Conferência Mundial da Alimentação (CMA) ocorrida em Roma em 1996, a segurança alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros e nutritivos para atender às suas necessidades. E, assim, garantir uma vida saudável e ativa.

Muitas pessoas, ainda hoje, confundem segurança alimentar com alimentos seguros, achando que se trata da mesma coisa. Então, o conceito do primeiro já temos. O segundo diz respeito à qualidade dos alimentos, tem relação, portanto, com a forma como os alimentos são produzidos (obedecendo, por exemplo, às normas da Anvisa).

Qual a importância da segurança alimentar?

A segurança alimentar, como vimos, é uma política que busca garantir que os alimentos se tornem disponíveis para as pessoas, de uma forma geral, garantindo a elas, assim, condições necessárias mínimas para que se alimentem adequadamente.

Vale acrescentar que a segurança alimentar não se preocupa apenas em disponibilizar alimentos para as pessoas ou garantir as condições necessárias para que isso ocorra. Mas fornecer alimentos equilibrados, que sejam capazes de nutrir o corpo de forma adequada, dando a ele energia necessária para a realização das atividades diárias.

Assim, a segurança alimentar é uma forma de garantir que as pessoas se alimentem bem e melhor.

Melhoria da nutrição alimentar no Brasil

De uma forma geral, o Brasil tem dado significativa atenção à nutrição de sua população. Um exemplo nesse sentido foi o lançamento da primeira edição do “Guia Alimentar para a População Brasileira”, publicado em 2006.

Esse documento traz, basicamente, recomendações para o estabelecimento de uma alimentação mais saudável para nossa população. Em 2014, as diretrizes foram revisadas e a pretensão final foi preparar a segunda edição do documento, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre alimentação entre os brasileiros. Também buscou promover, de modo geral, a melhoria da nutrição alimentar do país, bem como a segurança alimentar.

Hoje, vale dizer, qualquer conselho nutricional deve ser baseado em evidências científicas. Nesse contexto, precisamos ter em mente que a nutrição é uma ciência dinâmica e que a pesquisa e a descoberta de novas fontes nutricionais estão em constante evolução.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso site para ter acesso a outros artigos. Por isso, não deixe de aproveitar, ok?

Caso tenha ficado alguma dúvida quanto a este conteúdo, não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Qual a importância da segurança alimentar na vida do cidadão?

A história da segurança alimentar e nutricional Afinal, se você controla todos os meios de produção e a distribuição dos alimentos, você define toda uma hierarquia social dentro do país. Qualquer país, então, é capaz de controlar o outro a partir do momento que detém o seu fornecimento de alimentos.

Qual a importância da segurança alimentar no Brasil?

O seu objetivo tem bastante relação com o seu conceito. No Brasil propõe assegurar a todos os indivíduos alimentos básicos de qualidade, em quantidades satisfatórias permanentemente e sem afetar o acesso a outras necessidades fundamentais com relação às práticas alimentares saudáveis.

O que é a segurança alimentar e nutricional?

Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que ...

Qual a relação da segurança alimentar com a saúde?

A prevenção das doenças transmitidas por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.