Como saber se minha cirurgia tá inflamada por dentro?

Índice:

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O que pode inflamar a cesárea?

Os fatores que podem levar a uma inflamação na cicatriz são "encravamento" de pêlos na cicatriz em formação (principalmente os pubianos no caso de cesáreas), reação inflamatória ao fio de sutura e esforços físicos precoces.

Como saber se a cicatriz está inflamada?

Inchaço local; Flutuação no local da cicatriz; Dor na região da cicatriz; Pele avermelhada e aumento da temperatura ao redor da cicatriz.

Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por fora?

A incisão da cesárea, que tem cerca de dez centímetros, tende a cicatrizar depois de duas semanas, em média. Nesse período, é melhor pegar leve com atividades corriqueiras, como subir escadas ou levantar-se sem apoio.

Como saber se os pontos do parto normal está inflamado?

É muito importante a mulher estar atenta aos sinais de infecção da episiotomia, como vermelhidão, inchaço, liberação de pus ou de líquido pela ferida e, nestes casos, consultar o obstetra que fez o parto ou ir imediatamente ao pronto-socorro.

Como lavar os pontos de uma cirurgia?

Que cuidados devem ser tomados? Não lave a área por 24 horas após as suturas. Após este período, começe a lavar o ferimento cuidadosamente com água quente e sabão líquido uma ou duas vezes ao dia. Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos.

Qual sabonete usar para lavar os pontos?

Olá, uma excelente opção é usar um sabonete neutro infantil. Outra opção é o Proctoderm que foi criado com o pH específico para essa região, mas tem um custo mais alto.

Muitos pacientes procuram seus cirurgiões plásticos depois de um ano de cirurgia para mostrar que, na linha da cicatriz (de qualquer cirurgia), surgiu uma inflamação. 

Apesar da preocupação com os pontos inflamados (também conhecidos como pontos expulsos), esse é um problema simples de resolver e que não costuma causar grandes complicações. 

 O que são e por que aparecem pontos expulsos no organismo

Em geral, esses pontos aparecem quando nós, cirurgiões, utilizamos fios inabsorvíveis (que o corpo não absorve). Em geral, em alguns locais do corpo, nos quais existe maior tensão entre os tecidos, é utilizado um fio de mononylon. 

Quando o ponto é dado, a linha é cortada e, por vezes, a ponta do fio fica rígida (devido a sua curta extensão). Durante a cirurgia, temos o cuidado de virar essa ponta para baixo, para não incomodar a paciente e evitar os pontos expulsos. Porém, algumas vezes acontece de a ponta virar sozinha, dentro do organismo da paciente. 

Essa ponta rígida é identificada pelo organismo como um corpo estranho e começa aí um processo de expulsão do organismo estranho. Uma dinâmica parecida acontece com a contratura capsular de implantes de silicone: 

  • Quando o organismo recebe o implante de silicone, ele o considera como um corpo estranho, não natural da anatomia. 

Isso o leva, como em mecanismo de defesa, a criar uma membrana que isola o silicone do resto do corpo, uma cápsula fibrosa que funciona como uma cicatriz interna. 

O que fazer para cuidar e retirar os pontos expulsos

Em primeiro lugar, mantenha a calma: pontos expulsos são comuns. Para cuidar deles, são necessários apenas dois procedimentos:

  • Manter o local bem higienizado: lavar com água, sabão e, se desejar, utilizar Mertiolate para a realização da assepsia do local. 
  • Procurar o cirurgião plástico que realizou a cirurgia

O grande problema com pontos expulsos acontece quando o paciente tenta tirar essa bolinha com uma pinça ou algum outro instrumento não esterilizado. Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. 

Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos. 

 Como cuidar da cicatrização de pontos cirúrgicos

Após a retirada dos pontos expulsos, você poderá voltar com os cuidados diários com a sua cicatriz. Vamos retomar quais são os cuidados? 

  • Fatores que auxiliam a cicatrização de pontos cirúrgicos: repouso no pós-cirurgia, para que não haja tensão na região operada; baixa exposição ao sol (nos primeiros dias) e hidratação. 

Além disso, o calor produz uma série de complicações como o edema, ou seja, um inchaço causado por excesso de líquido retido, que prejudica a cicatrização. 

  • Fatores que prejudicam a cicatrização de pontos cirúrgicos: tabaco, anemia e diabetes prejudicam a oxigenação dos tecidos. Portanto, consulte o seu médico para controlá-los. 

Além desses cuidados básicos, você pode optar por tratamentos como a fita de silicone, a ozonioterapia, a betaterapia e até mesmo a utilização de cremes manipulados com ação anti-inflamatória. Consulte o seu cirurgião plástico para verificar a necessidade de cada um desses procedimentos. 

Você já teve pontos expulsos? 

Para mais informações sobre pós-operatório, cirurgias plásticas e respostas a dúvidas, siga-nos nas redes sociais (clique aqui). 

Quais os sintomas de uma cirurgia inflamada por dentro?

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:.
Vermelhidão;.
Inchaço;.
Dor ao tocar;.
Sensação de calor..

O que fazer quando a cirurgia tá inflamada por dentro?

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Como saber se a cirurgia está cicatrizando por dentro?

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Qual é o tempo de cicatrização interna de uma cirurgia?

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.