Qual o risco de engravidar no período fértil mesmo tomando anticoncepcional?

Estou com 19 anos e namoro há dois. Tenho uma dúvida e creio que muitas pessoas também devem ter.

Quem toma anticoncepcional possui período fértil? Corro o risco de engravidar em algum momento, mesmo tomando a pílula todos os dias, sem falhar? Desde já, obrigada!

 
Querida amiga, a famosa pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais seguros que existe. Sua margem de eficácia chega a 99%, porém, vai depender de você.

A pílula deve ser tomada nos dias e horários certos, senão, pode falhar. Mas, antes de mais nada, você deve consultar um ginecologista para decidir, junto com ele, qual o método mais adequado, pois o que é bom para a sua amiga pode não ser o melhor para você.

É importante lembrar que não existe a melhor pílula. Existe, sim, a mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor opção para todas as mulheres.

Ação

Os comprimidos inibem o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos, não há ovulação. Sem ovulação, não ocorre fecundação, e, sem fecundação, não há gravidez.

Tipos de pílulas mais receitadas

/// Monofásica: tem estrogênio e progesterona com a mesma dosagem e é a mais conhecida pela maioria das mulheres. A pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos 20 dias seguintes, você deverá ingerir um comprimido por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros sete, deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação.

/// Multifásica: possui combinação de hormônios com diferentes dosagens, conforme o ciclo reprodutivo. Tem cores diferentes para distinguir a dosagem e o ciclo. Se, um dia, você esquecer de tomar, ingira assim que lembrar. Se já tiver passado 12 horas, o ideal é falar com o seu médico. Em alguns casos, é necessário experimentar pílulas de laboratórios e quantidades hormonais diferentes.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual o risco de engravidar no período fértil mesmo tomando anticoncepcional?

Atenção ao esquecer a pílula! (Foto: Thinkstock)

A declaração feita recentemente pela atriz Bruna Hamú sobre ter engravidado enquanto tomava pílula anticoncepcional reacendeu o debate sobre os riscos de gravidez envolvendo o método. Segundo Heliégina Pamieris, ginacologista e mastologista do Hospital São Camilo, em São Paulo, o risco é de apenas 0,1% se a pílula for usada corretamente.

“Ela é mais eficaz que o DIU, por exemplo”, explica as especialista. “O problema é que, às vezes, a paciente toma a pílula de maneira irregular. E aí a chance de engravidar cresce bastante. O maior problema hoje está em não ingeri-la na hora exata. O anticoncepcional oral é feito para ser tomado em um mesmo horário.”

Além disso, entram para o grupo de risco mulheres que estão passando por tratamento medicamentoso ou por disfunções estomacais e intestinais. A seguir, Heliégina esclarece as principais dúvidas relacionadas ao assunto...

saiba mais

ESQUECI DE TOMAR A PÍLULA, EXISTE UM INTERVALO DE SEGURANÇA?
“Sim. Dependendo do anticoncepcional, este intervalo varia entre 6 e 12 horas. Os mais modernos e que têm menor dosagem de hormônio, normalmente indicados para melhorar a pele e por ser diurético, se garantem no período mais curto, mas é importante deixar claro que, ainda assim, não é recomendado atrasar a ingestão.”

ESQUECI O COMPRIMIDO UM DIA, POSSO TOMAR OS DOIS JUNTOS NO DIA SEGUINTE?
“Tome num período de até seis horas de atraso para garantir a proteção. Caso você só note o esquecimento na hora de tomar um novo comprimido, ingira os dois juntos. Mas lembre-se que passadas 12 horas, a eficácia para a gravidez com certeza ficará comprometida. Esqueceu de tomar por mais de três dias seguintes? Pule os atrasados e continue a cartela apenas para evitar a irregularidade menstrual. Camisinha aqui é essencial.”

O QUE MAIS PODE INTERFERIR NA EFICÁCIA DA PÍLULA?
“A intervenção medicamentosa em casos de antibiótico, remédio para emagrecer, antidepressivo e ansiolítico diminui o efeito do anticoncepcional. Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela. A diminuição da eficácia se dá também em casos de vômito ou diarreia nas primeiras quatro horas após a ingestão da pílula do dia.”

ÁLCOOL BLOQUEIA A ATUAÇÃO DO ANTICONCEPCIONAL?
“Só se houver um episódio de vômito após o consumo excessivo de bebida álcool.”

É ACONSELHADO TOMAR COM ÁGUA OU A SECO?
“Não faz diferença, desde que seja a pílula seja deglutida completamente. Se o comprimido ficar entalado no esôfago, a absorção será afetada. Portanto, o mais aconselhado é ingerir com água para ter a certeza de que ele chegará até o estômago.”

DE DIA OU DE NOITE?
“Não faz nenhuma diferença, é uma questão de adaptação. Porém, uma vez que começou de dia, aquela cartela inteira tem que ser ingerida neste período. Se quiser trocar o horário, faça só a partir da próxima cartela. Durante os 21 dias não pode haver oscilação de horário.”

SUSPENDI OU TROQUEI DE PÍLULA, QUAIS CUIDADOS TOMAR?
“Se houver interrupção por um mês, reinicie o uso no primeiro dia da menstruação. Porém, no mês de retorno, é necessário usar camisinha durante os 21 dias de duração da cartela. O mesmo vale para a troca do anticoncepcional. No primeiro mês, ele será ineficaz na prevenção da gravidez e só ajudará a regular a menstruação.”

É ACONSELHADO DAR UMA PAUSA NA PÍLULA DE TEMPOS EM TEMPOS?
“Não, a não ser que a paciente esteja sangrando durante o consumo. Isso pode ser um sinal de atrofia do endométrio. Neste caso, a suspensão pode contribuir para que a parede do útero volte a crescer novamente.”

QUANDO TROCAR DE ANTICONCEPCIONAL?
“Quando não houve adaptação ou quando houverem sangramentos persistentes mesmo durante o uso correto.”

QUANDO TEM ESCAPE, ESTOU DESPROTEGIDA?
“Não. Escape é só um incômodo que acontece quando há atrofia do endométrio ou intervenção medicamentosa - só neste segundo caso a eficácia pode ser prejudicada. É considerado normal ter escape durante dois meses seguidos, mais do que isso é aconselhado trocar o anticoncepcional.”

Quais as chances de engravidar no período fértil tomando anticoncepcional?

Como explicado ao longo do texto, existe sim a chance de engravidar tomando anticoncepcional. Contudo, ela é de apenas 1%, especialmente nas situações em que o remédio é utilizado de forma adequada. Por isso, se o seu objetivo é iniciar uma gestação, o mais indicado é interromper o uso das pílulas.

Como saber se estou no período fértil mesmo tomando anticoncepcional?

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

É possível ter período fértil tomando anticoncepcional?

Dá pra sentir sintomas da ovulação tomando anticoncepcional? Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.