Como ocorre a distribuição da população brasileira pelo território?

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 01 de Junho de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos descobrir como a população do Brasil está distribuída pelos aproximadamente 8 milhões de km² do território brasileiro.

Como ocorre a distribuição da população brasileira pelo território?
Temática – Geografia – Conexões e escalas: Distribuição da população brasileira. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Brazil_and_Colombia_match_at_the_FIFA_World_Cup_2014-07-04_%2839%29.jpg>. Acesso em: 03 de Maio de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática –  Geografia – Conexões e escalas: Distribuição da população brasileira.

AGRUPAMENTO G | 7º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Distribuição da população brasileira pelo território

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população estimada do Brasil em 2020 é de aproximadamente 211 milhões de pessoas, o que nos permite dizer que o nosso país é populoso. Com densidade demográfica de 24,8 habitantes por km² entendemos que a população brasileira está mal distribuída pelo território e o Brasil é um país pouco povoado. 

Se você achou o parágrafo anterior confuso, fique calmo! 

Para facilitar a compreensão é preciso conhecer alguns conceitos demográficos importantes e que nos permite analisar a distribuição demográfica do Brasil. Veja:

> > População absoluta: O número total de habitantes, ou seja,  a soma de toda população de um país, estado ou cidade. Quando o resultado é elevado, podemos dizer que esse local é populoso. 

> > População relativa ou densidade demográfica: É a relação entre o número de habitantes e a  área total do território, tendo como resultado o número de habitantes por km². Para calcular a densidade demográfica é preciso dividir o número total de habitantes pela área. Acompanhe o exemplo com os dados do Brasil:

População absoluta (211.755.692) ÷ Área total (8.510.295) =  Densidade demográfica (24,8 hab/km²)

Como observamos o fato de um país ser populoso não significa que necessariamente será povoado, o Brasil é um bom exemplo. Ainda que sua população absoluta seja significativa é possível observar diversos vazios demográficos, áreas pouco povoadas, dentro do seu território . Observe a Figura I:

Como ocorre a distribuição da população brasileira pelo território?

Figura I: Densidade Demográfica do Brasil. Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://cdn.britannica.com/09/70009-073-305F0C0D.jpg>. Acesso em: 02 de Maio de 2021.

A Figura I apresenta o mapa de Densidade Demográfica do Brasil, como podemos observar as regiões litorâneas e as capitais são as áreas que apresentam maiores índices de população relativa. Conforme avançamos ao interior do Brasil, notamos áreas de vazios demográficos onde a concentração populacional pode chegar a apenas 1 hab/km², segundo o IBGE (2010) a cidade de São Paulo apresenta 7.398,26 hab/km² um número bem maior do que os 12,57 hab/km² de Porto Velho capital do estado de Rondônia. 

A distribuição da população brasileira pelo seu vasto território é desigual e pode ser explicada por fatores históricos, naturais e econômicos. Os fatores citados podem ser considerados permissivos quando criam áreas de atração da população e restritivos quando geram áreas de repulsão da população. Clima ameno, áreas sem ocorrência de terremotos e relevo plano podem ser considerados fatores naturais permissivos. Já os fatores de ordem econômica estão ligados a oferta de emprego e serviços, o contrário do exposto são fatores repulsivos.  

População brasileira por região 

A regionalização oficial do Brasil proposta pelo IBGE, divide o nosso país em cinco regiões: Centro- Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Como bem sabemos o nosso país apresenta grande extensão territorial e quantitativo populacional significativo, mesmo assim identificamos que a distribuição populacional brasileira (Figura I) não é proporcional a cada uma das regiões do Brasil. Veja:

Como ocorre a distribuição da população brasileira pelo território?
Tabela I: População brasileira por região. Fonte:  IBGE. População estimada. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021. (Adaptado)

Como podemos observar na tabela I, com dados do IBGE (2020), a região sudeste do Brasil apresenta o maior quantitativo populacional com 89 milhões de habitantes (94,9 hab/km²), seguida em sequência pelo nordeste 57 mi (36,5 hab/km²), sul 30 mi (51,6 hab/km²), norte 18  mi (4,7 hab/km²) e centro- oeste 16 mi (10 hab/km²). 

Sudeste: Apresenta a maior concentração populacional do Brasil, mesmo apresentando a segunda menor extensão territorial, podendo ser explicada por fatores econômicos, inicialmente destacava- se pela extração de minérios e na cafeicultura, em seguida, foi a primeira região brasileira a se industrializar, por volta de 1940, esses fatores fez com que o sudeste fosse atrativo para diversos migrantes brasileiros, que vinha principalmente da região nordeste, como também para imigrantes (Italianos, japoneses, espanhóis, entre outros). Atualmente representa cerca de 42% da população total do Brasil e abriga as maiores cidades brasileiras em quantitativo populacional como São Paulo (12 milhões) e Rio de Janeiro (6 milhões).

Nordeste: Detentora do segundo maior contingente populacional do Brasil e a terceira maior área, a região nordeste apresenta grande concentração da sua população na região litorânea (Figura I), além de ser o local onde se instalou as primeiras cidades é importante ressaltar que a faixa litorânea corresponde a Zona da Mata e apresenta bons índices econômicos e condições adequadas para atividade agrícola. A região nordeste cedeu muitos migrantes (principalmente para o sudeste) ao longo da sua história, mas atualmente tem vivenciado a migração de retorno e maior ocupação do sertão devido a intensificação das atividades econômicas no interior do nordeste, o que ocorre pela instalação de novas indústrias e pelo avanço da fronteira agrícola.   

Sul: Detém a terceira maior população absoluta, a menor extensão territorial e a segunda maior população relativa do país. Em decorrência do solo fértil e do terreno plano essa região destacou- se na produção agropecuária e por apresentar temperaturas mais baixas atraiu diversos imigrantes principalmente os italianos, alemães, poloneses e ucranianos. É a região brasileira que mais preserva os costumes dos imigrantes europeus que ocuparam o país. 

Norte: É a maior região brasileira em extensão territorial e apresenta menor densidade demográfica,   os baixos índices demográficos da região norte  podem ser entendidos pela densa floresta que se torna fator repulsivo para a ocupação, além da ausência de investimentos que tornem essa região economicamente atrativa. No período dos governos militares houveram diversos projetos para ocupação dessa região, já que os governantes acreditavam na necessidade de ocupar para evitar evasões. Atualmente abriga a maior população indígena do Brasil, dos 900 mil indígenas, contabilizados pelo censo demográfico do IBGE (2010), 350 mil, que correspondem a 38% do total, moram na região norte.

Centro- Oeste: Apresenta a segunda maior extensão territorial e a menor população absoluta. A ocupação dessa região tem início no período aurífero, no entanto, o crescimento populacional só é intensificado por volta de 1950 a 1980 com expansão da fronteira agrícola para o centro – oeste, a construção de Brasília e a urbanização dessa região. Esses fatores aumentam o dinamismo econômico e a articulação com as demais regiões brasileiras, pela construção de rodovias para atender a nova capital federal e a escoação da produção agropecuária.

Atividade

Observe a Tabela I, responda as questões abaixo e registre as respostas no seu caderno.

Questão 1 – Qual região brasileira apresenta a maior e a menor densidade demográfica? 

Questão 2 – Por que ocorre diferença entre a densidade demográfica das regiões citadas na resposta anterior? 

Como ocorre a distribuição da população brasileira por seu território?

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...

Como e feita a distribuição da população?

Desse modo, conforme as estimativas populacionais mais recentes, a população mundial se encontra distribuída nos continentes, de maneira que cerca de: 60% da população mundial vive na Ásia (4,7 bilhões); 17%, na África (1,3 bilhões); 10%, na Europa (750 milhões);

Quais são os fatores que influenciam a distribuição da população pelo território brasileiro?

Outro fator que influenciou essa arranjo desigual da população são fatores socioeconômicos, que irão induzir uma migração interna no país em busca de melhor qualidade de vida, influenciando uma maior quantidade de pessoas em determinadas áreas do país. Mapa da densidade demográfica do Brasil, em 2010. Fonte: IBGE.

Como ocorre a distribuição de pessoas na superfície terrestre?

Em termos de distribuição, pode-se afirmar que a densidade demográfica mundial (número de habitantes por quilômetro quadrado) é concentrada e desigual. Isso ocorre, pois a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático (60% da população mundial encontra-se na Ásia).