Como se pode definir a atividade industrial

Você conhece os tipos de indústrias e quais são as atividades e produção de cada uma delas? A atividade industrial se dedica a produzir bens de natureza diversa, de forma que suas vertentes podem ser divididas conforme a finalidade do que produz ou o tipo de atividade ou setor no qual se enquadra.

Essas classificações são importantes na medida em que a atividade industrial pode ser melhor analisada em aspectos socioeconômicos e espaciais. A comparação entre indústrias se torna muito mais juta a partir do momento em que elas pertencem à mesma classificação, não é mesmo?

Seria desproporcional e improdutivo, por exemplo, comparar-se a produção e forma de atuação de uma indústria dedicada à produção de maquinários agrícolas e outra de produção alimentícia.

As estratégias que são aplicáveis a cada uma dependem da análise quanto aonde essa indústria se encontra no quadro classificatório dessas organizações. Abaixo, então, aprenda quais são os tipos industriais que operam no Brasil e no mundo.

Tipos de indústria conforme a finalidade

Como se pode definir a atividade industrial

Essa primeira classificação busca agrupar instituições fabris de acordo com as finalidades para as quais operam. Ela é uma das mais comuns formas de classificar as indústrias na medida em que auxiliam em análises locais econômicas e sociais.

1.      Indústria de bens de produção

São consideradas como entidades industriais de bens de produção aquelas organizações que se dedicam à produção de matéria-prima que posteriormente será utilizada por outra indústria que, então, transformará esse elemento no produto final.

Esse tipo de indústria se dedica a transformar um elemento retirado da natureza em um outro material que será utilizado para a produção de alguma manufatura final.

Considere, por exemplo, que o alumínio é extraído da bauxita, que é encontrada na natureza. Esse procedimento de retirada, então, é a atividade da indústria de bens de produção. Após, esse alumínio será utilizado por outra indústria para a construção de um bem final.

2.      Indústria de bens de capital

A indústria de bens de capital de certa forma é responsável por criar materiais que auxiliem outras indústrias a cumprir seus papeis.  Isso se deve, pois, ao fato de que é responsável pela produção de maquinários e outros equipamentos que serão aplicados por fábricas.

Aqui se enquadram as indústrias que produzem maquinários agrícolas, como esteiras, plantadeiras, colheitadeiras e outros, bem como as que produzem ferramentas industriais.

3.      Indústria de bens de consumo

O terceiro e último dos tipos de indústrias conforme essa classificação é a de bens de consumo. Nesse caso, elas transformam a matéria-prima em um produto final que é oferecido em mercados diversos.

Esse tipo industrial é conhecido como Indústria Leve, uma vez que não produz maquinários e bens tão complexos e específicos.

Aqui estão incluídas tanto as produções duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos, quanto os não duráveis, como medicamentos, alimentação e bebidas.

Tipos de indústrias conforme o tipo de atividade

Outra classificação pertinente se utiliza do tipo de atividade para realizar a divisão entre as indústrias. Nesse caso, elas podem ser consideradas extrativas ou de transformação. Esses dois tipos correspondem aos menos específicos, uma vez que dentro de cada uma das modalidades são abarcados tipos diferenciados de indústrias.

1.      Indústria extrativa

Conforme o nome já indica, essa indústria se dedica à extração de recursos naturais. Geralmente eles são não renováveis, a exemplo de petróleo e outros minerais, bem como vegetais e borracha da seringueira.

Esse tipo de operação se volta à captação de matérias-primas que futuramente serão transformadas e manufaturadas.

2.      Indústria de transformação

Essa outra modalidade inclui aquelas indústrias que já possui em mãos a matéria-prima e atua de forma a transformá-la em um produto. Nesse caso estão incluídas todas as demais atividades de indústria, como aquelas referentes à alimentação, maquinários, produção têxtil e várias outras.

Tipos de indústrias com base no setor de atuação

Finalmente, o terceiro e último tipo de divisão aplicado às indústrias se refere à análise do setor em que atuam, de forma que há maior especificidade

Essa classificação, então, é aquela que permite aproximar de melhor forma indústrias com as mesmas características, permitindo melhor comparação e utilização de dados.

1.      Energética

O primeiro tipo, nesse caso, refere-se às indústrias que se dedicam à produção de energia ou de combustíveis. Estão aqui as petrolíferas, as usinas hidrelétricas e as empresas que desenvolvem outros tipos de energia alternativa e sustentável.

2.      Alimentícia

Aqui estão inclusas todas as indústrias que produzem alimentos e bebidas e promovem o seu faturamento. Esse setor corresponde a um dos maiores no ramo da industrialização e abrange desde os alimentos menos quanto os mais processados.

3.      Construção Civil

Condiz ao levantamento de casas, edifícios e outras construções, assim como de restaurações operadas sobre outras edificações.

4.      Bélica

O quarto dos tipos de indústrias conforme a atividade de produção é a indústria bélica. Ela inclui toda a produção de armamentos e veículos de uso militar, assim como de outras ferramentas que possam se estabelecer como armas.

5.      Informacional

Finalmente, o último dos tipos industriais com base nessa classificação diz respeito à indústria informacional. Muitas vezes ela é chamada de “fábrica sem chaminés”, uma vez que sua produção se dá na parte de softwares e outros programas, não correspondendo a um produto final físico e manipulável.

Por que é importante conhecer os tipos de indústria?

Como se pode definir a atividade industrial

Saber como classificar um tipo de organização fabril de diferentes formas, com base no que produz e em quem é o destinatário final, auxilia na hora de desenvolver atividades em favor de uma empresa.

Quando uma empresa é contratada por outra para a prestação de serviços, deve saber em qual ambiente está adentrando e como seus serviços podem ser úteis ali. Conhecer os processos de produção, suas falhas e suas vantagens é um ótimo ponto inicial.

Um colaborador contratado para prestar serviços em uma indústria se vale de conhecimentos quanto ao tipo dela e o setor em que opera. Isso é importante mesmo quando o operador for prestar atividades exclusivamente na parte administrativa empresarial.

Várias soluções são destinadas às empresas conforme o tipo de atividades que elas realizam e a quem são destinados os seus produtos.

O controle de jornada é um deles. Em épocas de pandemia, por exemplo, é importante saber analisar como lidar com a situação no interior de uma empresa e quais são compatíveis ao home Office, por exemplo. O melhor tipo de registro de jornada é outro fator que se refere ao controle de ponto e pode variar com base nas atividades que são prestadas pela indústria.

Outro ponto que se destaca é que as soluções tecnológicas e o tipo de atendimento que é prestado a essas empresas, mais ou menos complexo, dependem da compreensão de onde ela se enquadra no cenário geral de indústrias e a quem ela se destina.

Considere, por exemplo, uma empresa que promove vendas para outra organização que produz maquinários. Para que essas vendas sejam efetivas, deve-se saber quais são as necessidades da empresa, como estruturar o funil de vendas e quem são os potenciais clientes para esses produtos.

Nesse caso o comprador final será correspondente a uma indústria e organização produtiva. Saber como ela pode utilizar os produtos cuja venda você ou sua empresa está promovendo é essencial e pode ser a chave para a conclusão de uma venda.

Considere as classificações acima no momento de fechar negócios com um cliente que corresponda a uma indústria. Isso auxilia a compreender quais são as soluções que podem ser destinadas ao cliente.

Como podemos definir uma atividade industrial?

A atividade industrial consiste no processo de transformação da matéria-prima, proveniente da natureza, em qualquer bem de consumo, durável ou não durável. Os tipos de indústrias são classificações que levam em conta o tipo de produção industrial, ou seja, o que aquela indústria produz.

Como texto em estudo define a atividade industrial?

A atividade industrial é o processo de produção que transforma matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano, utilizando máquinas.

Como se caracteriza o setor industrial?

Indústria são empresas ou organizações que têm o objetivo de transformar matérias-primas em serviços e bens comercializáveis. A indústria surgiu com a revolução industrial na Inglaterra passando dos métodos de produção manuais para máquinas.

O que é atividade industrial Qual é a importância?

Sendo responsáveis por produzir objetos diversos, alimentos, calçados, roupas, carros, entre outros. A atividade industrial é considerada essencial para a economia de qualquer país. Afinal, além de gerar empregos, promove transações que impactam diretamente no PIB.