Qual é a diferença entre as células resultantes da mitose e as células resultantes da meiose?

As diferenças entre mitose e meiose é uma dúvida frequente que preocupa muitos estudantes e com razão: o assunto pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Nos últimos quatro anos, em média, apareceu pelo menos uma questão de genética no Enem, principalmente sobre mutações gênicas”, garante Ana Karolina Carvalho de Sá, professora de Biologia do Cursinho da Poli.

Tanto a mitose como a meiose fazem parte do processo de divisão celular, mas ocorrem de formas diferentes. Veja a definição desses processos:

Mitose x Meiose

Mitose é a divisão celular na qual uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células filhas idênticas. É uma espécie de clonagem, portanto, as células-filhas têm a mesma à quantidade de cromossomos e o mesmo código genético. A mitose é composta pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

A mitose gera células idênticas (Imagem: Manual do Enem)

Já na meiose, a célula-mãe se divide em quatro células-filhas com metade de seu material genético e números de cromossomos. A meiose é composta pela meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I) e meiose II (prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II). 

As células-filhas resultantes do processo de meiose não são idênticas à célula-mãe. Na meiose, uma célula diplóide (2n) gera quatro células haplóides (n) (Imagem: Manual do Enem)

Diferenças entre mitose e meiose

A professora Ana Karolina explica que a diferença entre os dois processos é que “a mitose é uma divisão equacional, pois cada célula-mãe produz duas células-filhas geneticamente idênticas, e a meiose é uma divisão reducional, pois cada célula-mãe produz quatro células-filhas com metade do número de cromossomos e material genético”.

Essas divisões também tem funções distintas. A mitose tem como função o crescimento e desenvolvimento de embriões, a regeneração celular, a renovação dos tecidos e a reprodução assexuada.

A meiose, por não ocorrer de uma clonagem, permite uma variabilidade genética, recombinação ou permutação gênica. Por isso, está relacionada aos processos reprodutivos, a gametogênese animal e a esporogênese vegetal. 

Mitose Vs Meiose

Dica e exercícios

A dica da professora Ana Karolina é se atentar às exceções da divisão genética: “Geralmente, as questões são focadas na genética e no que pode acontecer de ‘errado’ durante a divisão celular”.

Para você ficar craque no assunto e gabaritar no Enem, revise esse conteúdo lá no Manual do Enem e faça alguns exercícios para treinar. Ana Karolina sugeriu alguns exercícios, confira!

Enem 2016

Qual é a diferença entre as células resultantes da mitose e as células resultantes da meiose?

A troca de segmentos entre cromátides não-irmãs durante a meiose leva ao processo de recombinação genética, aumentando a variabilidade genética da espécie, assim como ressaltado no texto. Alternativa C.

Enem 2007

Qual é a diferença entre as células resultantes da mitose e as células resultantes da meiose?

Na tirinha, o ser reproduz assexuadamente, ou seja, sozinho. Ele cria uma cópia de si mesmo, determinando que ocorreu uma mitose. Percebe-se que o processo ocorre de forma rápida e simples, pela expressão “ploc”, e os indivíduos são iguais entre si. Alternativa B.

Enem 2015

Qual é a diferença entre as células resultantes da mitose e as células resultantes da meiose?

Durante o processo de gravidez é formada a placenta, que tem células da mãe e do filho. Algumas dessas células são transferidas para mãe, que fica com células masculinas também. Assim, essa mulher apresenta essa estrutura de quimera já que houve contribuição genética de mais do que um indivíduo, que vai contra à ideia de que nossas células vem de um único zigoto (ovo nos animais). Alternativa E.

Enem 2018

Qual é a diferença entre as células resultantes da mitose e as células resultantes da meiose?

De acordo com o texto, como a proteína p53 regula o ciclo de divisão celular, sua ausência pode favorecer a proliferação exagerada, resultando no surgimento de tumores. Alternativa E.

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2020

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Qual a diferença entre mitose e meiose considerando as células filhas resultantes?

Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Qual a principal diferença entre os processos de mitose e meiose?

As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam.

Qual é o resultado da mitose e meiose?

Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.

Qual é a principal diferença entre a mitose e a meiose Brainly?

Na Mitose, uma célula origina duas células-filhas idênticas a ela. Na Meiose, uma célula origina quatro células-filhas com metade do material genético da célula-mãe.