Qual é o tipo de rocha formada pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas?

Doutorado em Geociências (USP, 2015)
Mestrado em Geologia Sedimentar (UNISINOS, 2008)
Graduação em Ciências Biológicas (UNISINOS, 2006)

Ouça este artigo:

Rochas sedimentares são aquelas rochas formadas pela deposição e compactação de diversos tipos de sedimentos ao longo de milhões de anos.

A maior parte da superfície da Terra é composta por sedimentos, que são partículas soltas de origem diferentes, como diferentes tipos de rochas dos continentes e oceanos, restos de organismos que secretaram conchas minerais, e cristais inorgânicos que precipitaram de elementos químicos dissolvidos nos oceanos e lagos.

Os principais agentes atuantes na área de origem dos sedimentos são o intemperismo e erosão. O intemperismo físico desagrega as rochas. O intemperismo químico transforma minerais e rochas em sólidos alterados, soluções e precipitados. Já a erosão remobiliza as partículas produzidas pelo intemperismo para outras áreas de deposição.

Após a deposição dos sedimentos, os produtos finais são agrupados como sedimentos clásticos, ou carbonáticos (químicos e bioquímicos). As partículas clásticas são fragmentos de rochas fisicamente transportados e produzidos pelo intemperismo de rochas preexistentes. Os sedimentos clásticos são acumulações e empilhamentos de camadas formadas por partículas clásticas, que variam de tamanho, desde matacão até seixo, areia, silte e argila. Os sedimentos clásticos também são chamados de siliciclásticos, pois são produzidos pelo intemperismo de rochas compostas predominantemente por silicatos. Os sedimentos carbonáticos (químicos e bioquímicos) são os íons ou moléculas em solução nas águas dos solos, rios, lagos e oceanos que são produtos dissolvidos pelo intemperismo. Os sedimentos bioquímicos constituem-se de minerais não-dissolvidos de restos de organismos, e minerais precipitados pelos processos biológicos. Em ambientes marinhos, consistem de conchas inteiras ou quebradas, depositadas como sedimentos bioclásticos.

As rochas sedimentares são formadas através da deposição e acumulação desses sedimentos, e sua subsequente consolidação (diagênese). A diagênese é o conjunto de transformações e processos químicos, físicos e biológicos que o depósito sedimentar sofre após sua deposição, e podem conduzir o depósito sedimentar inconsolidado à rocha. Litificação é o processo de tornar-se rocha. Os processos de litificação mais conhecidos são a compactação, dissolução, cimentação, e recristalização diagenética.

Qual é o tipo de rocha formada pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas?

Penhascos formados por rochas sedimentares. Foto: Leene / Shutterstock.com

As rochas sedimentares clásticas são classificadas principalmente pelo tamanho do grão (granulometria), como grossa (cascalho e conglomerado), média (areia e arenito), fina (silte e siltito; lama, lamito ou folhelho; argila e argilito). Esse tipo de classificação já revela uma informação interpretativa importante sobre a rocha: a intensidade da corrente quando o depósito sedimentar se formou.

Já as rochas sedimentares carbonáticas revelam as condições químicas do oceano, o ambiente onde esse tipo de sedimentação predomina. Os ambientes de sedimentação carbonáticos ocorrem em regiões marinhas onde as plataformas carbonáticas são construídas em mares quentes e rasos por organismos construtores de recifes, como corais e minúsculos foraminíferos que precipitam carbonato de cálcio, como calcita e aragonita. Se o nível do mar sobe, o recife continua a crescer em direção à luz, acompanhando o nível do mar. Depósitos carbonáticos são encontrados em margens continentais passivas e em regiões de arcos de ilhas vulcânicas nas regiões quentes dos oceanos. A rocha sedimentar carbonática bioquímica mais comum é o calcário, composto principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3), na forma do mineral calcita, e é formado a partir de areias e lamas carbonáticas.

As rochas sedimentares possuem grande importância econômica, dentre as quais destacam-se as jazidas de carvão, petróleo e gás, que são originadas de partículas orgânicas depositadas junto a outros sedimentos nas bacias sedimentares. Além disso, são as rochas sedimentares que abrigam os fósseis, que são os restos de animais e plantas que viveram no passado, e se preservaram nesse tipo de rocha, possibilitando a compreensão e interpretação da evolução da vida ao longo dos diferentes períodos de idade da Terra.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/rochas-sedimentares/

Qual é o tipo de rocha formada pela acumulação de fragmentos de outras rochas?

Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.

Quais os fragmentos de rochas?

Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. é assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias.

Qual é a rocha formada a partir da transformação de outras rochas?

As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão.

Quais são os três tipos de rochas sedimentares?

Rochas Sedimentares.
Rochas Sedimentares Clásticas..
Rochas Sedimentares Químicas..
Rochas Sedimentares Biogênicas ou Biológicas..
Rochas Sedimentares Orgânicas..