Qual ligação deve ser predominante nesse sólido utilizado por Paulo o covalente dativa o dipolo permanente o Lônica o metálica O molecular?

349 palavras 2 páginas

Prática 2 – Ligações químicas e propriedades das substâncias

V –Questionário

1. Em um laboratório existe 2 sólidos. Um deles é iônico e o outro é covalente molecular. Os 2 sólidos são solúveis em água. Pergunta-se:

1.a. Como podemos experimentalmente determinar o possível tipo de ligação de cada sólido?

Resp. Podemos verificar experimentalmente qual ligação de cada um diluindo-os em agua e observando se conduzem corrente elétrica com a ajuda de uma fonte. Aquele que conduzir eletricidade é o que contem ligação iônica, e o que não conduzir é ligação covalente.

1.b. O sólido covalente é polar ou apolar? Explique

Resp. O sólido covalente molecular é polar, pois é solúvel em água que também é polar.

2. Como podemos diferenciar experimentalmente um sólido iônico de um metal, utilizando corrente elétrica? Explique.

Resp. Se tentarmos fazer com que os dois compostos conduzam corrente elétrica em seu estado solido somente o metal conduzira, pois essa é uma característica metálica, já o composto iônico só conduzira quando em solução aquosa.

3. Um certo sólido tem alto ponto de fusão( > que 1000 ° C) e não é condutor de eletricidade. Que tipo de sólido poderá ser? Explique.

Resp. O ponto de fusão está relacionado com as interações entre partículas (átomos, íons e moléculas). Compostos que possuem fortes interações entre partículas, terão maiores pontos de fusão. Os compostos iônicos são constituídos por íons positivos e negativos, dispostos de maneira regular formando um retículo cristalino. Para que ocorra a fusão do retículo precisamos de uma considerável energia, por isso os compostos iônicos possuem elevado ponto de fusão e ebulição, geralmente são sólidos e muito duros.

4. Explique porque os metais são bons condutores de eletricidade e calor.

Resp. Ao redor do Núcleo do átomo existe a eletrosfera e suas camadas, onde ficam


Relacionados

  • A didática e a prática no ensino aprendizagem da química

    5618 palavras | 23 páginas

    CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HABILITAÇÃO EM QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA MANAUS - AM 2011 MARIA PATRÍCIA DE CASTRO COELHO A DIDÁTICA E A PRÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química. MANAUS - AM 2011 SUMÁRIO 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 4. INTRODUÇÃO ...................................................................................................................….

  • Respostas1

    3977 palavras | 16 páginas

    Listas de Exercícios - Área 1 Lista de Exercícios Nº 1 - Capítulo 1: Introdução 1 - Com que se ocupa a Ciência dos Materiais e qual sua importância na engenharia moderna? A ciência dos materiais estuda a relação entre a estrutura e as propriedades dos materiais. Diferentes propriedades podem ser exploradas em diversas aplicações, e a estrutura do material influenciará nessas propriedades; as duas, combinadas com o processamento a que o material será submetido, influenciará no desempenho do produto….

  • Materiais Ceramicos

    2562 palavras | 11 páginas

    CERÂMICA  FÍSICA Í PMT-2200 Ciência dos Materiais Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Mate iais – EPUSP - 2010 Materiais 1 Estrutura Atômica „ Composição química nos materiais cerâmicos „ „ „ „ Pode ser bastante complexa. Nas Cerâmicas Tradicionais: óxidos de silício, alumínio, ferro, magnésio; alcalinos e outros alcalino terrosos podem estar presentes, da mesma forma que outros metais de transição. Nas Cerâmicas Avançadas (de Alto Desempenho): não somente óxidos,, mas também outros….

  • Plano de curso

    1698 palavras | 7 páginas

    desidratação,  A água,  Sais minerais,  Glicídios e lipídios.  Cuidados com a obesidade,  Glicídios,  Lipídios: reserva de energia  Proteínas,  Aminoácidos,  Sequência de aminoácidos e a forma das proteínas,  Promovendo reações químicas: enzimas.  Vitaminas,  Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. 2º BIMESTRE  Uma visão geral da célula.  A descoberta de um novo mundo,  A invenção do microscópio e a descoberta da célula,  A teoria celular,  O tamanho e a forma das….

  • Relatório de estagio de docência

    5825 palavras | 24 páginas

    o oitavo; células, bioquímica celular, estrutura e funcionamento da célula, tecidos tipos e funções, sistemas digestivos, circulatórios e respiratórios. Para o nono ano; estudo da química, matéria e sua transformação, tabela periódica, substâncias químicas e suas propriedades, ligações químicas e reações químicas. Para cada aula dada foi elaborado um plano de aula (que segue anexo), onde continha: data, tempo previsto de duração da aula, competências e habilidades, conteúdo, metodologia de….

  • exercicios de quimica

    1445 palavras | 6 páginas

    EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL PROFª ADRIANA KSHIR Parte A Questões: 01. Rutherford, em seu clássico experimento, bombardeou uma delgada lâmina com partículas alfa. Nessa experiência, ele demonstrou que segundo ele, o átomo e esférico com um raio de aproximadamente dez a menos oito centímetros, havendo, no centro de cada átomo, um núcleo cujo raio é de cerca dez a menos doze centímetros (10.000 vezes menor). b) o volume nuclear é muito pequeno em relação ao volume do átomo; 02. Os raios….

  • Aprendizado de quimica no cotidiano

    20591 palavras | 83 páginas

    FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA – FGF Curso de Licenciatura Plena em Química O Ensino de Química e o Cotidiano: Tendências Atuais Marciano Rocha Ribeiro Filho Igaporã - Bahia 2008 Marciano Rocha Ribeiro Filho O Ensino de Química e o Cotidiano: Tendências Atuais Monografia apresentada ao Curso de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes na Área de Licenciatura em Química, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF, ponto de Presença de Porteirinha-MG….

  • Alcool

    3389 palavras | 14 páginas

    ensino de química, química orgânica, álcool 20 A o analisarmos o plano geral do ensino de química orgânica das principais escolas de ensino médio, observamos que o conteúdo programático tem sido trabalhado com rituais mecânicos de definições e nomenclaturas, restando aos alunos a memorização e o estudo de conteúdos não correlacionados com o cotidiano. Esta educação não propicia aos alunos os alicerces necessários que lhes permitam o raciocínio científico e o exercício pleno da….

  • Organica

    2227 palavras | 9 páginas

    NH3801 QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL APOSTILA DO CURSO (5ª Edição - 2015) LEONARDO JOSÉ STEIL (Diurno) MÁRCIO SANTOS SILVA (Noturno) Santo André 2015 ÍNDICE CRONOGRAMA - 1º QUADRIMESTRE DE 2015* 2 SEGURANÇA E NORMAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO 3 Recristalização 4 Refluxo 5 Destilação 6 Cromatografia em Camada Delgada 11 BIBLIOGRAFIA 12 EXPERIMENTOS 13 EXPERIMENTO 1 – EXTRAÇÃO DO EUGENOL 13 ANEXOS 16 CRONOGRAMA - 1º QUADRIMESTRE DE 2015* DATA ATIVIDADES….

  • quimica organica

    7029 palavras | 29 páginas

    NH3801 QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL APOSTILA DO CURSO (3ª Edição) ÁLVARO TAKEO OMORI ARTUR FRANZ KEPPLER LUIZ FRANCISCO CISCATO Santo André 2013 NH3801 – Química Orgânica Experimental ÍNDICE CRONOGRAMA - 1º. TRIMESTRE DE 2013* .......................................................................... 2 SEGURANÇA E NORMAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO....................................... 3 Recristalização..........................................................….

Outros Trabalhos Populares

Qual a ligação deve ser predominante nesse sólido utilizada por Paulo?

Resposta: (B) Dipolo permanente.

Qual ligação deve ser predominante nesse sólido utilizado por Paulo covalente dativa dipolo permanente iônica metálica molecular?

Resposta correta: Ligação covalente simples. Observando a tabela periódica, vemos que os elementos das substâncias não são metais. O tipo de ligação que esses elementos formam entre eles é a ligação covalente, pois estão compartilhando elétrons.

O que é uma ligação covalente dativa?

Na ligação covalente dativa, um átomo que já está estável compartilha um par de elétrons com outro átomo que ainda está instável.

Como saber se a ligação covalente e dativa?

Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. Exemplo: formação de dióxido de enxofre (SO2).