Qual a importância do artigo científico no meio acadêmico?

No mundo contemporâneo, período em que estamos vivendo a busca do saber nunca foi tão importante, pois além de nos proporcionar inovações tecnológicas nos propicia desenvolvimento social e menor dependência de importação de conhecimentos. Segundo Nogueira (2011), a publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir à comunidade técnico-científica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

Sem perder o fio da meada, vivemos o acelerado ritmo de geração de novos conhecimentos, tecnologias e facilidade de socialização destas produções, principalmente, pelo avanço dos sistemas de informações e comunicações. Isto propicia melhor domínio do estado da arte em abrangência, profundidade e especificidade, bem como, maior rapidez e alcance de maior número de pessoas na socialização dos conhecimentos e saberes que produzimos e valorização das referências mais atuais.

No contexto acadêmico, o grande desafio da educação é formar docentes que propiciam a formação plena do aluno como profissional que domina as bases técnico-científicas de sua área de atuação e que realmente alcança o perfil desejado da formação acadêmica ou universitária. Profissionais capazes de ler a realidade e construir novas práticas apoiando-se em conhecimentos e tecnologias já existentes e exercitando o processo de avançar, implementando novas práticas, continuamente, (Erdmann, 2016). Assim, redigir um artigo técnico lhe trará uma boa experiência profissional, e contribuirá para enriquecer o seu currículo, aumentando assim suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Publicações do autor:

Em 2019, como fruto de vários anos de pesquisa, tive a oportunidade de publicar alguns artigos em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Embrapa, Vale, Clemson University, Washington State University e Florida University em periódicos classificados como Qualis A1 e A2 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os artigos “Methods for selecting peach cultivars in the tropics” e “Duration of the phenological stages of peach trees at tropics” foram publicados na Scienthia Horticulturae (JCR = 1,961); “Native leguminous plants for mineland revegetation in the eastern Amazon: seed characteristics and germination” na New Forest (JCR = 1,598); “Influence of Temperature on the Development of Peach Fruit in a Subtropical Climate Region” na Agronomy (JCR = 1,419); “Multivariate Analysis and Selection Indices to Identify Superior Quince Cultivars for Cultivation in the Tropics” e “Leaf Anatomy of Apple Trees during Seasonal Periods under Subtropical Conditions” na Hortscience (JCR = 0,906); “ Visual symptoms and nutritional deficiencies in olive plants subjected to nutrient deprivation” e “Advances in the production of temperate fruits in the tropics” na Acta Scientiarum-Agronomy (JCR = 0,842).

Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Mediante tal definição, um questionamento que se mostra relevante faz referência à diferença demarcada entre um artigo e uma monografia. Em consonância a esta pergunta, respostas poderão surgir, tais como a de que o artigo possui uma forma mais simplificada que a monografia. Sendo assim, veremos algumas elucidações, a fim de que possíveis dúvidas possam ser esclarecidas acerca do tema em questão.

O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Dessa maneira, ele, materializado sob a forma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim. Assim assevera Santos (2007, p. 43), “são geralmente utilizados como publicações em revistas especializadas, a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, ou ainda de contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação convertida”.

Como antes citado, há a hipótese de que a concisão seja a característica que demarca a diferença entre a monografia e o artigo. Assim, precisamos compreender acerca de alguns pressupostos, a fim de que possamos confirmar ou não se tal hipótese é verdadeira.

O primeiro passo é compreendermos que enquanto na monografia existe a possibilidade de se esmiuçar um determinado assunto, estendendo-o em vários capítulos, no artigo científico tal aspecto não prevalece.

Como se trata de um texto que prima pela concisão dos dados apresentados, ele precisa passar por um critério rigoroso de correção, no sentido de verificar a estruturação dos parágrafos e frases, garantir a clareza e objetividade retratadas pela linguagem, entre outros. Não deixando de mencionar que num artigo, o revisor precisa estar livre para se posicionar frente ao objeto de análise, levando em consideração alguns aspectos voltados para a análise dos argumentos apresentados, checagem do valor científico atribuído ao texto em questão, verificação da possibilidade de se tornar público (estar disponível a outras pessoas), confirmação da possibilidade de abertura a possíveis reavaliações em função de novas descobertas e, consequentemente, apresentação de melhores resultados, etc.

Quanto ao conteúdo abordado no artigo, ele pode apresentar distintos aspectos, como também pode cumprir outras tarefas, conforme nos revelavam Marconi e Lakatos (2005, p. 262):

a) versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;

b) oferecer soluções a questões controvertidas;

c) levar ao conhecimento do público intelectual ou especializado no assunto novas ideias, para sondagem de opiniões ou atualização de informes.

d) abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma.


Mediante tais postulados, pode parecer um tanto quanto complicado ao autor elaborar seu artigo, mas o que na verdade ocorre é que, frente a tal incumbência, ele descobrirá pontos relevantes que o permitirão desenvolver habilidades, tais como: a de sintetizar suas ideias frente ao contexto científico, a de selecionar de forma concisa e ao mesmo tempo precisa as fontes bibliográficas que lhe servirão de apoio, bem como a de avaliar melhor os dados coletados e apresentar os resultados obtidos, entre outros aspectos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base em tais postulados, obtém-se a conclusão de que atualmente é crescente o número de instituições que requisitam a produção do artigo em vez da monografia. Lembrando que essa produção pode ser realizada de forma provisória, por meio de um projeto de pesquisa, o qual delimitará anteriormente as bases que fundamentarão o trabalho a ser realizado.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Qual a importância dos artigos no meio acadêmico?

Os artigos científicos são fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico. Isso sem contar que eles colocam toda a academia “na mesma página”, já que pesquisadores de diversos locais do Brasil e do mundo saberão o que está sendo feito e pensado em relação a determinado assunto.

Qual a importância da pesquisa científica no meio acadêmico?

A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.

Qual a importância de um artigo científico na formação acadêmica de uma pessoa?

Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa. Para fins acadêmico, ele é considerado uma fonte importante que vai contribuir e disseminar a democratização do conhecimento. Em resumo, é esse tipo de artigo que faz o trabalho de um pesquisador da área ser reconhecido.

Qual é a finalidade de um artigo científico?

Regras da ABNT. O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa.