Qual e o nome do cientista que descobriu que o átomo possui regiões?

Questão 1

(UCDB-MT) No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga ......, onde ...... estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os ..... . A alternativa que completa corretamente a frase é:

a) negativa – toda a massa – elétrons.

b) positiva – metade da massa – elétrons.

c) positiva – toda a massa – elétrons.

d) negativa – toda a massa – nêutrons.

e) positiva – toda a massa – nêutrons. 

Questão 2

(UFSC) Na famosa experiência de Rutherford, realizada no início do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) que o átomo possuía um núcleo pequeno e positivo foi(foram):
a) A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória.

b) Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofria desvio de sua trajetória.

c) Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofria desvio de sua trajetória.

d) Um grande número de partículas alfa não atravessou a lâmina.

e) As partículas alfa teriam cargas negativas.

Questão 3

Observe as afirmações a seguir com relação ao modelo atômico de Rutherford:

I- Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.

II- Ele apresenta a matéria como constituída por elétrons em contato direto com os prótons.

III- O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas alfa.

Qual(is) afirmação(ões) está(ão) correta(s)?

a) Somente a I.

b) I e II.

c) II e III.

d) Somente a III.

e) Todas estão corretas.

Questão 4

Quais das afirmações a seguir são verdadeiras em relação ao átomo de Rutherford?

a) Prótons e nêutrons são encontrados no núcleo.

b) O átomo eletricamente neutro possui o mesmo número de elétrons e de prótons.

c) O núcleo é a parte do átomo que apresenta carga elétrica positiva.

d) A eletrosfera é a parte do átomo na qual se concentra praticamente toda a sua massa.

e) O núcleo de qualquer átomo sempre conta com o mesmo número de prótons e de nêutrons.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”.

“No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga positiva, onde toda a massa estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os elétrons.”

Resposta Questão 2

Alternativas “a” e “c”.

a) Verdadeira. “A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória.” - Isso mostrou que o núcleo era muito pequeno e a maior parte dele era composta de um vazio que permitia ao átomo atravessar a lâmina.

b) Falsa. “Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofria desvio de sua trajetória.” - Se a maioria sofresse desvio, isso significaria que o núcleo era grande, mas não foi isso o que ocorreu.

c) Verdadeira. “Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofreu desvio de sua trajetória.” - O ricocheteamento de um pequeno número de partículas alfa indicou que no átomo devia existir uma pequena região maciça (o núcleo) onde estaria concentrada a massa do átomo.

d) Falsa. “Um grande número de partículas alfa não atravessou a lâmina.” - Um grande número de partículas alfa precisava atravessar a lâmina para provar que o núcleo era mesmo pequeno.

e) Falsa. “As partículas alfa teriam cargas negativas.” - Como um pequeno número de partículas alfa sofria desvios significativos em sua trajetória ao atravessar a lâmina de ouro, o núcleo do átomo deveria ser pequeno e positivo. Assim, as partículas alfa, positivas e de grande massa, com trajetórias perto dos núcleos dos átomos de ouro, sofriam desvios em razão do fato bem conhecido de que cargas com mesmo sinal repelem-se. 

Resposta Questão 3

Alternativa “d”.

I – Falso. O modelo atômico de Rutherford baseia-se em experimentos de bombardeio de finas lâminas de um metal por partículas alfa.

II – Falso. Segundo o modelo atômico de Rutherford, os elétrons estão na região periférica do átomo (eletrosfera).

III – Verdadeiro. 

Resposta Questão 4

Alternativas “a”, “b” e “c”.

d) Falsa. O núcleo (e não a eletrosfera) é a parte do átomo na qual se concentra praticamente toda a sua massa.

e) Falsa. O número de prótons varia de elemento para elemento.

O átomo possui três partículas subatômicas de interesse primário que são os elétrons, os prótons e os nêutrons. O nêutron foi a última partícula dessas três a ser descoberta.

O cientista Ernest Rutherford havia descoberto, em 1911, por meio de experimentos com partículas alfa (leia o texto Experimento de Rutherford), que o átomo era formado por uma região vazia denominada eletrosfera, onde os elétrons (partículas negativas) ficavam girando, e por um núcleo, uma região no centro do átomo, maciça, altamente densa e com carga positiva. Eugen Goldstein já havia descoberto que essa carga era em virtude dos prótons, partículas de carga positiva (você poderá ver mais detalhes no texto Prótons).

No entanto, surgiu a seguinte questão: Se os prótons são positivos, por que eles não se repelem e o núcleo do átomo se desintegra?

Isso é realmente verdade, visto que é amplamente conhecido que partículas de cargas iguais se repelem e de cargas opostas se atraem.

Essa questão foi solucionada em 1932 pelo cientista James Chadwick, na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Existem alguns elementos que têm o núcleo instável e emitem partículas e radiações, sendo esse processo conhecido como radioatividade. Chadwick percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras, sem carga elétrica e com a massa praticamente igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior).

Qual e o nome do cientista que descobriu que o átomo possui regiões?

Dessa forma, foi descoberta a terceira partícula subatômica, que foi denominada de nêutron.

Os nêutrons ficam juntamente aos prótons no núcleo do átomo. Assim, eles diminuem as forças de repulsão entre os prótons e mantêm o núcleo estável, com as partículas unidas.

Qual e o nome do cientista que descobriu que o átomo possui regiões?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A massa de um nêutron é igual a 1,675 . 10-27 kg, sua massa em unidade de massa atômica é relativamente igual a 1.

Conforme dito no texto “Prótons”, já mencionado, praticamente todos os elementos possuem isótopos naturais ou artificiais. O que significa que existem átomos com a mesma quantidade de prótons no núcleo, mas com quantidades de nêutrons diferentes.

O hidrogênio, por exemplo, possui três isótopos: o hidrogênio comum ou prótio (1 próton e 1 nêutron), o hidrogênio pesado ou deutério (1 próton e 2 nêutrons) e o hidrogênio superpesado ou trítio (1 próton e 3 nêutrons). Veja na ilustração abaixo que o que muda é a quantidade de nêutrons (simbolizados pelas bolinhas verdes):

Qual e o nome do cientista que descobriu que o átomo possui regiões?

Existem também os isótonos, que são átomos de diferentes elementos químicos com diferentes números de prótons, diferentes números de massa, mas com a mesma quantidade de nêutrons.

Por exemplo, o 1737Cl e o 2040Ca são isótonos, pois sabemos o seu número de massa (A - na parte superior), que é a soma dos prótons com os nêutrons, e nós também sabemos quantos são os seus prótons (na parte inferior). Assim, basta diminuir esses valores que encontraremos quantos nêutrons cada átomo possui:

1737Cl                          2040Ca

A = N + P                  A = N + P
N = A – P                  N = A – P
N = 37-17                 N = 40 – 20
N = 20                        N = 20

Quem descobriu a divisão do átomo?

No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.

Quem foi o primeiro cientista que descobriu o átomo?

Dalton foi consagrado por ser o fundador da primeira teoria atômica moderna. A definição para átomo, dada por Dalton, nasceu de um trabalho realizado com gases. Ele chegou à conclusão de que "a pressão total de uma mistura de gases é igual à soma das pressões parciais dos gases que a constituem".

Qual o nome dos cientistas que estudaram o átomo?

Átomo: Demócrito, Thomson, Rutherford, Bohr e história do átomo - UOL Educação.

Qual cientista propôs que o átomo e formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera?

“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica positiva, que seria equilibrado por elétrons, de carga elétrica negativa, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada eletrosfera.”