Qual é a diferença entre as áreas urbanas e rurais no escoamento das águas pluviais?

Embora não estejam visíveis nas ruas, a galeria de águas pluviais e a rede de esgoto têm papel fundamental na manutenção da infraestrutura de uma cidade. Ainda, por cada uma contar com suas particularidades e papéis distintos, precisam de cuidados específicos.

A utilização indevida dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente nas épocas de chuva, em que, comumente, alagamentos acontecem devido à má manutenção ou à incapacidade das galerias pluviais de dar vazão à água.

Além disso, quando ocorre a ligação entre elas, há um grande risco para a saúde da população, já que o esgoto pode causar doenças ao entrar em contato com as pessoas. Ainda, existe o problema da contaminação ambiental, que compromete a vida aquática em rios, córregos e outros mananciais de água.

Neste post, você entenderá o que são as galerias de drenagem de água pluvial e as redes de esgoto, bem como as principais diferenças entre elas. Também listaremos problemas que podem ocorrer devido à ligação entre esses dois sistemas. Continue a leitura e confira!

O que são as galerias de águas pluviais?

Trata-se do conjunto de tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais. A sua instalação e manutenção é de responsabilidade do poder público municipal.

Com a ocupação urbana, a modernização das vias e a utilização de materiais impermeáveis, como o asfalto e concreto, o solo, muitas vezes, não consegue absorver toda a chuva. Dessa forma, o escoamento por galerias pluviais é importante para conduzir a água de modo adequado e, assim, evitar alagamentos e enchentes.

Qual é a sua importância?

As águas da chuva que percorrem as tubulações das galerias pluviais não passam por tratamento específico para retirar impurezas e são conduzidas diretamente para os corpos d’água. Por isso, é importante que não haja mistura com dejetos humanos ou outros resíduos, como é o caso dos esgotos, para evitar a contaminação e poluição dos mananciais.

Além disso, utilizar as redes de esgoto para escoar a água da chuva traria outros problemas, como as águas pluviais diluírem o esgoto e prejudicarem o tratamento feito nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), impactando na qualidade dos serviços. Afinal, quando corretamente direcionada, a água pluvial não necessita de cuidado específico.

Outro problema é que, como as redes de esgoto possuem dimensões menores do que as redes de drenagem de água da chuva, a elevação do volume de líquido na rede pode acarretar o rompimento das tubulações e o extravasamento de esgoto nas vias e para dentro das residências, causando grandes transtornos. .

Assim, o objetivo principal das galerias de águas pluviais é evitar que as vias alaguem em temporais, sem falar em inundações e até deslizamentos de terras. Mas e qual é exatamente a função da rede de esgoto? Veja a seguir!

Trata-se do conjunto de tubulações que tem como objetivo levar os dejetos sanitários dos imóveis até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Por meio delas, escoam as águas residuárias que utilizamos dentro de casa para tomar banho, lavar os pratos e dar descarga, bem como os rejeitos de estabelecimentos comerciais.

Assim, são conduzidos até às ETEs, onde recebem o tratamento adequado para que possam ser despejados nos corpos d’água sem causar prejuízo para o meio ambiente. A eficiência do tratamento depende das características e vazões de esgoto recebidas, do rio onde será despejado, entre outros fatores.

As redes que interligam as residências ao sistema de coleta — dentro da propriedade — são as ligações prediais, e a instalação e manutenção são de responsabilidade do proprietário do imóvel. As demais redes fazem parte do sistema de coleta público de esgoto, e a incumbência é da companhia de saneamento básico da cidade, que transporta os esgotos até a ETE, faz o tratamento e lança-o já tratado no rio.

Quais são as diferenças entre elas?

Segundo as normas técnicas e definições da Engenharia Sanitária, as diferenças entre as galerias pluviais e a rede de esgoto estão na sua função, suas características e na forma de dimensionamento, como já abordado nos tópicos anteriores.

As diferenças estão principalmente em seus diâmetros, profundidades, materiais constituintes e volumes de água transportada. As redes coletoras de esgoto são normalmente de diâmetros menores — menor volume —, mais profundas e de material plástico, para transportar esgoto sanitário. Já as galerias de águas pluviais têm diâmetros maiores — maior volume — são menos profundas e, geralmente, são em concreto, para transportar água da chuva.

Vale lembrar que um dos principais parâmetros utilizados para projetar uma ETE é a vazão de esgoto que chega nela. Quando a água da chuva é direcionada para o sistema de esgotamento sanitário, há um aumento no volume recebido pelas estações, o que pode prejudicar, e muito, a eficiência do processo.

Em resumo, a rede de esgoto e a galeria de águas pluviais são sistemas diferentes e independentes, que se diferem em objetivo, destinação do material e dimensões. A primeira direciona os esgotos para as Estações de Tratamento. Já a outra conduz todo o volume da chuva para córregos, lagos e mares. Percebe como são diferentes? Mas como observar na prática qual é qual?

Como identificar as galerias pluviais e a rede de esgoto?

Há algumas diferenças básicas: a drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas; já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários por meio das ligações prediais, que interligam as residências à rede pública.

Tanto o sistema de drenagem quanto o de coleta de esgoto têm poços de visita — estruturas de acesso para manutenções — porém, geralmente, existe inscrição na tampa indicando “águas pluviais” ou “esgoto sanitário” e o nome da empresa responsável.

O diâmetro das tubulações também é diferente: para as galerias pluviais são utilizados tubos de grande diâmetro, já que eles devem suportar volumes altos, evitando inundações em dias de chuva; por outro lado, o esgotamento sanitário tem um fluxo mais contínuo, usado 24 horas e limitado a uma parcela do consumo de água da população, por isso, são menores.

Quais são os problemas causados pelas interligações entre os dois?

A ligação entre as galerias pluviais e a rede de esgoto pode ocasionar diversos problemas ambientais, para as pessoas e para as infraestruturas existentes. Veja alguns dos problemas que podem ocorrer quando a água da chuva se mistura ao esgoto:

  • diluição do esgoto, prejudicando o seu processo de tratamento;
  • entupimento da rede de esgoto, pois a água da chuva costuma arrastar consigo uma grande quantidade de material sólido, como areia, pedras, lixo etc.;
  • comprometimento da estrutura física das tubulações, pela vazão acima da capacidade da rede;
  • vazamentos em ruas, córregos e, até mesmo, nas residências, ocasionado pela incapacidade da rede ou por entupimentos;
  • exposição da população à água contaminada com esgoto.

O contrário, quando a rede de esgoto se mistura à galeria de águas pluviais, também causa grandes problemas:

  • lançamento de esgoto sem o devido tratamento em corpos d’água, como rios e córregos;
  • contaminação do solo e de aquíferos subterrâneos;
  • em situações de chuvas intensas, em que ocorrem inundações, pode haver prejuízo à saúde de pessoas que tiverem contato com essa água;
  • presença de forte odor — quando não está chovendo, as galerias pluviais ficam secas ou com baixa vazão e, no caso de estarem contaminadas, exalam mau cheiro;
  • proliferação de pragas urbanas, como ratos, baratas, mosquitos e animais peçonhentos;
  • deterioração das tubulações de concreto utilizadas nas galerias pluviais, por não serem projetadas para transportar esgoto.

Além de todos os problemas que relatamos, fazer ligação entre galerias pluviais e rede de esgoto é proibido por lei e, se identificado, pode gerar multa para o dono do imóvel. Portanto, veja agora alguns cuidados que precisam ser tomados ao fazer obras na sua casa ou estabelecimento comercial.

Quais cuidados são necessários para evitar problemas ao fazer obras?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a rede de esgoto foi projetada para receber apenas as águas residuais, e não lixo, areia, pedras ou outros materiais sólidos. Já as galerias pluviais já preveem o recebimento de alguns materiais carregados pelas chuvas.

Por isso, a fim de evitar o entupimento da rede de esgoto, é preciso tomar alguns cuidados nas obras:

  • além da instalação de uma caixa de gordura, ela precisa ser projetada e construída de forma que permita uma limpeza periódica, uma vez que a gordura lançada diretamente na rede de esgoto pode gerar obstruções pelo acúmulo do material;
  • seja em residência, seja no estabelecimento comercial, nunca faça um projeto em que a rede de esgoto receba água das chuvas;
  • no dia a dia, certos materiais nunca devem ser lançados na pia, como óleo e restos de comida, pois, além de contaminar o meio ambiente, podem entupir a rede;
  • águas de calhas, ralos e telhados precisam ser direcionados para a rede de drenagem de água da chuva (galerias pluviais);
  • se não houver rede de água pluvial na localidade, direcione a água para a rua;
  • mantenha as calçadas e os demais ambientes limpos, pois as chuvas podem arrastar a sujeira para dentro das galerias pluviais, ocasionando obstruções, que por sua vez elevam as chances de inundações.

Qual é a diferença entre as áreas urbanas e rurais no escoamento das águas pluviais?

O que fazer se houver problemas na rede de esgoto ou na galeria de águas pluviais?

Agora você já sabe identificar a diferença entre elas e a que se destinam. Logo, entende que no caso de interligações incorretas, o esgoto cai na rede de águas pluviais e pode gerar contaminações em córregos e em outros corpos de água. Da mesma maneira, o rompimento de uma rede de esgoto em função do excesso de volume de líquido causa grandes transtornos e riscos à população. Por isso, esses problemas precisam ser resolvidos prontamente. Mas a quem recorrer?

Para problemas relacionados ao sistema de drenagem de água da chuva, procure a Secretaria de Obras da prefeitura da sua cidade. Já os problemas com a rede de esgoto devem ser resolvidos com a empresa de saneamento básico da sua cidade.

Siga sempre as indicações das companhias de saneamento para conexão à rede pública de esgoto. As concessionárias de água e esgoto podem, inclusive, realizar testes com corantes nos ralos e estruturas dos imóveis para garantir que a água de chuva não seja encaminhada à rede coletora de esgoto.

Fuja de ligações clandestinas e ajude a manter o bom funcionamento das galerias pluviais e rede de esgoto, assim como a preservação do meio ambiente. Lembre-se que a água é um bem de todos, logo, deve ser protegida e utilizada corretamente, evitando desperdícios.

Gostou do post? Já presenciou alguma situação desagradável envolvendo a ligação entre essas duas redes? Compartilhe sua história nos comentários e ajude outras pessoas a não passarem pelo mesmo problema!

Quais são as diferenças entre as áreas urbanas e rurais?

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Como é o escoamento da água em áreas urbanas?

O escoamento urbano é a conseqüência da água da chuva nessas construções artificiais. Quando chove intensamente ou por longos períodos, a água da chuva pode se acumular na superfície das estradas, telhados e demais caminhos e esse fenômeno é conhecido no setor de preparação contra inundações como: escoamento urbano.

O que acontece com o escoamento da água em áreas rurais?

No meio rural, como citado anteriormente, o aumento do escoamento superficial acontece por meio da compactação do solo ou alteração na cobertura vegetal das áreas. A ideia que se tem, dentro da engenharia, é substituir o antigo conceito de drenagem por outro mais amplo, que é manejo de águas pluviais.

Que tipos de problemas estão relacionados com o escoamento superficial da água em áreas urbanas?

Com o relevo levemente inclinado e grande quantidade de chuva, o escoamento ganha uma grande velocidade e ocasiona o arrastamento de detritos, levando as erosões. De acordo com a Defesa Civil: Os alagamentos das cidades normalmente provocam danos materiais e humanos mais intensos que os das enxurradas.